quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Tempus de Primo-Vere



 Creio que todo mundo reparou na quantidade de referências feitas por aqui, na blogosfera, sobre a Primavera. È sem sombra de dúvida , uma ocasião que desde os primórdios se festeja a chegada, as mudanças que trará na terra pós-inverno, o ressurgimento da vida em toda sua magnitude.O mito grego de Pérsefone embeleza a estação grávida de esperanças, que convida com data marcada ao acompanhamento de sua gestação. Parece que nós estamos assistindo a uma contagem regressiva em números gigantes desenhados no ar e, a cada anoitecer,vamos deitar com uma certeza: a de que a Primavera não tarda.
Em tempos tão incertos, tão cheios de desgraças, desamores, essa simples e pequena certeza nos dá um alento, nos leva de volta á infância, onde tínhamos a segurança estampada nos olhos de nossos pais e críamos que a vida seria sempre assim, apesar de tudo o mais.
Antigamente, o ano era dividido em duas estações básicas,Ver Veris_, o bom tempo, a estação das flores e das frutas, e Hiens Hibernus Tempus_, o mau tempo, a estação das chuvas e do tempo frio.
O Ver, foi rearrumado em três períodos:
1_ o princípio do bom tempo, chamado Primo Vere,( que deu origem ao nome que hoje usamos para designar esse tempo_Prima Vera) que seriam os dois primeiros terços dessa estação;
2_ a segunda parte do Ver_ o Veranum tempus, que seria a origem do nosso vocábulo Verão, final da Primavera e início do tempo mais quente;
3_ o final do tempo do Ver_o Aestivum, raiz do vocábulo estio, em português, e que correspondia ao final do verão em tempos mais atuais.
Por isso que eu sou tão apegada ás origens, seja dos termos, das coisas ou da natureza, porque quase sempre me deparo com sutilezas encantadoras, mitos emblemáticos, histórias que perduram através das gerações.
Apesar da triste Primavera Japonesa deste ano, outras infinitas primaveras vieram e virão para adornar os dias, como a Primavera de Praga_ uma elogiosa tentativa de democratização, que se findou ante os fuzis russos; como a sublime Primavera de Vivaldi, e a de Botticelli, a recente Primavera Àrabe que ecoou nos quatro cantos do mundo a exemplo da Primavera dos Povos, em fins do século XIX.
Portanto há Primaveras em quantidade para todos os gostos. Escolha a sua e vá ser feliz, ao menos nesse período que se quer Primo e completamente Vere


Primavera_ Botticelli 
-------------------------------------------------- 


Gente querida,
darei uma esticadinha  neste finalzinho de semana,mas retorno no domingo.
Até lá e boa Primavera p/ vcs!
Bjos
Calu

20 comentários:

  1. A primavera exerce encantos sobre nós.

    É linda, colorida e perfumada!

    Boa esticadinha pra ti,beijos, até a volta,chica

    ResponderExcluir
  2. Querida Calu!
    Realmente todos se empolgam com a chegada desta estação, a das flores. Eu gosto muito também, mas prefiro mesmo o outono, porque ele esfria a quente estação de verão que tenho tanto medo e sofro demais.
    Gostei muito de seu texto que explica como boa professora que é, e ao mesmo tempo de uma forma poética lindamente descrita.
    Que venha a nossa primavera tropical!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  3. Belíssimo texto, Calú!Fizeste-me gostar um pouco mais da primavera, embora a minha estação de eleição seja mesmo o outono, com toda a sua calma e reflexão.
    Boa viagem!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga Calu ,que lindo texto,,,
    Gosto muito da primavera,tudo é mais colorido,mas respeito e agradeço todas as estações que a natureza nos oferece e principalmente a quem a fez.
    Maravilhosa esticadinha de final de semana,
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Calu, vc tem razão, em quase todos blog que passo só tem primavera. A primavera é uma estação linda e perfumada, vale a pena postar algo sobre ela. ótimo seu texto.Desejo uma ótima quinta-feira com final de semana maravilhoso. Bjs!
    Smareis

    ResponderExcluir
  6. Que texto! Além do sonho e da esperança que o sentido da primavera nos traz, você o aprofundou com origens e raizes. Mencionou, com propriedade a "primavera" de acontecimentos destacados pelo mundo, assim como a tristeza que a alguns povos trouxe.
    Pode ser sempre primavera, se deixarmos tudo florido em nossos corações, em nossas relações, em nossas vidas.
    Aproveite bem seu fim de semana!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Sempre encontro por aqui, frases para adoptar:
    Primavera «a estação grávida de esperanças».

    Também sou apegada às origens.
    Gosto muito quando vc nos ensina as origens das palavras, dos termos.
    Vou mais sábia daqui :)
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  8. Calu
    Que a primavera nos sorria, nos embeleze, nos alimente, nos mostre a transformação do nada em flor.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Boa Viagem, amiga! Que a Prima Vera e seus encantos tragam muita felicidade e muitas flores nestes tempos de renascimento. Felicidades a todos os seus! Beijo enorme!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia,Calu!!

    E como é bom sentir a chegada da primavera!!!!Sentir renascer!!!
    Belíssimo texto!!!Boa esticadinha!!!rsr
    Aproveite bem!
    **Este conto aconteceu...rsrsr
    Beijos!!Até a volta!!

    ResponderExcluir
  11. Calu,que texto magnífico sobre as origens da primavera,realmente uma estação encantadora e apaixonante!Adorei te visitar!Boa esticada!Bjs,

    ResponderExcluir
  12. Calu, querida,

    Lindíssimo texto! Uma aula com poesia e arte. Não sabia da origem de primavera. A primavera areja e colore, mas tenho paixão pelo outono!
    Excelente descanso, Calu!

    Girassóis nos seus dias!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. A primavera é empolgante, nos traz perfumes, cores e esperanças sempre.
    Boa esticadinha pra ti, beijos

    ResponderExcluir
  14. Calu grata eu pelas sua visita no meu blog minah querida...adoro quando vai lá...
    sabe a minah primavera de antes,da minah infancia era mais primavera..como disse na segunrança da minha familia onde os problemas para mim eram dos meus pais e não meus...e Olho adulta vejo a primevera como uma esperança de dias melhores em meio a muitos caus do mundo de hoje...da falta de paz....e procuro polpar meus filhos adolencentes do mundo.,ams nem sempre consigo..é a vida..
    mas viva a primavera........por aqui esta tudo lindo..flores.,folhas enfeitando ruas..praças..
    muitos beijos caluzinha..
    titi

    ResponderExcluir
  15. Calu, foi sensacional essa postagem!
    Muitas referências temos na blogsfera acerca da chegada da primavera; mas, de longe, elejo a sua como "mais inspiradora!" -rs


    Adorei; abração,

    Rodrigo Davel

    ResponderExcluir
  16. Bela aula Calu para explicar esta mutação,inspirou em ler mais sobre este fascinio pela Prima dona de tantas inspirações com todas suas cores e cheiros.
    Uma bela semana a voce com estes elementos da Primavera.
    Meu abraço terno com toda admiração.
    Bju.

    ResponderExcluir
  17. Muito bom este seu texto sobre a primavera!
    Adorei como sempre!

    Uma boa semana e um beijo grande.

    ResponderExcluir
  18. Calu passando aqui novamente para te deixar beijos de boa noite e boa semana..
    titi

    ResponderExcluir
  19. Oi Calu, vim agradecer o seu carinho, pensei em linkar teu blog lá nos "Versos Meus", mas como já tem muitos lá vou deixar no VSE mesmo, acabo distribuindo os amigos nos 3 blogs, assim não pesa e vejo as atualizações de todos
    Aqui a estação primaveril chegou mas o frio permanece,ainda não esquentou, onde moro tem dias que faz as 4 estações do ano num dia só, essa é Curitiba.
    Desejo á ti uma semana cheia de paz e harmonia, beijos

    ResponderExcluir
  20. Amigos e Amigas,
    adoro recebê-los(as) aqui.Que bom que a Primavera sensibilizou a todos vcs.
    Bjos.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!