segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Mulheres Paralelas e Valiosas


Começo a semana imersa no feminino.Mais aguda na essência, mais tocada no instinto.Dias de rosas cálidas, de organzas e perfumes, de mergulhos em meu eu.
Dias de roda de amigas, de enfeites e bijus, de leituras romanescas, de músicas preferidas.
Dias de infinito viver a magia de Ser Mulher!
-------------------------------------------------------------- 
O Segredo das Mulheres
Stephen Kanitz 

Mulheres raciocinam em paralelo, avaliam dezenas de variáveis simultaneamente, suas conclusões são do tipo “melhor-pior” ou uma simples sensação visceral de certeza da conclusão. Por isto, dizem que as mulheres são “intuitivas”. Elas processam informação mais rapidamente, são mais abrangentes, mais holísticas. Ou seja, mulheres são paralelas, homens são seriais.


Recentemente, um estudo descobriu que as mulheres possuem 13% mais sinapses do que homens, o que compensa a diferença e muda a forma de pensar. Homens têm mais neurônios, mulheres têm mais sinapses.

Talvez seja por isto, que as mulheres conseguem cuidar de 20 coisas ao mesmo tempo. São excelentes enfermeiras, mães de 5 filhos, administradoras de equipes, administradoras de escolas, hospitais e associações, onde ninguém fica quieto um minuto. Homens adoram gerenciar planos, números e orçamentos que precisam ser obedecidos. Por serem seriais e lógicos tendem a ser arrogantes e donos da verdade, mesmo estando errados. Mulheres, por serem paralelas, sempre sofrem a incerteza da dúvida, mesmo estando certas. São inseguras sem razão. Suas conclusões são corretas, mas não seguem a lógica masculina serial. 

Homens tendem a ver tudo preto ou branco, esquerda ou direita. Mulheres tendem a ver o cinza, são muito menos dogmáticas e mais conciliatórias.

Homens arriscam um tudo ou nada com enorme facilidade, mulheres tendem a procurar a opção mais segura. Numa briga de casal, homens discutem causa e efeito. Mulheres discutem sentimentos e emoções, ambos de acordo como seus cérebros processam informações.


Um dos problemas desta teoria é que não sabemos exatamente como funciona o cérebro paralelo. A maioria dos estudos neurológicos tem sido feita em cérebros de soldados mortos em combate, não em cérebros de mulheres.

Na realidade, ambos os sexos são seriais e paralelos e o que estamos sugerindo, para uma reflexão mais aprimorada por cientistas, é que talvez os homens tendem a ser mais seriais, as mulheres tendem a ser mais paralelas. Estas características, às vezes, são descritas erroneamente como cérebro direito e cérebro esquerdo. O lado do cérebro não tem nada a ver com estas diferenças. 


A verdadeira explicação não é o lado, mas sim se está sendo processado pela parte do cérebro que é paralela, ou a parte que é serial. 

Se esta teoria for correta, e está longe de ser aceita, explicaria porque é tão difícil a comunicação entre os sexos. Homens ficam num canto falando de dinheiro, mulheres do outro falando de emoções. Para diminuir esta distância, mulheres teriam de tentar explicar suas conclusões de forma mais serial. Homens deveriam escutar mais os sentimentos (paralelos) das mulheres e falar com analogias e cenários e não com deduções lógicas.[...] 

Portanto, não são as mulheres que possuem 4 bilhões de neurônios a menos, são os homens que precisam de 4 bilhões de neurônios a mais, para processarem as mesmas informações.
-------------------------------------------------------- 
E para aumentar esse fantástico Universo Feminino, eis que chegará minha netinha,Valentina, sendo mais um presente que a vida nos dá!
Bem-vinda valiosa Valentina!

Linda semana p/ vcs!
---------------------------------------------- 

Valentina já ganhou seu 1º presente. Veio duma doce amiga, a Emília, madrinha do Fractais.

Obrigada miga, pelo enorme carinho em palavras e imagens!
Vc é pura doçura!

11 comentários:

  1. Que linda imagem...Parabéns pela netinha que está por chegar!!!E um nome muito forte! Somos a certeza de ser mulheres que podemos fazer muitas coisas ao mesmo tempo, que temos emoção, razão e coração.
    Li o livro "os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor", é bem interessante essa "pequena diferença" do prático as emoções.
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Calu belo texto....tudo de bom falar das mulheres..desse nosso universo maravilhoso...adorei..
    A netinha vai chegar a Valentina!! que delicia..!! parabéns Calu..............sabe a minha mãe só tem uma neta a CLARA.linda...esta com seis meses..
    Ela nasceu e foi só alegria..primeira neta,primeira sobrinha...........já viu ne? rs
    muitos beijos
    titi

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso esse texto e um viva às mulheres... E quando chegará a Valentina? Coisa boa! Quantos já tens?

    beijos,chica e linda semana!

    ResponderExcluir
  4. Querida Calu, que belo texto, que bela notícia. Vivas à Valentina!! Uma ótima semana, beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Calu querida!
    E vem aí mais uma mulher para enfeitar e dar graça a este mundo! Que venha sadia, cheia de luz e com o amor de todos dessa família para acolhê-la em sua jornada sobre a terra. Parabéns, querida!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  6. Calu,
    antes de mais quero parabenizá-la por ser avó!
    Muitas felicidades e saúde é o que vos desejo.

    Agora o texto das mulheres paralelas...
    Sou uma estudiosa do cérebro humano, sabe. Amo entender as diferenças e elas existem mesmo, porém, acredito que já não estejam tão separadas por sexos desde que a mulher enveredou pelo mundo do trabalho. Aí deu-se a mistura total. Por vezes a inversão!

    Também há homens muitos intuitivos e mulheres demasiadamente frias e racionais, rssss.
    Há quem diga que tem a ver com estimular mais o hemisferio esquerdo do que o direito ou vice-versa. No equilibrio é que está a virtude.

    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  7. Querida amiga especial,
    eu não quis dizer que seu texto está ultrapassado (não me interprete mal). Ainda tem uma grande maioria dividida por sexos.

    Seu texto é uma pérola de reflexão.
    Agora, de acordo com o que eu defendi, se tiver um tempinho, passe aqui no blog do Gilberto:
    O pai - Arquetipos e Mitos

    Acho que reforça um pouco a evolução dos tempos :)
    Fico torcendo para um dia ser possivel isso mesmo que vc falou no meu blog, ficarmos à conversa frente a frente, numa tarde de brisa suave. Até que a noite nos separe (risos).
    Conversar contigo é sempre muito estimulante.
    Vc é uma pessoa muito culta, de visão holistica e percepção intuitiva ;)
    Quantas sinapses, meu Deus!!!
    Beijo grandão além-mar.
    Rute

    ResponderExcluir
  8. Calu querida,que beleza de texto,aliás, como todos que postas...são estas sinapses que fazem toda a diferença.
    E Valentina,já chega vitoriosa e linda,com certeza...parabéns,amiga.
    Bjsssss carinhosos,
    Leninha

    ResponderExcluir
  9. Olá, Calu!
    Vi o seu Blog e achei uma graça. Já sou seguidora.
    Convido você a conhecer Sapatinhos da Dorothy, se gostar me siga também para trocarmos ideias.
    Abraço,
    Sandra

    ResponderExcluir
  10. Querida amiga Calu!
    Depois de uma temporada de trabalho com na realizações de festas, cá estou eu já com menos trabalho e com mais disponibilidade para o que gosto que são os meus blogues e seguidores.
    Gostei deste teu texto, como sempre lindissimo!

    Um beijo bem grande.

    ResponderExcluir
  11. Calu, meu anjo,

    Isto é lindo "Dias de infinito viver a magia de Ser Mulher!" Viva sua magia de mulher criativa, poeta, inserida no fazer o bem! Viva a magia da mulher-avó esperando a Valentina.
    Seu post trouxe outras tantas reflexões, mas a que eu mais amei foi a "magia de ser mulher"!

    Girassóis nos seus dias!
    Beijos

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!