sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Caminho de Estrelas

'Alô, Alô , marciano,
Aqui quem fala é da Terra.
Pra variar..."
Estamos em guerra desde antes dessa composição de Rita Lee aos dias de hoje.Não uma, mas várias guerras cotidianas. Revoltas sufocadas e outras declaradas contra tantas injustiças, falcatruas, desrespeitos, conspirações, tragédias anunciadas, crimes contra os direitos humanos, contra os direitos dos animais, contra o meio-ambiente e por aí segue a lista que não só parece, mas confirma-se interminável.
Por vezes me sinto nas páginas do Admirável Mundo Novo de Huxley, aturdida com os fatos, com os atos que se dizem serem de humanos.Como assim?
Dia após dia nos defrontamos com agressões contundentes contra valores e princípios que aprendemos, pelo menos em minha educação familiar, a respeitar e zelar pela sua permanência na sociedade que se quer civilizada.
Pobre civilização esta, que coisifica a pessoa humana, transgride direitos primários, despreza a vida de seus semelhantes denegrindo-lhes a própria existência em mais e mais holocaustos infames.
Mas, apesar de;sei que faço parte de uma enorme população mundial que rejeita tudo isso, grita, protesta,age e se sensibiliza com a miséria de qualquer espécie e que é capaz de ser solidária, amiga, terna e amorosa.
Capaz de se emocionar com descobertas como a do fotógrafo australiano Lincoln Harrison, que fotografou o rastro que as estrelas deixam no céu durante a rotação da Terra. 


Cada imagem precisou de um período de 13 a 15 horas de exposição para ser capturada.
Ele acampou nas margens do lago Eppalock, no Estado de Victoria, no sudoeste do país, para fotografar.
Harrison, que tem 36 anos, diz que frequentemente permanece desde o nascer até o pôr do sol em um mesmo lugar para conseguir uma foto.
E diante dessa enorme beleza estamos nós, os eternos idealistas que comovem-se e revoltam-se na exata medida do Ser Humano. 
Para os que se empenham em enfeiar a vida, deixamos a estrofe duma melodia antiga cantada por Dalva de Oliveira:


"...Não pode alcançar os astros
Quem leva a vida de rastros
Quem é poeira do chão..."


Calu
Fonte: Último Segundo(notícia)

13 comentários:

  1. Em meio à tantas complicações da vida, parar e ver o rastro das estrelas é lindo demais...beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Entendi tudo que falou nas entrelinhas, a gente fica revoltada mesmo. Tem a propaganda da coca-cola que os bons ainda são maioria, é dificil mas importante acreditarmos nisso. Agora essas imagens dá uma dimensão da obra de Deus e amo a obra de Deus e acho que ele as criou para justamente isso, faz a gente descansar só de olhar. Bjs Eliane

    ResponderExcluir
  3. Calu
    Tudo, tudo absolutamente perfeito. Nunca tinha lido nada igual, esse texto é absolutamente perfeito, desde Rita Lee, passando por Huxley, Harrison(gênio fantástico da fotografia, poeira de estrelas de uma beleza ímpar)até chegar na nossa brilhante Dalva!
    Minha linda amiga, esses Fractais me deixam sempre "maior" e "mais" ao sair, do que quando chego aqui. Sua sensibilidade para escolher textos que atingem nossos mais diversos sentimentos, me deixam muito impressionada. Um dia vamos nos conhecer pessoalmente, se Deus quiser.
    Calu, muito obrigada pelas lindas e gentis palavras que vc deixou hoje lá no Amadeirado. Saiba que para a minha conquista, vc foi pessoa indispensável. Bjkas com carinho e um bom final de semana!

    ResponderExcluir
  4. A canção de Rita Lee é linda.
    Mas infelizmente retrata mesmo nossa realidade.
    Cada vez mais e mais em guerra!

    Que bom que ainda existem pessoas com a sensibilidade de olhar as estrelas.
    Admirar a natureza.

    Isso nos permite acreditar que ainda existe esperança!

    Beijos pra vc.

    ResponderExcluir
  5. Calu
    Nooossa, estou tão agitada que nem tinha me ligado. Caramba, vc escreve bem demais!!!! Esse texto é um dos melhores que já li, te juro!!!Parabéns! Adoro essa sua versatilade, navegando em diversos mares com a mesma maestria e habilidade. Bjs, minha amiga!

    ResponderExcluir
  6. Reforço aqui as palavras da Lena, um espetáculo, seu texto e o resultado da foto!
    Calu, querida, vim te convidar para fazer parte do Projetando Pessoas contribuindo com a entrevista Projetar pessoas é...
    Estou organizando as postagens das quintas-feiras de setembro e de outubro e adorarei se vc aceitar o meu convite!
    Vc conhece as perguntas das entrevistas já postadas, correto? Pode me responder para o email Projetandopessoas@hotmail.com?
    Estarei aguardando ansiosa.
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  7. Calu,

    Texto tao verdadeiro! Mas ainda bem que existem idealistas e muitos "Calu" que continuam a insistir em fazer do mundo um lugar de amor. obrigada por estes versos: "...Não pode alcançar os astros
    Quem leva a vida de rastros
    Quem é poeira do chão..."
    Trabalho muito bonito do Harrison.

    Girassóis nos seus dias, poeta da prosa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Calu querida,você estava muito inspirada quando compôs este belo e instigante texto,que sai da revolta contra a coisificação do ser humano,passa pela emoção da forte imagem feita pelo fotógrafo genial e poeta,que com sua câmera consegue transmitir poesia e beleza e,encerrando magistralmente,nos traz a melodia imortalizada pela doçura de cantora dos meus tempos de adolescência,Dalva de Oliveira.
    Aplausos para você,amiga.
    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  9. Meninas Maravilhosas,
    sua atenção e carinhos são presentes diários que recebo emocionada.
    Obrigada por fazerem parte de minhas emoções mais caras.
    Mil bjos.

    ResponderExcluir
  10. Lindíssimo e verdadeiro, Calu...sempre haverá quem plante o belo neste insensível chão! Beijos querida,

    ResponderExcluir
  11. Olá,Calu!!

    Ah!Que lindo texto!!Como seria bom se mais pessoas pensassem assim...teríamos um mundo bem melhor!!Mas não desistiremos!E um dia veremos a mudança!!
    **Que belíssimas as fotos...muita paciência, e amor pela criação para consegui-las!!Ainda bem que em contra partida existem pessoas assim!!

    ResponderExcluir
  12. Quem leva uma vida degredindo a tudo que existe e que tem vida não consegue olhar para o céu e admirar as estrelas,a obra do criador.
    Deus coloca pessoas assim especiais para despertar em nos o verdadeiro sentido da vida,através desta linda imagem,ajudar para que retorne a existir um paraíso aqui na terra de pessoas mais humanas onde reine o amor e o respeito,de pessoas com um espírito mais elevado.
    Amiga seu texto é muito bem escrito,você e fractais de Calu é destaque este mês no chá da tarde,se quiseres trazer o selinho destaque,é com carinho que ofereço,beijos de luz!

    ResponderExcluir
  13. "...Não pode alcançar os astros
    Quem leva a vida de rastros
    Quem é poeira do chão..."

    Que post maravilhoso para iniciar minha semana querida Amiga Flor!
    Amo vir aqui!

    Beijos no coração!
    Semana linda pra ti!

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!