domingo, 7 de agosto de 2011

Passeando em Goiás Velho


Contei que estou em meio a muitas arrumações.Novo ciclo de vida e de espaços.Nesse mexe e revira, aproveitei e reorganizei meus próprios guardados;aqueles do baú.E, lá embaixo estavam os muitos álbuns de fotos, a nossa vida retratada desde sempre.Abri um, e me deparei com as fotos do carnaval em Goiás Velho, nos idos de 1987. A turminha mais graúda e arteira posando para a câmera do papai.Paisagens, ruas, igreja,passeios típicos duma cidade colonial do interior mas, com preciosidades distintas: a poetisa-mor, Cora Coralina, e as doceiras inigualáveis.
Foi nessa ocasião que provei pela 1ª vez o doce de limão cristalizado; dos deuses!Inesquecível!Comprovei que o velho ditado popular tem lá suas razões; é possível fazer dum limão uma limonada, mais que isso,fazer doces maravilhosos como esses. 



Arrematando esse post de gostosas saudades, busquei em Aninha, dulcíssima Cora, trechos de sua  poesia; 


Cora Coralina__ Quem é você?

..."Sendo eu mais doméstica do que intelectual,
não escrevo jamais de forma 
consciente e racionada,e sim
impelida por um impulso incontrolável.
Sendo assim, tenho a 
consciência de ser autêntica.

... Sou mais doceira e cozinheira 
do que escritora, sendo a culinária
(no meu modo de pensar)
a mais nobre de todas as Artes;
objetiva, concreta, jamais abstrata.
A que está ligada à vida e
à saúde humana..."
----------------------------------------- 
Um doce domingo p/ vcs!

8 comentários:

  1. Que delícia de recordações. E com o texto de Cora fechou o pacote. rss
    Tenha uma semana maravilhosa na presença do Eterno. Bjss e paz.

    ResponderExcluir
  2. Remexer em fotos antigas também é coisa que gosto, noutro dia mesmo fiz isso lá em Petrópolis.
    ]Eu não conheço este lugar, mas adoraria conhecê-lo um dia e Cora Coralina é mesmo um doce de escritora. Adorei este poeminha.
    um beijo grande carioca

    ResponderExcluir
  3. Calu,

    Doces e saborosas lembranças as suas e contadas de uma forma que transforma tudo em poesia! O poema da Cora Coralina é encanto! tudo lindo!

    Girassóis nos seus dias!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. É uma gostosura mexer nas coisas que há tempos estão guardadas, só guardadas e de repente vc acha como usar, com foi o meu caso de sabonetes ralados. Goiás Velho, como eu não fui conhcê-lo, morando em Brasília?? eu não me perdôo! Amei sua postagem! Linda semana!

    ResponderExcluir
  5. Calu, cheguei aqui na segunda-feira.
    Fiquei babando nesses docinhos cristalizados, que imagino, deveriam estar divinos.
    A simplicidade de Cora em dizer:
    mais doméstica que intelectual, mais doceira e cozinheira que escritora, mostra uma profunda integração com a vida, o que fez com que se tornasse esse Ser de Luz, que nos faz viajar em suas palavras.
    Boa semana pra vc.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Passando para deixar um beijinho e fiquei feliz ao lembrar de Góias, não conheci direito, só passei em algumas cidades indo para o Pará, mas confesso que fiquei encantada. Com certeza uma cidade brasileira que vale a pena conhecer, estou esperando minha próxima oportunidade. Bjs Eliane

    ResponderExcluir
  7. Ai que doce postagem.
    Deu vontade de trincar uma dessas casquinhas de limão cristalizado!!
    Outro doce, o poema, bem ao meu jeito de cozinheira :)
    Nada como ser autentica, de fato!
    Beijinhos cristalizados.
    Rute

    ResponderExcluir
  8. Oi, Calu
    Moro aqui tão pertinho e ainda não conheço essa terra maravilhosa, dos doces cristalizados deliciosos, cantão de Cora Coralina, essa poetisa da terra mesmo!
    Muito legal o texto, pra variar né amigs? Bjkas com carinho!

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!