quarta-feira, 29 de junho de 2011

Matando um Leão por Dia


Em vez de matar um leão por dia, aprenda a amar o seu.

Outro dia, tive o privilégio de fazer algo que adoro: fui almoçar com um amigo, hoje chegando perto de seus 70 anos. Gosto disso. São raras as chances que temos de escutar suas histórias e absorver um pouco de sabedoria das pessoas que já passaram por grandes experiências nesta vida.

Depois de um almoço longo, no qual falamos bem pouco de negócios mas muito sobre a vida, ele me perguntou sobre meus negócios. Contei um pouco do que estava fazendo e, meio sem querer, disse a ele: -"Pois é. Empresário, hoje, tem de matar um leão por dia".

Sua resposta, rápida e afiada, foi:

-"Não mate seu leão. Você deveria mesmo era cuidar dele".

Fiquei surpreso com a resposta e ele provavelmente deve ter notado minha surpresa, pois me disse: - "Deixe-me lhe contar uma história que quero compartilhar com você".

Segue, mais ou menos, o que consegui lembrar da conversa:

"Existe um ditado popular antigo que diz que temos de "matar um leão por dia". E por muitos anos, eu acreditei nisso, e acordava todos os dias querendo encontrar o tal leão. A vida foi passando e muitas vezes me vi repetindo essa frase.

Quando cheguei aos 50 anos, meus negócios já tinham crescido e precisava trabalhar um pouco menos, mas sempre me lembrava do tal leão. Afinal, quem não se preocupa quando tem de matar um deles por dia?

Pois bem. Cheguei aos meus 60 e decidi que era hora de meus filhos começarem a tocar a firma. Mas qual não foi minha surpresa ao ver que nenhum dos três estava preparado! A cada desafio que enfrentavam, parecia que iam desmoronar emocionalmente. Para minha tristeza, tive de voltar à frente dos negócios, até conseguir contratar alguém, que hoje é nosso diretor-geral.

Este "fracasso" me fez pensar muito. O que fiz de errado no meu plano de sucessão? Hoje, do alto dos meus quase 70 anos, eu tenho uma suspeita: a culpa foi do leão".

Novamente, eu fiz cara de surpreso. O que o leão tinha a ver com a história? Ele, olhando para o horizonte, como que tentando buscar um passado distante, me disse:

- "É. Pode ser que a culpa não seja cem por cento do leão, mas fica mais fácil justificar dessa forma. Porque, desde quando meus filhos eram pequenos, dei tudo para eles. Uma educação excelente, oportunidade de morar no exterior, estágio em empresas de amigos. Mas, ao dar tudo a eles, esqueci de dar um leão para cada um, que era o mais importante. Meu jovem, aprendi que somos o resultado de nossos desafios. Com grandes desafios, nos tornamos grandes. Com pequenos desafios, nos tornamos pequenos. Aprendi que, quanto mais bravo o leão, mais gratos temos de ser. Por isso, aprendi a não só respeitar o leão, mas a admirá-lo e a gostar dele. Que a metáfora é importante, mas errônea: não devemos matar um leão por dia, mas sim cuidar do nosso. Porque o dia em que o leão, em nossas vidas morre, começamos a morrer junto com ele."

Depois daquele dia, decidi aprender a amar o meu leão. E o que eram desafios se tornaram oportunidades para crescer, ser mais forte, e "me virar" nesta selva em que vivemos.

A capacidade de luta que há em você, precisa de adversidades para revelar-se.

Pierre Shurmann



15 comentários:

  1. Olá, querida Calu
    Estive fslando disso hoje também em meu post (de uma certa forma)... meu leão está bem domesticado... (sou leonina de signo) rsrsrs...
    Mas, falando sério, o seu amigo tem toda razão... também tentava matar o meu e agora (de uns anos pra cá) tenho tentado cuidar dele (me cuidar)...
    Está valendo a pena... ninguém me estrangula e eu tampouco...
    Enfim, vivo e deixo viver... largo a presa... se ela deseja a liberdade... não luto desnecessariamente por ela...
    Bjm de muita paz pros nossos leões internos.

    ResponderExcluir
  2. Calu
    To indo.............
    cuidar no meu leão.
    Depois desta leitura, é só o que posso fazer.
    Gratidão
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Calu, que linda história essa e pensando bem, ele tem razão...Manter e tratar bem o leão que temos é melhor do que matá-lo.E quanto aos filhos, realmente el tem razão! beijos,boa noite,chica

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Calu querida..seu comentario no meu blog foi apropriado..adolêcente é tudo igual..as mesmas bobeiras,as mesmas espinhas,as mesmas tudo...parece que vieram da mesma forma.rss..achei engraçado seu comentario.rs...e quanto a matar o Leão aqui no seu texto..verdade! precisamos sim cuidar do nosso leão....você boa mãe fez de tudo,fez sua parte...agora Deus faz a dele e a gratidão depende de cada um ,de cada filho...
    muitos beijos de boa noite..
    titi

    ResponderExcluir
  5. Uma das histórias mais belas e importantes que já tive oportunidade de ler no mundo dos blogs, amiga!!!
    Já copiei e vou enviar as minhas filhas e meus enteados!
    Não sou empresária(ainda, infelizmente), mas já observei diversos casos exatamente como o descrito, pura verdade!
    E, há na minha vida uma outra constatação - eu cuido de um leão todo dia!!! Meu marido é do signo de leão, com ascendente em leão e 6 planetas em leão, ou seja um autêntico LEÃO astrologicamente falando!
    E aproveito para dizer que amei seu comentário de hoje no blog, que gentileza a sua me oferecer tão amável citação!!! Aliás observei hj que vc, assim como eu, é Niteroiense!!!! (só que eu moro no Rio!)
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  6. Calu,

    Linda história! E digo-lhe, isto é a mais pura e crua verdade:
    "Porque o dia em que o leão,em nossas vidas, morre, começamos a morrer junto com ele"!

    Beijos!

    Girassóis pra vc!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia,Calu!!

    É uma linda história repleta de sabedoria!!
    Cuidar do leão é muito melhor que tentar matá-lo...Que mensagem maravilhosa pra refletir!!!
    E quanto aos filhos...como mãe me preocupo muito com isso...temos que cuidar para não facilitar demais a vida deles...senão eles não aprendem a ser fortes e deixam de lutar por seus objetivos, aos menor obstáculo!!
    Adorei o post!!Beijos pra ti querida!!
    *Tomara que seu marido esteja melhorando!!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Calu

    Tão preocupada em matar um deles por dia, nem prestei atenção neles!!!!
    O texto veio a calhar...Hoje acordei com um leão daqueles querendo me comer...agora tô indo domesticá-lo!!!
    bjim
    Laurinha

    ResponderExcluir
  9. Oi querida, vou te confessar, ando cansada de cuidar da minha leoa....queria mesmo é que acabasse esse tempo de cuidados...tá mais que na hora dela agora cuidar de mim....Chega! Já deu! Vem minha leoazinha, cuida de mim, mamãe tá cansada da batalha...heheh beijos,

    ResponderExcluir
  10. Se matarmos um leão por dia, ficaremos sem eles..rs
    Muito mais fácil e melhor para a nossa saúde cuidarmos dele.

    Adoro suas visitas em meu blogue, obrigada mesmo.

    beijokas

    Nina

    ResponderExcluir
  11. Meninas queridas,
    nossas conversas são maravilhosas.Esse texto tbém me falou alto.Como uma mudança de perspectiva clareia situações antes escondidas nas mesmices dos atos repetidos sem reflexão.
    Que bom que vcs gostaram.Agora é cuidarmos direitinho de nossos leões!
    Um grande bjo à todas.
    Calu

    ResponderExcluir
  12. Acabo de conhecer o blogue e já estou admirado; é muito bacana!

    Abração.

    ResponderExcluir
  13. "A capacidade de luta que há em você, precisa de adversidades para revelar-se."
    É verdade, queremos tudo do modo mais fácil, sem sacrifício algum.

    A partir de agora vou cuidar do meu leãozinho!!!

    Amei o texto!

    Beijo flor!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia,Calu!!

    Não ira se arrepender se ler o livro:A casa dos Espíritos-da Isabel Allende!! É um universo de personagens tão encantadores!!!A maioria não tem no filme...ficou muito condensado...fraco até,apesar de lindo, também vi primeiro o filme, mas quando li o livro...fui fisgada!!rsrsrsr
    Se você ler, me conta depois, tá?!!
    Beijos pra ti!!!
    Linda sexta!!

    ResponderExcluir
  15. Seguindo seu blog, é extremamente lindo. Fiquei encantada com um comentário seu em outro blog, e vou posta-lo no meu blog. Depois se possível entra no meu blog =D
    Beijos

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!