quarta-feira, 15 de junho de 2011

BCFV- Juventude


Minha passagem da adolescência para a juventude decretada, deu-se tão velozmente que  assemelhou-se a um rito de passagem desses que lemos em contos e mitos antigos.
Ainda em véspera eu estava me formando normalista, era a oradora da turma, fazia parte da comissão de formatura, cuidava de todos os preparativos das solenidades programadas, e noiva, corria com os acabamentos do enxoval, marcação de igreja, proclamas e preparativos. Assim nos meses finais de 1973 e nos iniciais de1974, vivi uma roda-viva completa.Mas a juventude dos recém-feitos 18 anos dá gás pra tudo isso e sobra entusiasmo pra mais um pouco, se preciso.


Foi nesse pátio em frente ao pavilhão Central do Colégio Brazil, em Niterói que entre risos e choros comemoramos em solenidade interna o término do curso na Escola Normal Zoraida Brazil, turma de 73.
Daí, seguiram-se os dias das praxes formais até o baile de formatura nos salões dum clube à beira-mar.
Mais risos, cantorias, choros e adeuses em meio a alegria da formatura e a tristeza das despedidas. Promessas de novos encontros, me deram naquela ocasião a certeza de que eu, era a única a não poder prometer nada, pois em dois meses estaria casada, rumando para uma vida nova, numa cidade nova, Brasília.
Dito e feito. Enlace cumprido e em janeiro de 74, partíamos nós, eu e o marido, pela estrada afora, rumo à Nova Capital.
Ano seguinte, meu cunhado diria numa conversa que não sabia como tínhamos chegado em Brasília com um mapa que só tinha o Estado do Rio.
Mas chegamos, em clima de lua-de-mel, triunfantes com a façanha e ansiosos nas expectativas.
Logo na entrada do setor urbano, pegamos uma via secundária e sem querer chegamos à outra margem do Lago Paranoá. 


Entardecia e avistávamos curiosos a cidade ao longe. Agora era só descobrir como se fazia para alcançá-la. Depois de idas e retornos, caímos por sorte, na via que levava à ponte Costa e Silva e voilá: o centro da cidade dava seus contornos.
A cidade nova, a partir daquela data, a nossa nova cidade, foi se tornando cada vez mais íntima, mais conhecida transformando-nos em cidadãos brasilienses.Muitos dos meus planos profissionais tiveram de ser  adiados  até os 25 anos, em função das gestações sucessivas, mas sempre bem-vindas de meus quatro filhos.Todos candangos de fato!
Foram anos de muitas fraldas, mamadeiras, joelhos ralados e festas de aniversário que pude , privilegiadamente, acompanhar passo a passo.Quando finalmente me dispus a retomar a profissão, fui lecionar no Colégio Sacre-Coeur du Marie onde os quatro estudavam.
Sou ou não sou uma pessoa de Sorte? 


Monumento" Dois Candangos"
(para mim, estão faltando outros dois,rs).

17 comentários:

  1. Calu
    Sempre bom saber um pouquinho mais de você.
    Guerreira e vitoriosa.
    Parabéns
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Lindo e claro que és feliz. Temos as duas 4 filhos em escadinha e isso deu trabalho aos montes,mas muitas alegrias. beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Calu...........você é uma pessoa de muita sorte com certeza..rss....que legal a sua tragetoria em Niteroi a ida para Brasília,o casamento,os filhos e lecionando para eles no colégio..
    Muito bacana....sorte dos seus filhos por terem uma maezinha assim tão querida!!!!...Minha mãe é professora aposentada lá em Minas e hoje mora no sitio um lugar maravilhoso de muita paz...e tinha uam prima que se mudou para Guará,mas morava em Brasilia a pouco tempo.........Quase conheci Brasília..
    Estou em campinas,terra do meu filho caçula..
    muitos beijos Calu querida e um bom dia com Deus
    titi

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,Calu!!

    És sortuda de fato!!!tem coisas que precisam ser feitas por nós mesmas...e penso assim em relação a educação doa meus filhos, escolhi acompanhar de perto o crescimento deles...
    Fiz o contrário que se faz hoje, deixei a profissão pra depois...
    Beijos!!
    Lindo dia pra ti!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!
    Passando para uma visitinha matinal.
    Saudações,
    Carla

    ResponderExcluir
  6. De sorte mesmo!
    E que pique para todos os preparativos...ufa!
    E teus filhos mais ainda por terem a mamãe tão pertinho.
    bjs Calu

    ResponderExcluir
  7. Olá, querida Calu
    Claro que é de sorte sim!!!
    Conciliar a vida de mãe com esposa e mulher é sorte e das a boas... coisa que só professora tem... (é uma das poucas vantagens).
    Tive filhos com diferença grande... deu pra curtir cada fase única de cada um... o sufoco que passou eu não sei como é... rsrsrs...
    No ano passado, depois de 39 anos revi minhas colegas do curso normal... foi bom demais!!!







    "O verde só vinga com o Orvalho de Hermon, nas Montanhas do Sião".

    Que o seu dia a dia seja amortecido pela força da juventude que habita em vc!!!
    Bjs juvenis e de paz

    ResponderExcluir
  8. Ai Calu, que interessante vc ter ido morar lá. Quando as embaixadas foram transferidas, meu marido foi também e lá moramos de 1971 a 1975, onde acabou deixando a embaixada para vir aqui onde estou até hoje, por uma proposta mais lucrativa. Passei anos maravilhosos lá.Sinto saudades daquela Brasília. Voltei depois e não mais a reconheci. Amei sua postagem. Parabéns pelos 4 filhos também! bjbjbj!!!

    ResponderExcluir
  9. Com certeza e que prazer ler a história de sua vida. Logo me identifiquei muita energia aos 18 anos. Isso é felicidade. Bjs Eliane

    ResponderExcluir
  10. Um resfriadinho chato me tirou do trabalho hoje a tarde, entao vou aproveitar para visitar e comentar as coletivas! Depois da uma passadinha la na minha participacao! Bjo

    ResponderExcluir
  11. Calu,
    Seu relato me fez acompanhar como quem lê um livro. E é de fato um livro, o da sua vida!
    Lugares, pessoas e momentos estão intrinsecamente ligados. Recordar é ficar com um gostinho bom de saudade.
    Ter quatro "candangos" não é para qualquer um...rs!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Querida Calu!
    Poxa vida, tão novinha e casou-se! Ah, se eu fosse tua mãe não deixava! rssss
    Mas, a beleza de tudo isto, foram os 4 filhos e criá-los de uma maneira carinhosa e maternal, mesmo sendo uma jovenzinha ainda. Meus parabéns, você é uma vencedora!
    um grande beijo carioca

    ResponderExcluir
  13. Que aventura, mas curtiu tudo...
    paz e bem

    ResponderExcluir
  14. Olá Calu

    Claro que você é uma pessoa de sorte.
    Eu , como você também casei e fui começar a vida a dois, entre estranhos, mas como somos corajosas estamos aqui contando parte da nossa história.
    Obrigada por sua visita la no BCFV
    Beijos
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  15. Ufa! Quantas mudanças ao mesmo tempo! Vc é uma pessoa de muita garra. Te admiro, ser mãe de 4 filhos é muita coragem. Tenho apenas 1 e me deu muito trabalho. Imagine só, vc com 4 e ainda uma mudança tão grande q foi ir para Brasília. Parabéns! Muita paz!

    ResponderExcluir
  16. Xiii menina! Bota gás nisso!
    Vc premiu o botão fwd e foi tudo de seguida!
    4 filhos???
    Minha nossa!!
    Olhe, mas gostei do que vc referiu:
    Na juventude há gás para tudo e muito mais!

    Eu casei, tive filha e estudava à noite ao mesmo tempo! Fui de barrigão para o final do curso e parecia que nunca estáva cansada. Hoje nem acredito que tudo foi possivel.
    Beijinhos e desejo-lhe as melhores do seu marido.
    Rute

    ResponderExcluir
  17. Bela postagem Calu!!Parabéns pelas lutas vencidas!!Já sigo vc e minha participação está em http://rumoslibertadores.blogspopt.com
    Bjs no coração.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!