segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

" Roleta - Russa"


Caríssimos(as), transcrevo aqui um trecho do artigo de David Zee, professor de oceanografia da Uerj, publicado no "O Globo" de domingo, no qual ele sàbiamente aponta os meandros implicativos desta catástrofe anunciada há décadas e ignorada pela sequências de podres poderes. Confiram!
----------------------------------------------- 

Independente de aceitar ou não a realidade das mudanças climáticas, sem dúvida, a população brasileira sente na pele o medo e a incerteza de que pode ser a próxima vítima desses desastres. Hoje está sendo a Região Serrana, ontem foram Niterói e Angra, alguns anos atrás, a própria cidade do Rio de Janeiro. Quem será a bola da vez no próximo ano? Será que continuaremos a brincar de roleta-russa? È preciso aliar seriedade técnica com vontade política para mudar este cenário de insegurança crescente.
È preciso entender que a intensidade da ameaça depende das características dos eventos climáticos. Por outro lado, a frequência da ocorrência desses eventos também deve ser acompanhada. A ameaça deve ser observada em função dos desdobramentos e efeitos colaterais. Chuva volumosa pode redundar em enchentes e liquefação do solo das encostas; calor excessivo pode provocar incêndios florestais; ventos extremos podem induzir ao empilhamento das águas costeiras sobre as baixadas litorâneas; ressacas podem destruir extensas áreas arenosas e o tamponamento dos rios.
A expansão urbana sobre as áreas naturais promove a perda das funções reguladoras do ciclo das águas. Assim o excesso de água favorece a liquefação do solo com escorregamentos desastrosos. A retirada silenciosa da cobertura vegetal promovida por políticas e legislações equivocadas promove a perda desses serviços ambientais que nos protegem. A impermeabilização do solo urbano despreza sua porosidade, que propiciaria a absorção da água em excesso...
------------------------------------------
Vemos atônitos(as), a cada ano a repetição de descasos criminosos dos poderes públicos municipais, estaduais e federais.Até quando??

2 comentários:

  1. Calu
    É assim mesmo que nos sentimos.
    Além de solidariedade, há que se tomar providências.
    Mas a maioria delas não depende dos simples cidadãos e sim daqueles que foram escolhidos para "cuidar" dos interesses do povo.

    E então, já tentou fazer sua mudança? Qualquer coisa estou no msn:
    alzira.dinelli@hotmail.com

    beijinho

    ResponderExcluir
  2. Zizi,
    vc sente como eu, os recentes acontecimentos, que além de trágicos são também resultados do descaso do poder público.
    Ainda não arrumei coragem, mas vou me arriscar logo,logo...rsrs!
    Bjkas, amiga,
    Calu

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!