sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Corpo - nascedouro das múltiplas consciências





( A. L )


Quando nos idos iniciais dos anos 90, nos chegou em mãos a proposta da inserção dos estudos de ética e filosofia na planilha curricular nacional, causou certo rebuliço no corpo docente/equipe técnica. Nada de espantoso, apenas a preocupação sobre os detalhamentos que deveriam ser focados nestas disciplinas para que as mesmas fossem apreendidas por toda a escola.

Optamos por começar a partir do "despertar da consciência corporal" de cada um. Seu corpo físico como um campo de estudo não apenas anatômico, e sim um campo extenso onde mil acontecimentos se alternam entre o ser e o sentir, dando forma e moldura a cada indivíduo.

Fomos atrás de publicações que nos ajudassem nessa nova e tão importante caminhada na formação-cidadã dos alunos(as), com as devidas preocupações sobre as abordagens e suas inúmeras transdisciplinaridades conjugando sentidos coerentes para todos: alunos/ família/escola. Importava e ainda importa, a meu ver, que as linguagens seja entendidas e assumidas por todos os que delas façam uso e que isto aconteça com propriedade, afinal, tudo  o que nos significa torna-se pessoal, portanto, natural em nós.

Dentre outros aspectos, destaco aqui, só para ilustrar, um daqueles que nortearam( ou sulearam) o planejamento inicial esta listagem abaixo dando uma pequena amostra da Educação baseada na Ética:


_ Não cometer danos: a si mesmo, aos outros, ao ambiente
_ Veracidade
_ Cuidado e compaixão
_ Limpeza
_Vida simples ( ou a essência da vida)
_ Solidariedade
_ Diálogo
_Amor Universal 
_ Respeito à vida ( sem restrições) 


Embora pareça muito linear e um tanto utópica, a lista acima é de fácil compreensão e torna possível cada prática no dia-a-dia da sala de aula e demais espaços da escola e também da vida familiar, fazendo dos alunos(as) multiplicadores de atitudes básicas, valorizadoras duma vida mais plena e mais cidadã.Qualquer semelhança com nossas próprias diretrizes de vida, aprendidas na infância e ensinadas às nossas proles, não é mera coincidência, é Consciência Universalizada que ainda resiste bravamente através dos tempos.



***

Alguns ilustrados pensadores


" O corpo é o inconsciente visível!"
( Wilhelm Reich)


"O homem é o seu próprio livro de estudo.Basta ir virando as páginas até encontrar o Autor."
( Jean-Yves Leloup) 



" O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados,mas é antes de tudo, aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola."
( Jean Piaget)

¨¨**¨¨**¨¨ 






Imagem: ilustração de Artur Lidov, em 1962, para a extinta revista Life Magazine.

17 comentários:

  1. Lindo teu post.Calu! E esses princípios trazidos como exemplo, são na verdade ,tudo aquilo que queremos ver em todos os lugares:casa, escola, sociedade e que para tantos parece inatingível, pois já no quesito veracidade, não sabem ultrapassar...
    Se conseguirmos viver com esses preceitos, estaremos no caminho do bem e aí, creio, que com nosso exemplo já os passamos automaticamente aos filhos ( verdade seja dita, uns filhos fazem exatamente o oposto do que aprenderam,mas) e netos.

    Adorei te ler,mais uma vez!c Lindo e feliz fds! Como andam os netinhos? bjs, beijinhos,chica netos.

    ResponderExcluir
  2. Lindo post Calu! O corpo é frequentemente deixado de lado pela primazia da mente no nosso sistema educacional.
    Me fez lembrar da frase de Thoreau que coloquei como aberetura da página Corpo e Mente lá do blog: “O corpo é o primeiro estudante da alma”.
    Bjs querida e um ótimo final de semana
    P.S. Não me esqueci do seu pedido sobre a inteligência do coração. Como só tenho material em inglês e francês, estou traduzindo alguns trechos e preparando um post sobre isso, vai sair em breve.

    ResponderExcluir
  3. Não vejo como tão simples a listinha nem utópica, ela é a base de um direcionamento de atitudes, que perduram na formação e na preparação dos caminhos mais suaves nesta longa historia, que é nossa vida independente de números.
    Excelente esta postagem resgatada de um projeto de vida e formação de um meio mais próximo de nossos sonhos como um todo.
    Grato pela partilha Calu.
    Um lindo fim de semana a voce.
    Meu terno abraço. de paz e luz.

    ResponderExcluir
  4. Ola Calu
    Um trabalho lindo este teu de educadora,ainda acredito na ética e nada melhor que em casa e na escola para termos estas concientização. O ser humano é multiplo e infinitamente produtivo,estudar e entender a si próprio para mim é o maior desafio,feliz Sexta,beijinhos

    ResponderExcluir



  5. Cheguei até aqui através de amigos comuns.

    Foi muito bom ter encontrado seu blog ao qual voltarei sempre!

    Também, estou lhe convidando para conhecer alguns dos meus blogues cujas temáticas são humor, narrativas de vida e amor.

    Amor que transcende,enaltece, valoriza e encanta a vida de cada um de nós.


    Confira: e ficaria honrado com sua presença e quem sabe seguir-me:

    FALANDO SÉRIO.
    http://ptamburro.blogspot.com.br/

    FRAGMENTOS DO ACASO
    http://paulotamburrosexo.blogspot.com.br


    HUMOR EM TEXTOS
    http://paulotamburro.blogspot.com.br/


    Se quiser conhecer todos os meus blogs, basta clicar, no meu nome, neste comentário, lá em cima ao lado da chave que espero lhe abra todas as portas.

    Um abração carioca

    ResponderExcluir
  6. Calu, concordo com o Toninho de que esta lista não é simples - basta olhar para adolescentes e jovens num final de semana com garrafas de vodca, refri e energético a serem misturados, narguilê e sei mais o quê... infelizmente nenhum respeito ao corpo, à vida, infelizmente.
    Uma agradável surpresa ao trocar meu filho de escola ver na grade curricular aulas de Ética e Cidadaninha e uma outra matéria de nome Convivência.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Calu!
    Parece simples... mas é complicado... e é triste que seja utópico.
    Por isso são necessárias as leis... seria tão bom se aprendêssemos a conviver conosco mesmo e com os outros.

    Como se diz popularmente: "é de pequenino que se torce o pepino". Mas é necessário "que isto aconteça com propriedade, afinal, tudo o que nos significa torna-se pessoal, portanto, natural em nós."
    Seu post, como sempre, foi de grande utilidade.Valeu, amiga!

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  8. Calu:
    A maioria dos alunos, faz cara feia e não gosta da disciplina de Filosofia (infelizmente).
    Ainda não entenderam a magnitude dessa matéria e acham que é muito chata.
    Inclusive na faculdade de Direito, meus colegas tinham completo pavor e aversão a Filosofia.
    Entretanto, quem se debruça a estudá-la e entender seus meandros, fica totalmente fascinado.
    Bom final de semana.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  9. Olá Calu,

    O que você nomeia de pequena amostra é na verdade o essencialmente básico no ensino e aprimoramento da ética. Com tais diretrizes assimiladas os jovens terão capacidade de se tornaram cidadãos exemplares e seres humanos de grande valor.
    A imagem é fantástica.

    Pesquisei e li na internet o livro da Ruth Rocha mencionado por você. Excelente instrumento para o despertar da importância e dos perigos das palavras pronunciadas impensadamente ou mal/ditas e da omissão delas quando pertinentes. E tudo dito de uma maneira agradavelmente leve. Obrigada pela dica.

    Excelente final de semana.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom texto, amiga Calu e é bem como frisou ao final, ainda resiste bravamente, graças aos pais amorosos e aos bons e conscientes educadores.
    Já não somos os '90 milhões em ação', crescemos mais 100.000 e chegamos 190 mil habitantes deste país meio sem rumo, mas que se tiver e manter estes preceitos preciosos na escola, no lar e nas vidas, certamente poderá ainda ter um futuro, não obstante o que a amiga Ana Paula colocou acima e que é uma tremenda e triste realidade dos dias atuais nos bolsões pobres da periferia e nas cabeças ocas dos classe média e ricas.
    um ótimo final de semana e dois beijinhos cariocas.


    ResponderExcluir
  11. Olá, querida Calu
    Leloup é formidável e nos desperta a consciência em muitos níveis do nosso viver...
    A educação vem sofrendo pressão há tempos mas, apesar do povo (nós) reclamar de tudo, parece que não quer mudança... É pena!!!
    Os valores que vc mostra em seu post têm sido aprendidos e respeitados por muitos e muitos de nós mas não por todos...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  12. Olá,Boa noite,Calu
    ...como ouvimos sempre que vivemos num mundo globalizado, acabamos concluindo que vivemos sob comuns valores. Mas, sendo bem mais precavidos, nos deparamos com bem poucos valores comuns, onde subsistem muitas realidades conflitivas, retrato de concepções diferentes de vida. Assim, o papel do educador é de vital importância e com base na premissa de que as crianças possuem um desejo inato de aprender a desenvolver-se, há de se despertar a sede de conhecimento e a gama enorme de potencialidades que se encontra no interior de cada uma delas. Há sim que incentivar permanentemente esses conceitos éticos universais e lembrar sempre , pais e professores,que o ensino e a educação pelo exemplo é primordial...
    Obrigado pelo carinho,belo domingo,beijos!

    ResponderExcluir
  13. Essa lista, parecendo simples ou não, parece que foi esquecida por alguns pais no seus dia a dias. Falta isso e muito mais na educação de berço, na ética paterna/materna. Parece que mais uma vez eles empurram seus pimpolhos a aprenderem tudo isso na escola. Que chato!
    Infelizmente e´assim que está hoje em dia. Triste... muito triste.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Calu, minha querida, como vai?
    Estava com sds de vc, puxa vida!
    Como tem passado?
    à propósito, diga ao seu netinho Miguel que ele está de parabéns pelo apetite brilhante por brócolis, viu!
    Até já falei dele com o Gabriel - quem sabe ele toma como exemplo, hein?! ;-)
    Me permite repetir uma coisa: vc não só escreve linda e profundamente, com propriedade no que diz e tudo mais, mas tbm é imbatível no quesito: harmonizar texto + imagens, nossa!

    Um bj em seu coração e obg pela visita, que é sempre mto bem vinda e esperada!
    Deus abençoe, minha linda!

    ResponderExcluir
  15. Calu, sempre achei que a Ética e a Filosofia deveriam ser ensinadas nas escolas desde a educação infantil. Um excelente texto e ótima proposta! bjs,

    ResponderExcluir
  16. Vim agradecer e adivinhaste as duas:Anne e Bell! Obrigadão! Já coloquei lá! bjs, lindo dia!

    ResponderExcluir
  17. A primeira colocação de sua lista tem a propriedade de desenvolver/facilitar todas as outras. Quem não pratica atos que causem danos a si mesmo, aos outros e ao ambiente, já andou metade do caminho, em meu entender. Isto porque, para assimilar e colocar em prática esse princípio de boa vivência, será necessário o respeito, que abraça apenas bons sentimentos. Bjs.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!