segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Contato estreito com a natureza



De longe , não sou a pessoa mais indicada para discorrer sobre pesca de qualquer tipo. Nunca pesquei nada em lugar nenhum. Presenciei meu pai , meus tios, em algumas pescarias amadoras muito de vez em quando e sem maiores interesses.

 Foram em passeios de fim de semana com minha garotada que descobri os pesque-pague e pesque-solte( prefiro este último) em trechos demarcados do lago Paranoá. Por vezes curtimos tal programa.

Cresceram , mudamos e a atração ficou esquecida no tempo deles, até que neste  passeio pelo interior do Paraná, revi a prática sendo concorrida por visitantes dos muitos lagos nas propriedade rurais que a  oferecem, mas não só, por lá tem também o colha e pague nos mesmos moldes, abrangendo frutas, hortaliças e legumes cultivados em cada distinto sítio. 

Imaginei a alegria das crianças que tiverem acesso à atividade, o quanto aprenderão sobre os alimentos, seu cultivo, uso e benefícios nutricionais. É uma iniciativa que deveria estender-se por todas as áreas cultivadas nos entornos das cidades.

Com o físico e adepto da pesca fly, Marcelo Gleiser, descobri um pouco sobre as várias nuances filosóficas embrenhadas no contato direto com os oferecimentos da mãe-natureza.

"...Lancei, e em alguns momentos tinha outra truta na mão. Três trutas em três lançamentos, nunca havia visto isso em minha curta experiência com esse tipo de pesca. Mesmo assim, aprendi muito, em particular a respeitar o peixe do outro lado da linha. Peguei três trutas em quinze minutos, mas minha inexperiência fez-me perder a mais especial delas. Só aprendemos com humildade. E estava aprendendo, que era o que importava."

( Trecho-A simples beleza do inesperado-Marcelo Gleiser) 



7 comentários:

  1. E você voltou repleta de novidades para contar, Calu
    Fico imensamente feliz por você.
    Que bom que aproveitou a viagem, amiga.
    Beijinhos muitos e linda semana.
    Verena.

    ResponderExcluir
  2. Que legal,Calu! E adorei as palavras do Marcelo Gleiser...Eu nunca saberia pescar, mas gostei de que mostrou que em cada situação, SE QUISERMOS vamos ou podemos algo aprender! beijos, ótima semana,chica

    ResponderExcluir
  3. Boa noite de muita paz, querida amiga Carminha!
    Tão bom estarmos dentro da natureza e ainda rodeada dos amados do nosso 💙!
    Imagino a alegria que sentiu, amiga.
    A paz do lugar é o que conta para nós, bem precisa pescar e soltar.
    Um lago muito bonito.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos ternos de paz e bem

    ResponderExcluir
  4. Bom demais estes passeios que nos devolvem com a mala cheia de novidades e lembranças. Pescaria é terapia e teimosia.
    Gosto de ver pelo Brasil o ecoturismo e o uso racional da produção. As crianças de cidade, de playground tem muito o que ver e viver nestes espaços.
    Um abraço Calu e feliz semana.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Calu,
    Marido adora mar e é coisa que aqui não falta e volta e meia lá vai para sua pescaria que na maioria das vezes não tem peixe nenhum;))!
    Mas como diz Toninho o mar é uma terapia!
    Essas hortas do colhe e pague, muito boas, pelo menos vemos como as hortaliças e legumes são criados. É excelente mostrar tudo isso para as crianças. Aqui existem alguns espaços para as crianças estarem em contacto com a terra e a horta e animais.
    Um beijinho e continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem que o passeio lhe retemperou asa forças e voltou revigorada..
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  7. Grata por esta especial partilha, Calu! Nunca experimentei pescar... mas já tenho assistido de perto a tal actividade, que funciona como uma verdadeira terapia relaxante, para muitos dos que a praticam...
    Um beijinho grande!
    Ana

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!