sábado, 23 de novembro de 2019

A vaidade corrosiva

(By-Tica)

Mais vezes do que transparece, existe uma cegueira não reconhecida para obviedades que gritam sua permanência. Em minha ida semanal ao salão de manicure lustrando o verniz da vaidade, todo ambiente se apresentava como de costume.Muitas clientes. Movimento frenético, zunido dos secadores e conversas em voz alta duelando com a barulheira e, completando o pacote, a TV ligada em programas sem conteúdo relevante.

Como já apontei, foi mais uma ida costumeira ao salão de beleza. Coisa de mulher? Não mesmo, coisa de gente caprichosa, ciosa da aparência, porém , sem exageros, ao menos no meu caso e, não vai aí nenhuma crítica àquelas e aqueles que são mais radicais. Tudo bem se lhe for de gosto.

Minha crítica acirrada vai, não para a vaidade com a aparência e, sim, pára a vaidade no temperamento. Aquela que se entranha feito ferrugem no caráter pessoal e dá gigantismo à arrogância e a sua co-irmã, a soberba . A vaidade que transforma indivíduos em caricaturas de si mesmos ao perderem a linha da razão plausível e só enxergarem seu ego inflado, doentio e esmagador. A vaidade aliada ao poder e dele nutrida que cega qualquer resquício de decência, revestindo seu portador da crença oca em suas teorias como sendo as únicas corretas para todos. 

Ledo engano. Triste concepção que vendo-se alijada ganha contornos monstruosos e vocifera impropérios contra tudo e todos sem o menor arrependimento. Prova cabal do egocentrismo exacerbado, da vaidade doentia, da fome de poder que não se conforma em perder o estrelismo. Mostra-se então, o Abominável espectro de homem. 



(Pinterest)




8 comentários:

  1. Boa noite de paz de Sabado, querida amiga Calu!
    Que maravilha de postagem!
    Sabe de que me lembrei, amiga?
    Da B.C. da Glorinha de Lion...
    Lembra?
    Foi uma postagem que adorei fazer e la escrevi algo que nunca me esqueci:
    Dos carrapichos...
    Eles grudam em nos sem que percebamos... Quando nos damos conta, estamos cheio deles nem que seja pelas barras de nos...
    Todos os pegamos ao longo do caminhar.
    O jeito e, com paciencia, ir tirando um por um...
    Deus nos de humildade suficiente para retira-los e nao, orgulhosamente, seguirmos caminhando fingindo que nao os temos em nos...
    Muito sabio ter postado tal abordagem na proximidade do final do ano pois e tempo de revisao de vida... De metanoia.
    Muito obrigada pela leitura tao profunda do tema.
    Tenha um final de semana abencoado!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. A soberba do homem tem destruído o planeta Terra. Essa, a grande verdade

    Feliz fim de semana

    ResponderExcluir
  3. A Tica se mostrando na arte... Coisa boa! Q8uanto ao texto, só podemos concordar. Como tu, cuido da aparência sem fanatisnmos ou paranoias. Faço o básico, não sou muito de frescurites,rs E a soberba é intolerável sempre e cada vez vemos mais e mais pessoas que acham que apenas a SUA verdade é a que vale! Mas esquecem que assim não é e nem pode ser! beijos, hoje emocionados, ansiosa pois faltam poucas horas pra abraçar o Gordo após 3 anos!!! Está já em SP e meu coração pulando!! Parece nem passar o tempo! Já fiz tudo e mais um pouco,rs bjs, chica

    ResponderExcluir
  4. Falou tudo Calu com arte e sabedoria destes males que assolam.
    A soberba, a avareza e esta nutrição da futilidade amparada pela vaidade surda e muda e boba.
    Beleza de reflexão em salão.
    Muito boa postagem para fazer olhar para dentro um mone de gente que não se enxerga e vive num mundo estranho ilusório e apostam e postam que são felizes. Eu hem!
    Carinhoso abraço amiga e bom domingo de feliz semana abençoada.

    ResponderExcluir
  5. Todo excesso faz mal, Calu.
    Mais um excelente texto, querida amiga.
    Tenha um ótimo domingo e abençoada nova semana.
    Beijinhos muitos.
    Verena.

    ResponderExcluir
  6. Querida Amiga.
    Ótima reflexão sobre essas figurinhas que transudem empátia
    e assumem ares de reizinhos sábios e magos...
    E encontramo~los por todos os lados, mas eles adoram lugares
    onde possam imperar, como política, comunicação social e até
    em vídeos e blogues virtuais.
    Nos blogues não comentam o trabalho dos autores, fazem o seu
    show de grandes entendidos...
    A nossa televisão está cheia deles, pelo que pouco a vejo.
    Uma postagem pertinente com uma introdução muito interessante.
    Grata pela ótima leitura.
    Excelente semana.
    O meu abraço.
    ~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  7. Acho que a maioria das pessoas sofrem desse tipo de vaidade, mas em diferentes momentos e aspectos da vida. Há aquele que pensa que suas crenças religiosas ou ideologias políticas são as únicas que valem, mas são liberais em outros aspectos. E há os que tentam dominar os membros da família e os amigos com uma ditadura ferrenha, quando pregam a liberdade de ser na política e na religião. De alguma forma, pelo menos cinco minutos por dia, todos somos (ou seremos) hipócritas.

    Mas para mim, a maior forma de hipocrisia é tentar encobrir seus próprios erros atrtavés da difamação do outro. Ando passando por algo assim, e é terrível.

    Bom dia, boa semana!

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, Calu!
    Sabe, amiga, eu já não tenho mais paciência com esse tipo de gente, com um ego tão gigante, tão desproporcional da sua altura, da sua cabeça, da sua imagem já intragável. Esgotei tudo que tinha na reserva. Hoje não discuto nada se vejo a soberba de uma criatura assim. Não cabe mais, hoje as coisas estão mais cristalinas e ninguém tem a bola tão cheia assim. Acho que estou mais enjoada, nauseada com nossa política, a nossa e a da vizinhança. Tenho topado com pessoas muito arrogantes, ou eu passei a notar mais, ou essas criaturas se expandiram muito. Por isso tenho uma atitude de me afastar e não dar a menor bolita. Precisamos cuidar da gente, da nossa saúde emocional, que depois estoura em algum lugar...
    Ótimo teu texto, gostei muito.
    Beijo, boa semana!

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!