sábado, 4 de maio de 2019

Passeio mais ao norte ___ o Canadá que eu vi



( Pintor_ Adam Grimm) *

Cheia dos punhos de três mangas compridas que me atrapalhavam a agilidade das mãos em procurar na bolsa abarrotada o celular , acabei por perder o click do instantâneo acontecimento: um cão marrom conhaque e ágil, porte grande, semblante calmo vinha tranquilamente caminhando em minha direção preso à coleira  em mãos de sua dona. Caminhávamos pela larga passarela do parque florestal tendo à esquerda um largo braço de rio com suas vegetações mais rasteiras e à direita longas fileiras apinhadas de árvores peladas em seus longos galhos erguidos para o céu como que a orar pela primavera que ainda não se fazia presente. 
Num raio de segundo o cão-conhaque arranca-se da coleira e atira-se no rio buliçoso em potente perseguição a dois elegantes patos selvagens que deslizavam placidamente nas águas geladas. Os perseguidos logo içaram suas asas coloridas e riscavam a superfície das águas em fuga acelerada enquanto o perseguidor obstinado nadava contra a correnteza agitada sem dar menor atenção aos chamados de sua aflita dona; e eu perdi esta foto épica.
Vou tranquilizá-los, nosso cão-conhaque não conseguiu seu intento e metros abaixo do local que me encontrava o vi retornar para a passarela onde sua dona lhe passava reprimendas. Foi de fato um episódio surpreendente pra mim que só vi cenas parecidas em filmes de animação. A ação se deu no Glen Stewart Ravine, localizado mais ou menos a 5 quilômetros do centro de Toronto


 Meu relato da cena cinematográfica abre a blogagem particular contando um pouquinho da minha viagem pelas terras do norte, o luminoso Canadá


Quando se entrelaçam possibilidades reunidas e, juntas favorecem dias festivos na companhia dos filhos e netos, o céu fica sem limites.
Nesta conjunção feliz passei abril no Canadá. Mais especificamente em Toronto e Ottawa.  

Centro da cidade_ vista da famosa Torre.  


Estação Central_ rodo-ferroviária 

Outro ângulo 

 Por hoje é só pessoal. Aguardem novas cenas.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨ 




* ilustração inicial__ Blog: algarve-saibamais.blogspot/ Maria Rodrigues 


13 comentários:

  1. Boa noite de paz e Amor, querida amiga Calu!
    Bonitas fotografias com um frio de lascar pelo que percebi...
    O letreiro Canada esta muito lindo em tom rosado.
    Que cena inusitada voce vivenciou!
    No aguardo da continuacao dos registros.
    Tenha dias felizes!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Que coisa boa,Calu! Fiquei muito feliz ao te saber aproveitando por lá,naquele dia que te chamei... Lindas fotos e o frio danado, mas o céu azul como a alegria do teu coração! Valeu cada momento, na certa! Que se repitam mais e mais! bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Que legal esta viagem Calu neste momento de vida.
    Gostei de saber de suas andanças pelo luminoso Canadá e com belas surpresas e momentos de alegrias.
    Vamos viajar pelos seus olhares e conhecer um pouco deste outro mundo.
    O que me assusta é o frio.
    Imaginei a cena do cão em sua direção e de repente uma disparada em caça frustrada para o bem dos patos. Diria um amigo cachorro é tudo igual lá como cá.
    Belas fotos amiga.
    Um bom domingo para feliz semana.
    Meu carinhoso abraço.
    Beijo de paz amiga.

    ResponderExcluir
  4. Para mim a história do cachorro também é bizarra... não temos patos por cá, mas é bem divertida...

    Nem me parecia Canadá, sem o manto branco... Um país de gente realmente educada e civilizada.

    Gostei de a ler e ver. Aguardo a continuação. Ótimo e alegre Domingo.

    Beijo, Calu.
    ~~~

    ResponderExcluir
  5. Feliz em saber que esteve em viagem. Ainda não conheço o Canadá,mas quero muito visitar! Os olhares estão lindos. Aguardo por mais olhares! Bom Domingo por ai amiga! Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Calu, gostei de rever Canadá pelos seus olhos. Estive lá há muito tempo e adorava voltar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Calu,
    Enquanto lia a descrição da cena do cachorro perseguindo os patos ia voando na minha imaginação e quase que ia mergulhando também nas águas geladas do rio...;))!!
    Deve ter sido realmente uma cena daquelas...
    Esteve na cidade (Toronto) onde mora e trabalha meu filho primogénito!
    Como sempre uma bela escrita.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  8. Olá querida
    Que cena! que experiências boas você viveu. Conheci há alguns anos estas duas cidades. Eu me encantei com o Canadá. Você tem muito para contar e recordar. Que maravilha!!!!bjs
    Bom retorno

    ResponderExcluir
  9. Querida Calu
    A cena deve ter sido hilária...rs
    Amei as fotos e ver a sua sua felicidade.
    Um carinhoso beijinho de
    Verena.

    ResponderExcluir
  10. Que lindo momento. Eu também gostaria de ter família no Canadá para passar longas temporadas por lá.
    Como estavam as temperaturas em abril?
    Muitos beijinhos e um Feliz Dia da Mãe
    Ruthia

    O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  11. Já comecei gostando do adjetivo da cor do cão de movimento inusitado - marrom-conhaque!
    Que alegria saber-te, entre muitos punhos de blusas e coração quentinho da filhota!
    Vou apreciar muito e conhecer um pouquinho desta terra tão bonita!
    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Uau! Logo de saída esse acontecimento. Fiquei aflita pelo "marrom conhaque", pensando em como ele sairia da água rsrs
    Não sabia que você viajou, que ótimo amiga, espairecer um pouco faz muito bem.
    Seguindo seu passeio.
    Beijos.
    blogjoturquezzamundial

    ResponderExcluir
  13. Adorei o seu texto, Calu... que me permitiu tão bem... visualizar a cena presenciada!...
    E foi um prazer imenso, apreciar mais uma série de imagens do Canadá... e que bom constatar que foram dias muito bem passados, na companhia da família!... Deixo um beijinho, e votos de continuação de uma óptima semana!
    Ana

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!