quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Editar - verbo moderno








Acho a maior graça quando ouço meu neto de seis anos declarar que vai editar um desenho que fez na tela do ipad e, ainda me convida a pintar com ele. Tudo na maior naturalidade. Tudo tão simples e tão comum;pra ele. Sigo seus movimentos, ouso cores e peço sua opinião enquanto na tela de fundo da mente passa em sépia o filme das minhas próprias edições em aventuras gráficas com papel, lápis e borracha.Máquinas manuais e imprescindíveis noutros tempos.
Ter-se habilidade em seus usos requeria tempo e esforço, dedicação e perseverança, capricho, muito capricho.Os trabalhos escolares eram verdadeiros painéis artísticos, salvo exageros.Se uma letra titular saía torta, chegava a trazer suspiros desalentadores ao peito. Sim, porque nem todas as borrachas eram capazes de "editar" o erro acontecido. Havia as tais específicas para caneta que eram na verdade, desastrosas, manchavam mais que eliminavam o indesejável.Cada página de apresentação em trabalhos escolares tinha de ser impecável, afinal, mais que a nota da avaliação, importava a exposição do dito no mural da sala. Então, o esmero na apresentação rivalizava com a pesquisa de conteúdo, ambas detalhadas e caprichadas.Entre réguas, compassos, lápis e pincéis, normógrafos e figuras, ia-se compondo uma peça ilustrativa e clara sobre os temas pedidos pela professora.
Não tenho informação de como se dá tal atividade hoje em dia. As colegas na ativa, aqui da blogosfera, poderão me dizer como a prática se adaptou aos avanços tecnológicos, mas de antemão afirmo que, não há de ter o mesmo esmero cuidadoso de antes quando toda confecção exigia múltiplas habilidades dos alunos.



Um breve trecho do artigo do colunista Almandrade/ portalArtes, em: " Falar sobre a obra de arte"___ 


"A obra de arte é, muitas vezes, uma superfície para o olhar pretensioso do observador arremessar inquietações e localizar fantasmas. Se quem olha inventa realidades, quem escreve imagina no texto verdades suspeitas, que apenas aproximam ou interrogam o trabalho do outro. Recomenda-se ficar em silêncio, para se escutar o diálogo dos personagens que desenham a paisagem do objeto de arte. Eles fazem parte da memória da arte. Escutar o som que vem das cores, das formas e das linhas e os acordes de um movimento brusco de um pincel que deixa rastros, que marcam a certeza e a incerteza da mão..."







6 comentários:

  1. É impressionante ver A DESTREZA DOS PEQUENOS NO USO E MANUSEIO DESSES APARELHOS , FAZENDO, CRIANDO ARTES... também ACREDITO QUE HOJE ELES TEM MAIS OPÇÕES, MAS A CRIATIVIDADE ESTÁ MENOR! tudo É FÁCIL E PRONTO, NEM PRECISAM INVENTAR MUITO... BJS, LINDO POST! CHICA

    ResponderExcluir
  2. Atualmente o avanço da tecnologia facilitou muito para as crianças.
    Um abeoço.
    Élys

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, querida amiga Calu!
    O observador, o contemplativo, o leitor, o artista e o que visualiza a obra de arte são privilegiados em ter em mãos e no coração tanta riqueza a transportá-los por um mundo de imaginção supreendente!
    Edificante saber que passamos por um caminho árduo e vencemos!
    Hoje, tudo é mais fácil mas a vitória também existe pois os desafios são diários e sempre em ordem crescente... quanta superação de obstáculos os pequenos vão vencendo com galardão!
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Calu,
    Ainda recordo como era no nosso tempo, principalmente quando passávamos a escrita de tinta permanente e caia um borrão que tudo sujava como aqui chamávamos. Uma tragédia.
    Hoje até assinatura electrónica existe.
    Eu se fosse "governo;)) " (expressão irónica que usamos aqui) apostaria num ensino misto e penso que até é isso que aqui estão fazendo, embora sem certezas.
    Mas acho muita graça as crianças usarem já os termos técnicos como o seu netinho e a forma desenvolta como manuseiam as novas tecnologias.
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Ailime


    ResponderExcluir
  5. Ah..Calu...
    Acho legal a tecnologia, mas nada se compara a um desenho feito no papel, o prazer de deslizar o lápis, apagar, refazer....pintar...Nossa é bom demais para deixar tudo na base do clique!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Seu texto me levou a uma viagem, parecida com a sua. Me lembrei do quanto era sofrido fazer um belo trabalho escolar. Hoje, muitos trabalhos são apresentados em Power-Point. Possuem outro tipo de beleza. É a necessidade de adaptação. Muita paz!

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!