quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Tempos Modernos









Ao pular da cama ao toque do despertador, os olhos mal abertos encontram  a maçaneta da porta do banheiro e na semi-escuridão alcança todos os apetrechos em cima da pia, conduz a higiene pessoal no automático e entra dentro da roupa em minutos, saindo
acelerada do quarto rumo à cozinha.

Se esta descrição lhe trouxe alguma lembrança, não é mera coincidência.Esta rotina pertence a uma entre dez mil mulheres mundo afora e não é prerrogativa das executivas, não, estes passos não se aderem apenas a profissionais de carteirinha, abrange uma população feminina que está além das estatísticas oficiais, mas dentro dos relatos similares das mulheres de ontem e de hoje.

Além da sobrecarga conhecida  e reclamada, ainda temos de conviver com as frustrações diárias impostas pelas contingências da vida moderna.Corremos atrás do relógio, ou na frente, como preferirem, como maratonistas desgovernadas.Passamos grande parte do dia, entrando e saindo de filas, vendo a hora escorrer e os compromissos gritarem em nossos ouvidos que estamos atrasadas. Desculpa, é palavrinha fácil e repetida constantemente e o pior é que acabamos por acreditar que a culpa pelos atrasos é nossa.Nos cobramos mais que ninguém, nos testamos sem piedade, esticamos nosso limite até o quase impossível e ainda nos culpamos pela imprevisibilidade.Pode isso?

Passou da hora de fazer-se uma faxina nas prioridades.Quem já fez, meus aplausos.Quem ainda não, está em tempo.Equaliza a semana, o dia, as horas e seja generosa consigo mesma destacando que mesmo a mulher-maravilha precisa dum ritmo mais suave pra combater os malfeitores e cuidar de seu bem-estar.Outro dia minha dentista me confidenciou que pela primeira vez deixou marido e os dois filhos(grandes) a chamarem insistentemente e não foi correndo atendê-los imediatamente, ao que foi questionada em coro pelos indignados por terem sido ignorados por ela, que muito calmamente lhes respondeu que estava num banho de beleza, se cuidando e que este momento era só seu por direito( Yeah!).

Temos de parar de perseguir a nota dez, um sete ou oito são excelentes e tem peso e consistência do melhor possível. Amem-se, garotas!



"Que nossas agendas ( também as interiores) nos permitam muitas vezes a plenitude do nada sorvido como um gole de champanhe, celebrando tudo."
( Lya Luft)




¨¨**¨¨**¨¨





Imagem: tumblr/jr



13 comentários:

  1. Muito bom! É isso mesmo! Temos que aprender a priorizar! E dentre as prioridades, um tempo pra nós fazermos o que gostamos e não s´[o as obrigações, é IMPRESCINDÍVEL! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Amei Calu!
    Esse é exatamente o cerne de nosso trabalho. Rever agendas, prioridades, mudar estilo de vida para poder fazer alma.
    A alma, diferente do espírito, não vem pronta, ela é construída ao longo de toda a vida.
    A sensação de vazio e a epidemia de depressão que observamos vem justamente do fato de não haver nas agendas espaço para fazer alma. A citação da Lya diz tudo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Por incrível que pareça me encontro nesse contingente de correrias, afobações e muitas coisas sendo feitas ao mesmo tempo, Calu! E olhe que só cuido da casa, mas ultimamente não consigo mais ser como anos atrás em que eu tinha a quarta - feira de folga. Eu me dava de presente! Vc escreveu a verdade atual e com propriedade! Adorei ler-te! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ai Calu, eu sou o tipo de pessoa que coloca três prioridades no topo da minha lista: Primeiro eu, segundo eu e terceiro eu.
    Não mudo por causa de ninguém não, só se estiver pagando (e muito bem paga, o que não acontece nem em mágica) as minhas contas.
    Estava até comentando com a Taís Luso que não sou uma mulher normal, ou pelo menos, padronizada como a sociedade patriarcal insiste em padronizar.
    Eu acho que nem a mulher e nem o homem conseguiram acompanhar o feminismo.
    Porque o feminismo trouxe a independência, mas consigo, a tal dupla jornada que sou super contra.
    Para o homem, é claro, muito cômodo não evoluir e deixar tudo nas costas da parceira, inclusive as contas agora! Aí nessa hora da divisão eles são bem feministas né? Sacanagem.
    E a mulher, carregada de culpa que só ela, cede.
    Por isso eu me priorizo, como pessoa, como ser humano, independente do gênero.
    Beijos e boa noite de quinta-feira.

    ResponderExcluir
  5. Temos que aprender a conviver com essa rotina sem o ônus do stress, como é que a maioria dos homens faz?
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  6. Olá, querida amiga Calu
    Por incrível que possa parecer, hoje fui chamada e não respondi na hora mas me deu tanta vontade de voar logo em resposta... me contive... só voarei na Segunda...
    Um pouco pra mim... pra me cuidar e terminar o que é meu... aí sim, partirei ao encalço do semelhante que me necessita... Urge a elegância de servir com dignidade e alma lavada...
    Um post espetacular, como sempre!!!
    Vamos caminhar mais até lá... rs... (em resposta à foto da caminhada, amiga)...
    Nós merecemos... rs...
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
  7. Poxa, é mesmo!
    Acho que todas nós, somos assim, ligadas, fazemos muita coisa no automático, mas fazemos!
    Ultimamente, tenho sido menos exigente comigo mesma, me deixado usufruir do tempo, fico olhando o teto nas manhãs, um pouquinho, antes de dar o pulo definitivo para o dia.
    Precisamos disso para que a quintessência da vida seja curtida, juntamente com os afazeres diários.
    Tenha um lindo dia, querida amiga!
    muito beijinhos cariocas


    ResponderExcluir
  8. Oi Calu :) Sim essa correria toda faz as belezas do dia a dia ficar esquecidas, é triste as pessoas não ter tempo nem pra olhar o sol brilhando lá fora, um passarinho cantando, concordo com você se amar é dar prioridade para nós mesmos, linda mensagem!

    Amei estar aqui *-*
    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Oi, Calu, como vai? Que texto delicioso!!!! É impressionante como vamos nos envolvendo com as atribuições, acumulando responsabilidades físicas e emocionais, até chegar à sensação de que estamos em uma maratona - e muuuito longe da linha de chegada. Vez por outro re-arrumo minha rotina, mas quando percebo já estou envolvida novamente, e cansada, muito cansada.
    Hoje, quando fazia almoço (lasanha de abobrinha com carne moída), seguido da sobremesa (de banana caraelada) com a calma que o domingo pode dar, com o carinho que o preparo de um prato merece, mais uma vez invejei as mulheres dos anos 50, 60, que cuidavam da casa, dos filhos, do marido com carinho, aconchego e atenção... tenho um pensamento moderno, mas gostaria de ser uma esposa do lar. Seu texto me fez lembrar disso.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Uma realidade inquestionável Calu.
    Uma carga desenfreada incrementada em cada dia, sem discriminar formação e posição social.
    Guerreiras que merecem acionar o PAUSE.
    Belo texto e alerta.
    Abraços e boa semana de paz e alegria.
    Bju

    ResponderExcluir
  11. Ah! Calu , eu às vezes aperto o pause como diz o amigo Toninho. bjs

    ResponderExcluir
  12. Como são importantes essas experiências com a natureza, conhecer algo além das prateleiras de lojas e supermercados.
    Gostei da sua pesquisa. bjs

    ResponderExcluir
  13. Calu, já fiz pate desse rol (rss), em razão de trabalho. Hoje não dou tanta atenção ao relógio, salvo se tiver assumido algum compromisso, pois não me permito atrasos. Quando estabelecemos prioridades, conseguimos nos equacionar. Demora um pouquinho, mas a gente chega lá. Bjs.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!