segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Novas experiências - gostos e regalos






( flor da pitangueira)


Fim da tarde de domingo passado, liguei para a netinha que atendeu ao telefone toda apressada para não perder parte do filme que assistia pela milésima vez e muito menos a degustação das pitangas que ela e a irmã devoravam em frente à televisão.
___ Tô comendo pitanga, vovó!

Foram trazidas na volta do fim de semana num hotel-fazenda no interior do estado.As duas se esbaldaram nas brincadeiras, andando de charrete, vendo tirar leite da vaca, colhendo verduras na horta, essas coisas que criança de cidade acha que" dá" em supermercado já tudo embaladinho e, como deleite final foram para o pomar colher pitangas e jabuticabas.As primeiras fizeram mais sucesso.Gosto é gosto.Eu atacaria as jabuticabas, mas elas acharam o máximo aquela frutinha avermelhada parecendo uma abóbora em miniatura( elas que disseram isso).

Cada vez mais os pais estão procurando oferecer aos filhos experiências assim, uma autêntica lição de vida natural e simples em contato direto com as origens dos alimentos, manejos e preparos, além de permitir uma aulinha básica de botânica, peraltices e gulodices à solta; as meninas souberam que as duas espécies frutíferas são genuinamente brasileiras,e que cobriam quase toda a extensão da Mata Atlântica quando ainda era considerada"mata", porque hoje em dia, lamentavelmente, está deixando de fazer jus ao nome devido ao criminoso desmatamento de que foi vítima.Os poucos sítios que ainda restam pelas regiões sudeste e sul, enchem os olhos pela exuberância de suas espécies nativas, tanto flora quanto fauna.

Fui procurar saber mais sobre a pitanga lançando mão do tio Google e descobri coisas bárbaras sobre a fruta: possui vitaminas A,C e B2, cálcio, ferro fósforo e propriedades antioxidantes (uau).Seu fruto é popularmente usado como cicatrizante e antienvelhecimento.Diante disso vou ligar pra lá novamente e pedir que deixem umas frutinhas pra mim, ora pitangas!





Pitangueira 

Termina agosto. A pitangueira flora,
A umbela verde cobre-se de alvura.
E, antes que de setembro finde a aurora,
Enrubesce a pitanga, está madura.


Da flor o fruto é de esmeralda agora.

Num topázio depois se transfigura,

E, pouco a pouco, um sol de estio o cora,
Dando a cor dos rubis à carnadura.



A pele é fina. A carne veludosa,

Vermelha como o sangue, perfumosa,

Como se humana a sua carne fosse.


Do fruto, às vezes, roxo como o espargo,

A polpa tem um travo doce amargo,

O sabor da saudade amargo e doce.

( Palmyra Wanderley/in: Caderno de Poesia)



¨¨**¨¨**¨¨





Imagens: portalsaofrancisco.com




10 comentários:

  1. Olá Calu,

    Lembro-me de ter comido pitanga quando era criança. Nem me lembro do gosto. Pelas propriedades da fruta, que você pesquisou e descreveu, vale a pena voltar a saboreá-la.
    Acho muito importante esse passeio com as crianças, colocando-as em contato com a natureza e com coisas novas. Além de enriquecedor, devido aos aprendizados que decorrem de sua natural curiosidade, ainda são fantasticamente saudáveis.
    Dos versos da Pitangueira gostei especialmente do último, que define o sabor da saudade.

    Feliz semana.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Que amor devem estar tuas netinhas, bem falantes e sapecas! E sabem das coisas! Aproveitar o fds na natureza e trazer um pouco de lá pra casa. Lindo! Viva as pitangas, em versos e/ou com as propriedades descobertas no Dr.Google! beijos, linda semana,chica

    ResponderExcluir
  3. Adoro ver que alguns pais tem essa preocupação com os filhos, os meus netos também seguidamente passa por essas experiências. É muito legal.Tenho uma pitangueira no pátio de casa e meu neto(2 anos) adora comer "picanga o pátio, Vovó!"
    Abraço,boa semana!
    Sonia

    ResponderExcluir
  4. O tio Google é fantástico, não é? Também adoro essa carne veludosa e vermelha. Saudades das vossas frutas maravilhosas, que fazem sumos magníficos...
    Beijinhos, uma doce semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  5. Oi Calu, que experiência gostosa essa das suas netinhas…
    Aqui em São Paulo temos muitas pitangueiras nas ruas e nas praças, em quase todo lugar tem pitanga, só que elas são azedinhas demais. O suco fica ótimo.
    E espremer, fazendo um purê, passar na pele do rosto limpa e deixar 20 minutos, depois lavar com água fria. Vale por um peeling! Se for fazer, evite sair ao sol em seguida ou passe protetor solar.
    Bjs querida

    ResponderExcluir
  6. oi Calu

    Tudo que pudemos oferecer para os nossos filhos e netos é valioso.
    Correr,brincar, experimentar, compartilhar é bom demais.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Calu, muito engraçadas as suas netinhas e bem interessadas pelas coisas da natureza! Muito Importante mostrar para as crianças que as frutas e vegetais não nascem nos super's!
    Lembro-me de em criança, quando na minha aldeia as meninas de Lisboa iam lá passar férias fazerem muitas perguntas sobre o que dava o quê! Era muito divertido nós também bem pequenas a demonstrar nossa "sabedoria" campesina;))!
    Gostei de conhecer essa fruta e as suas propriedades!
    O poema lindo, muito elucidativo.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  8. Como são importantes essas experiências com a natureza, conhecer algo além das prateleiras de lojas e supermercados.
    Gostei da sua pesquisa. bjs

    ResponderExcluir
  9. Passeios mágicos para as crianças. E para os adultos também, que se encantam com o prazer delas nesse contato com a natureza. Hoje, nas cidades, pouco conhecem elas sobre as frutas e aprender ao vivo é bem melhor.
    Como é poderosa a pitanga, hem! Desconhecia todas esses seus benefícios. Ela não me era atrativa na infância (rss). Gostava de ver as jabuticabeiras, grandes e cheias daquelas frutinhas que as coloriam lindamente.
    Você encontrou um belo poema sobre a pitangueira! E muito bem construído. Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Que lindo Calu este contato das crianças com a natureza.
    Verdade esta procura das viagens aos hoteis fazenda e assim se permitir este contato direto com as coisas, que só veem nas prateleiras e ou televisão.
    Lembro que quando meu filho criança, fomos a Minas e no quintal de minha familia ele tinha medo das galinhas e pintinhos soltos, kkkk.
    Ah, as pitangas! Adoro.
    Um abração amiga.
    Bju no coração.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!