terça-feira, 21 de outubro de 2014

Meus olhos são sedentos







A história é contada de muitas maneiras, fiel ou manipulada, fantasiosa ou verídica, através da oralidade, dos registros, das lendas/fábulas, das fotografias e até das propagandas.Por isso ao ler uma destas representações da história me veio uma extensa imagem a partir dela.




" Se os seus olhos tivessem sede, o que faria? De certo atenderia o pedido deles!Mas os nossos olhos tem sempre boa vontade e raramente reclamam os cuidados que merecem. E é por isso que muitas pessoas não lhes dedicam a atenção necessária.Lembre-se de que seus olhos são indispensáveis em todos os instantes da vida e que em troca exigem tão pouco.Satisfaça-os! Dê-lhes um ambiente favorável, onde impere sempre uma iluminação ampla, correta e adequada.A sua luz é a vida dos seus olhos." 

Com esta apresentação a companhia de fornecimento de luz do Rio de Janeiro (Light), em 1939, buscava através dum texto um tanto poético atrair mais consumidores, já que ainda havia na época muitos relutantes ao uso da energia elétrica, principalmente, porque muitos acreditavam que as lâmpadas poderiam explodir em caso de alto aquecimento, logo, as campanhas de convencimento traziam até alertas quanto a saúde dos olhos que, submetidos à fraca iluminação dos lampiões caseiros sofriam sérios danos.

Mas, o que me chamou a atenção do dito anúncio foi mais que da época e do seu contexto histórico, o texto elaborado, lembrando os danos a saúde dos olhos e também fazendo uma analogia que dá o que pensar: se os seus olhos tivessem sede... e eles têm. Meus olhos têm sede de ver muitas e infinitas belezas.Os de todos nós, né mesmo? Nossos olhos sedentos querem ver maravilhas, serem as janelas enternecidas pelos fatos e atos engrandecedores da vida, serem as testemunhas das dádivas da natureza, das melhores horas, dos melhores gestos.Nossos olhos coloridos querem guardar o belo e o bom que há ao redor.

O que faremos com a sede dos nossos olhos? Iremos saciá-la, ora, dirão vocês! Só que não é tão fácil quanto parece.Nossos olhos andam sedentos há muito e esta conta só cresce, infelizmente.Nossos olhos andam quase desidratados pelas faltas recorrentemente desérticas, que racham os dias, os anos, a vida.Nossos olhos andam áridos de tanta secura de justiça, honestidade, respeito, integridade, cuidados e valorização da vida.Para saciá-los como merecem e precisam, eles não deveriam mais ver crianças em situação de risco de qualquer espécie, pessoas vitimizadas por toda sorte de infortúnios, idosos submetidos a ignomínias escabrosas, gente matando gente, matando bichos, matando a natureza, matando...Ah, como nossos olhos estão sedentos.Sabemos do que temos fome  e sede.Tomara sejam elas urgentemente saciadas.

Teus olhos estão sedentos de quê? 




¨¨**¨¨**¨¨





Imagens: olhar.uol
reclames do estadão 


16 comentários:

  1. Que lindo! ADOREI e aplaudo daqui!!! Lindo o texto dessa propaganda e faz bem refletir. realmente nossos olhos são sedentos.

    A cada fase, eles tem sede de alguma coisa.

    Na fase atual, os meus são sedentos de ver mais ternura no mundo, mais fraternidade, mais amor espalhado, verdadeiramente e não só no papo, de ver segurança, mas principalmente sedentos em poder fechá-los à noite e abri-los no dia seguinte por muito tempo ainda, até que tudo esteja completo o que preciso terminar...

    Lindo,Calu! bjs,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi, Calu!
    Os reclames impressos do passado tinham uma espécie de glamour por mais simples que possam parecer. Será que as pessoas eram mais exigentes? Atualmente tenho a impressão que tudo que chega aos nossos olhos, chega invadindo. O reclame que publicou merecia uma pausa, uma leitura e quem sabe, o acompanhamento de um café.
    A vida anda sombria e os olhos sedentos por luz. Que esses dias passem logo!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  3. Uma bela mensagem!. Meus olhos estão sedentos da verdadeira fraternidade no mundo, pois quandp ela acontecer a paz junto com ela virá.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Calu, que excelente artigo!
    Tudo está dito com a maior clareza e sem sombra de dúvidas que nossos olhos requerem alguns cuidados, mas a sede deles vai muito mais além do que possamos por vezes imaginar!
    Os meus estão sedentos igualmente do que tão bem refere!
    E essa sede só terminará quando todos esses factos forem erradicados!
    Parabéns por este artigo tão lúcido e brilhantemente apresentado como já é seu apanágio.
    Um beijinho,
    Ailime

    ResponderExcluir
  5. Temos essa mesma sede. Deve ser quase unânime.
    Infelizmente, mas também é essa escassez no olhar que faz muitos quererem modificar a realidade, regando-a à sua forma, ao seu jeito, ao seu dom.

    Apesar da propaganda acima ter um propósito totalmente consumista, há de se concordar que é bastante poética!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Ah Calu, este teu post dá o que pensar, meus olhos tem sede de tanta coisa…
    De beleza, de gestos de ternura, de silêncios e gentilezas, de horizontes amplos e caminhos sem fim.
    Paro por aqui porque a lista seria enorme
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. oi Calu

    O ser humano sempre quer mais, portanto estamos vivendo na vaidade.
    Nossos olhos sempre saciam por mais e mais.
    Precisamos ficar atentos.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  8. Quantas verdades e que forma poética de atrair.
    Meus olhos andam sedentos do respeito ao valor do ser humano e aí envolve tudo que vc listou.

    ResponderExcluir
  9. Calu, desejo uma ótima reunião para você e seu grupo, que seja fértil em idéias, criatividade, amor e alegria.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Um texto para ler e refletir. Quem dera pudéssemos um dia matar a sede de nossos olhos. Dar-lhes a justiça, ao amor fraterno de que eles andam sedentos.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  11. Olá Calu,

    Interessante essa campanha da Light que a inspirou tão lindamente e reflexivamente.
    Os meus olhos andam sedentos de tantas coisas... Sinto falta de ver a ternura nos olhares e gestos, sinto falta de ver sorrisos nos rostos fechados, de transparência, de verdades e, sobretudo, de amor. Para os cuidados da saúde dos olhos existem médicos, medicamentos, óculos e procedimentos diversos, mas para a sede de ver no sentido focado em sua reflexão não há remédio, senão, atitudes. Muitas, no entanto, fogem ao nosso poder e aqueles que detém o poder para melhorar os focos de nossa visão são cegos, que somente conseguem ver o próprio umbigo, infelizmente. Enquanto nada muda, vamos desfrutar das belezas que os nosso olhos podem alcançar.

    Belíssima reflexão.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. É mesmo! Fiquei aqui pensando naqueles tempos do início do século XX e as pessoas descrentes diante das novas tecnologias. Quase o mesmo dos dias de hoje, quando o ser humano tem descrença de tantas coisas, mesmo tantas coisas novas estarem por aí, persuadindo os corações e mentes.
    A minha tem sido de justiça, não é possível vermos crescer a maldade no mundo, tem que haver justiça entre os homens, já que evoluimos tanto nos últimos séculos.
    Ontem, indo de novo pro Rio de barca, pude observar como o ser humano sofre e de como a justiça não tem sido feita verdadeiramente para o povo, somente para os ricos ou para os fariseus que, fingem fazer algo, mas na verdade, estão longe da realidade do povo.
    um beijinho carioca e bom dia!

    ResponderExcluir
  13. Calu, a sede dos olhos vem do sentir. Ela busca satisfação na esperança, que falta como a água, utilizada sem responsabilidade. Atende aos anseios do coração. O pior é que, quando os olhos encontram algo que os poderia satisfazer e dar prazer, passam sem captar sua beleza. Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Calu:
    Olhos sedentos e famintos das mais variadas "iguarias".
    Na realidade paz & amor já seriam um bom começo para saciar nossos olhos sedentos.
    Seu post acabou me fazendo publicar algo semelhante lá no meu blog.
    Caso tenha sede de curiosidade, rsrsrsrs, basta acessar esse link:
    http://www.meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/2014/10/olhares-perspectivas-momentodereflexao.html
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  15. Teu PEDACINHO ficou lindo lá! Obrigadão! bjs, chica

    ResponderExcluir
  16. Olá, querida amiga Calu
    Meus olhos estão sedentos de paz no mundo...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!