segunda-feira, 26 de maio de 2014

Notícias do mundo de lá








No meio da tarde de ontem me chegou mensagem via zap-zap.Era da minha filha contando que havia perdido o trem de volta pra sua cidade.Meu primeiro impulso foi de consolá-la e foi nesse instante que apaguei tudo que começava já a escrever e recomecei outra mensagem: " Guarde tua bagagem no maleiro da estação e vá curtir mais um pouquinho o passeio.O que a princípio parece uma contrariedade poderá se transformar numa possibilidade."

Recebi um smile sorridente acompanhado do assentimento ao meu conselho, o que eu já desconfiava ser a decisão por ela tomada tão logo tenha passado sua frustração e, realizei a cena dela saindo da gare toda sorridente chamando a amiga visitada pra mais um passeio pela cidade no intervalo de espera pelo próximo trem; bem sei o quanto nos sentimos frustrados ante um imprevisto.Acho até que muitas vezes exageramos em nossos refinados planejamentos dos dias que,ao saírem diferentes,acabam nos frustrando por tabela.A possibilidade dum plano B é pouco ou nada prevista.

Confiamos tanto na infalibilidade que tomamos sustos enormes em situações que nos forçam a mudar o rumo.Fomos criados para acertar sempre e o erro nos inflige um sofrimento real.Lamentável, porque é mais que sabido que o erro é o caminho pra aprendizagem.Não dá para sermos cheios de certezas o tempo todo e precisamos conviver e aprender com isso.A falta de certezas completas provoca reflexões férteis e muitas das vezes é bússola necessária.

Alguma incerteza não se traduz como insegurança ou falta de firmeza nos propósitos, ao contrário, pode sim revelar-se uma mudança de rota,uma retomada de decisões antes engessadas por motivos desagradáveis.Quando o inesperado se apresenta simpático, o melhor é aproveitar o bônus e dar risadas.

A conversa que começou no post passado foi por aqui encompridada por causa do atraso da filha ao horário do trem,o que propiciou um aumento na largura desse tricô, dando linha pra mangas e pra outros arremates.



¨¨**¨¨**¨¨



15 comentários:

  1. Isso mesmo,calu! Estar abertos às mudanças de rotas de e em nossos dias vale a pena. De repente uma atraso, tanto pode provocar de bom! Sempre cabe uma lição, um aprendizado! Gostei de te ler! bjs,chica

    ResponderExcluir
  2. oi Calu

    As coisas nem sempre saem como a gente quer, e se desesperar e chorar não resolvem nada, temos que aproveitar cada situação.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Calu!
    É a tal inteligência emocional que demonstramos nas horas difíceis, imprevistos e desafios. Ainda tem um jeito de conduzir familiar. Acho que sua filha aprendeu direitinho!
    :)
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  4. A gente aprende com a vida essas coisas, né amiga? Mas, ainda fica mais fácil tomar decisões quando contamos com o apoio carinhoso da mãe em nossas vidas. Mesmo à distância, sua filha adorou sua forcinha pra ela e como a tecnologia nestes casos tem sido uma mão na roda!
    Bem como disse a Luma e você neste texto reflexivo, nossa inteligência emocional deve ser usada nestes momentos para não se abater e tocar a vida em frente.
    Um beijinho carioca.


    ResponderExcluir
  5. Nesses momentos, a melhor coisa é ter calma, porque o desespero só complica as coisas e não nos dá oportunidade para discernir uma solução. A gente cresce muito com essas situações.
    Obrigado pela visita.
    Abração.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Calu, o sentimento de frustração muitas vezes torna-se insuportável. O que esperamos não acontece, e nossos planos vão pro brejo - pelo menos no momento, no dia. É difícil desarrumar nossa cabeça, era para dar tudo tão certinho, não?
    Adorei a abordagem, um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Olá Calu,

    De fato, qualquer mudança inesperada da rota costuma nos desestabilizar, frustrar ou irritar. Deveríamos aprender a olhar para o lado bom dos acontecimentos inesperados e transformá-los, como você muito bem argumentou, em possibilidades. Além do mais, sou partidária do entendimento de que contratempos podem chegar para nos livrar de algo desastroso. Pensando por esse lado, eu mesma me consolo. Certa vez, atrasei-me bastante para chegar ao aeroporto e perdi o avião. Meu marido começou a discutir com os atendentes da companhia aérea, que insistiam que não poderia haver mais embarque, pois o avião já se preparava para a decolagem. Eu tentava acalmar meu marido (só eu iria embarcar), que estava irritadíssimo. Aí brinquei com ele dizendo: 'sabe lá se esse avião vai ter algum problema no ar?''. Claro que o argumento não o acalmou, mas eu fiquei super tranquila e esperei o próximo voo, passeando pelo aeroporto. Precisamos ter jogo de cintura diante dos contratempos da vida.
    Você foi muito sábia em suas considerações.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Na maioria das vezes não temos mesmo o plano B e assim vem esta sensação de angustia.
    Já vivi algo semelhante e com produtos perecíveis na bagagem. É preciso ter um bom humor e cabeça fria para reinventar o momento para não viver um "Bad day"
    Uma boa semana Calu.
    Carinhoso abraço

    ResponderExcluir
  9. É Calu, a vida é cheia de imprevistos, se soubermos tirar proveito deles, fica tudo mais leve.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Como é dificil mudar o rota, buscar novas formas diante do inesperado. Isto nos mostra como vivemos "alienados" ou seja, na realidade nada é igual , tudo se move, e nós vivemos como se tudo tivesse um plano certeiro.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Calu, como gosto e sou ligada em palavras, é nelas que primeiro me fixo quando venho aqui ler os seus textos. E fico maravilhada, sempre, com o seu talento! Parabéns. Agora, ao tema. --- Que forcinha você deu para sua filha hein? Encarar os imprevistos, a gente até fala e ensina os outros, mas aprender mesmo, é com a vida! Você, 'escolada', acionou rapidamente sua inteligência emocional e foi direto no ponto. E deu uma bela dica para sua filha! A oportunidade estava ali, à disposição. Com certeza, esse jogo de cintura, tua filha aprendeu. Acho que a gente tem dificuldade em aceitar esses fatos inesperados que a vida nos põe na mão, porque enfiamos na nossa cabeça que tudo tem que ser assim e assado. E, na presença de um fato novo, que impede nossos planos, bom, aí a gente fica sem saber o que fazer. Cadê nossas inteligências múltiplas? Hora de acioná-las e chamar algumas para o front.
    Bjs
    Marli
    Blog da Marli

    ResponderExcluir
  12. Que tricô mais lindo este em palavras entremeadas! Amor e sintonia de mãe e filha distantes e tão unidas pelo coração e pela tecnologia.
    Pouco e nada previsto os imprevistos. Uma arrogância que nem percebemos: achamos estar no controle de tudo, sempre e por isso os "tombos" costumam ser grandes. Uma dose de flexibilidade resulta certamente em menos sofrimento!
    Beijo Calu.

    ResponderExcluir
  13. Tomara a sua filha tenha aproveitado o passeio, apesar do imprevisto.
    Te desejo uma ótima tarde, Calu
    Beijinhos e o meu carinho
    Verena e Bichinhos



    ResponderExcluir
  14. Boa noite Calu, sempre um aprendizado ler as suas reflexões!
    Esse conselho que deu para sua filha serve também para mim que por vezes ainda não sei descontrair dos revezes da vida!
    E já agora desejo que sua filha tenha aproveitado bem esse atraso do comboio!
    Um beijinho. Ailime

    ResponderExcluir
  15. Também sou adepta de que os imprevistos podem nos surpreender pela positiva.

    beijinho

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!