segunda-feira, 19 de maio de 2014

Duas palavras e uma questão








Fica a questão: tem consciência, o coração?


Que "ele" tem razões que a própria razão desconhece* é de conhecimento público mas, será que essa tal razão se traduz por uma consciência distinta?Segundo a Larousse ( sim, ela ainda existe),o significado de consciência compreende ter-se noção da própria existência e da do mundo exterior; faculdade mental que permite a percepção daquilo que se passa dentro do ser humano ou em seu exterior.

Avançando para além dos verbetes, indo pelas veredas dos sentidos, ouvimos dizer que o coração não só tem razões particulares como também uma língua universal que não precisa de símbolos gráficos para fazer-se entendida e querida por qualquer pessoa em cada canto do mundo.Quando fala o coração, todas as bocas se calam, todos os olhos marejam, todas as emoções afloram desabrochando almas e acalentando o viver.

Se "ele", o coração, tem consciência desse poder transformador é a pergunta que fica, porém,  permitindo que as opiniões aconteçam e que a salutar interação traga à baila todos os ramos desta questão: tem consciência , o coração?

Para os grandes pensadores de todos os tempos, a consciência tem muitas roupagens, vaidosa busca apresentar-se sempre conforme pede a ocasião.Seja numa veste empírica, ou num traje transcendental, sua elegância se define na teoria e na prática, atenta ou distraída em figura presente e nem sempre polida.Pode ser fada ou bruxa-má, conselheira ou atiçadora, boa ou má companhia... mas, que negá-la como  regente tarimbada que conduz a orquestra da mente, é tarefa quase impossível.

Mas, há muitas outras possibilidades que chegam pra suavizar a seriedade, motivando todo mundo a entrar nessa conversa, trazer sua razão e abrir a emoção que o tema desperta.Foi  assim  que os convites feitos pela Chica ( Aqui) e pela Anne Lieri  (Aqui) me fizeram puxar o assunto, juntar as palavras-tema e encompridar essa prosa sobre a consciência do coração ou o coração da consciência.




"Há sempre alguma loucura no Amor, mas há também sempre um pouco de razão na loucura!"
F.Nietzsche



"O essencial é invisível aos olhos, só se vê bem com o coração!"
Exupéry 



¨¨**¨¨**¨¨


(* Pascal)

19 comentários:

  1. Gostei, uniu os dois temas e deu um texto lindo, reflexivo!
    Coração e Consciência - duas palavras fortes, mas que geralmente não se casam, pois quem vê tudo pelo coração, não usa a consciência como deve.
    um abraço carioca


    ResponderExcluir
  2. Nem me surpreendo mais aqui! Sempre consegues falar e escrever maravilhosamente e uniste perfeita e corretamente os dois temas>coração e consciência! Adorei! Obrigadão e fico feliz em estar junto à Anne e ver tanta gente brincando! beijos, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  3. A princípio as duas palavras parecem que estão fadadas a jamais se encontrarem, caminhando paralelas. Mas, lendo seu lindo texto, vejo que elas não são retas e sim curvas que se entrelaçam harmoniosamente. Parabéns por ambas participações!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Calu,arrasou com esse texto! Juntou duas palavrinhas que dão o que pensar ....rss...e a Chica e eu nem combinamos!...rss...Penso que o coração nem sempre tem uma boa consciencia,pois vai muito pela emoção que ás vezes cega a gente. bjs e boa semana,

    ResponderExcluir
  5. Oi Calu! Bom é quando o coração traz à consciência as cores do inconsciente. Ah, se aprendêssemos a ouvir mais o coração! Meus parabéns pela sua participação. Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Escrevestes lindamente, Calu
    Vim agradecer a "toada" fiquei muito feliz!
    Um grande abraço e o meu carinho,
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Calu, existem várias consciências no nosso corpo, mas não necessariamente associadas ao pensamento racional. O coração tem um campo eletromagnético que muda de acordo com o estado de alma e é capaz de afetar o campo cardíaco de pessoas que estejam até 4 metros de distância! Podemos perceber isso através da intuição e das sensações. Por exemplo, quando entramos num ambiente e sentimos um desconforto ou mesmo o contrário, quando entra alguém num local e imediatamente o “clima" muda para melhor.
    Este assunto é muito interessante…
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Um belo trabalho de inteligência e sabedoria Calu.
    Aliar o coração à consciência é mesmo algo complicado e difícil.
    Parabéns Calu pela criatividade.
    Uma linda semana a você.
    Meu carinhoso abraço de paz e luz.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Calu!
    O coração precisa ter consciência para existir o ser.
    A consciência dos sentidos + cultura + família = a formação do ego. É quando a pessoa toma consciência do corpo, se distancia do divino (inteligência) e ganha força os acondicionamentos mentais (sentimentos).
    Quando conseguimos estabelecer uma harmonia entre o ego, a mente e o Ser, a consciência do coração (sananda) desperta a essência do eu.
    “Dentro do coração, em uma pequena cavidade, repousa o universo.Um fogo arde aí, irradiando em todas as direções” (Mahanarayana Upanishad. XI:9-10)
    Corações coerentes se comunicam em uma linguagem onde os batimentos deixam de ser ritmos mecânicos da vida.
    Será que eu consegui me fazer entender?
    :D
    Beijus,

    ResponderExcluir
  10. Olá,boa noite, Calu
    ficou lindo o texto e a prosa com a junção das duas palavras chaves....essencialmente,confiando na intuição e reconhecer que a verdadeira origem de nossas reações emocionais não está no que ocorre no exterior, senão em nosso interior, fará com que as perguntas , quando não sabermos o que fazer, sejam dirigidas ao coração e não à consciência...
    Obrigado pelo carinho, bela semana, beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá Calu, os seus textos são sempre extremamente interessantes e neste caso uniu de forma brilhante consciência e coração! Agora, quem comanda o quê? Difícil, mas vou arriscar dar a minha humilde opinião! Será que na hora da verdade as consciências, mesmo as mais marotas;)) não se deixarão levar pela emoção depositando no coração gotas de humildade, carinho e amor? No fundo consciência e coração se entrelaçam. Um beijinho e muito obrigada pela visita lá no sinais. Ailime
    (Será que vi bem a questão?)

    ResponderExcluir
  12. Calu, querida, que prazer estar aqui. Sempre!
    Como vc está?
    Puxa, confesso que nunca tinha pensado na possibilidade de o coração ter consciência, visto que mtas vezes ele parece entorpecer nossa razão, consciência...
    Eu, particularmente, sempre pensei assim: "preciso deixar meu coração falar/se manifestar, mas estar atenta se ele está me fazendo fugir à razão".
    Aí é que entra a tal da ponderação. ;-)

    Eu já disse que vc é incrível?
    Bjs em seu coração, amiga!
    Deus abençoe!
    Meu Doce Lar
    Fanpage
    Twitter
    G+

    ResponderExcluir
  13. Meu coração é menino e se recusa a crescer, amadureceu à força e depois trancou a razão não sei onde , algumas vezes vou buscar. Belo texto Calu
    Meu beijo

    ResponderExcluir
  14. Olá Calu, estou passando para conhecer seu blog!
    Amei o texto!
    Já estou seguindo você, se quiser vir conhecer meu cantinho vou ficar muito feliz com sua visita!
    Desejo um feliz restinho de tarde!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Oi Calu!
    Muito obrigado pela visita!
    Tenha um bom dia!
    Bjs do Neno

    ResponderExcluir
  16. Você foi fundo Calu! Fiquei aqui filosofando e cheguei a conclusão que o coração não tem consciência, mas a consciência tem coração! Bela participação! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  17. Oi Calu!
    Assunto muito bom, interessantíssimo, com muitas vertentes. Trago aqui a que me parece mais 'prática' para o momento: o coração sem a consciência não é nada. É pelo despertar da consciência que se descobre o self, a essência do Eu, a nossa verdadeira identidade e as nossas emoções [o coração]. É a consciência que nos possibilita a convicção da existência de algo a mais, além do corpo e da mente, do certo e do errado. Em resumo, é a consciência que nos 'apresenta' o coração [leia-se emoção].
    Bjs
    Marli
    Blog da Marli

    ResponderExcluir
  18. Adorei, um texto muito consciente, dá asas para reflexão, eu acredito que o emocional representado pelo coração e a razão pela consciência devem andar equilibrados sempre, simplesmente o coração não justifica uma ação, ela nada vale se quem a faz não a fizer com a consciência voltada para isto, coração e consciência devem estar equilibrados, de preferência com as Leis do Amor Universal, que deve reger todas as ações, beijos e agradeço tua visita, já vou levar teu blog para os preferidos, tudo lindo por aqui, bjos Luconi

    ResponderExcluir
  19. Linda junção que gerou excelentes reflexões. bjs

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!