quarta-feira, 14 de maio de 2014

A suave prática do "chaísmo"









O “chaísmo” é um culto que se fundamenta na veneração da beleza em meio à sordidez dos acontecimentos diários. Incute a pureza e a harmonia, o mistério da caridade mútua, o romantismo da ordem social. É essencialmente a veneração do imperfeito, uma tentativa singela de conquistar o possível em meio a esta coisa impossível que chamamos de vida. 


Estive bem próxima de curtir nos detalhes a declaração acima. Explico: meu filho me disse no domingo passado, que estava em dúvida sobre o presente para o dia das Mães.Seu primeiro impulso foi o de entrar numa livraria e procurar por um livro que fosse de meu agrado. Depois de ocupar por bom tempo a disposição do atendente, não se deu por satisfeito com as sugestões deste e, foi já na saída que bateu os olhos numa bela publicação sobre chás.Sabendo que sou fã da bebida e estou sempre atrás de sabores e aromas para a infusão, ficou tentado a comprar o livro, mas aí minha nora achou outro presente e o convenceu pela escolha dela ( snif).

Tudo bem, longe de mim ser ingrata.Presente carinhoso é chafariz de alegria respingada.Amei toda a comemoração, porém confesso que fiquei com um gostinho desejoso daquelas páginas não lidas.Fui xeretar pela net e achei o dito: O Livro do Chá, de Kakuso Okakura, publicado em 1906, traz como principal intuito apresentar aos ocidentais a importância do cerimonial do chá. 


"No líquido ambarino contido em porcelana marfínea, o iniciado é capaz de tocar a doce reticência de Confúcio, a malícia de Lao-tsé e o aroma etéreo do próprio Sakyamuni." 





Apreciar uma xícara de chá remonta á história das civilizações.Na Europa tornou-se sinônimo de requinte e no Oriente é considerado cerimônia ritual: a hora do chá.Uma ou mais horas em que podemos ou sós ou em boas companhias, desfrutar de bom papo numa deliciosa pausa no dia. 





É claro que eu não vou me contentar só com a fragrância do livro.Vou tê-lo em mãos tão logo consiga andar livre e com ligeireza novamente, o que espero aconteça na semana que vem.Até lá vou bebericando  meu chazinho com calma por aqui. 
Estão servidos ?
:)



¨¨**¨¨**¨¨ 





Fonte:homoliteratus.com

12 comentários:

  1. kkkk desculpe mas tive que rir, tem sempre uma nora p atrapalhar kkkkk, que bacana a explicação, não conhecia Calu esse termo Chaísmo, muito interessante, de fato tomar um chá é um ritual mesmo, coisas que por aqui não fazemos mais, uma pena! O que houve com vc? está com algum problema de saúde? Espero que esteja tudo bem! Bjosss

    ResponderExcluir
  2. Aceito sim, pois também sou adepta de um bom chá!
    Já experimentou com livro? Sim, chá e livro, fazem uma combinação perfeita!
    Podemos estar a sós com nossa bebida e leitura ou dividir a prosa entre trechos e bebericadas!
    tim tim : )

    ResponderExcluir
  3. Espero que possas novamente andar e ir à livraria buscar teu livro e então, saborear cada GOLE DELE,RS,...BEIJOS,CHICA

    ResponderExcluir
  4. Calu, agora fiquei com água na boca.... do chá e do livro.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Calu!
    Logicamente estou servida: da resenha do livro (que aguardarei) e de uma xícara, de borda bem fininha, com chá fumegante, pelando a língua.
    Deve vir levemente adoçado à rapadura. Pode ser de melissa, alfavaca, erva doce ou hortelã, meus favoritos. Para mim, não misture aromas, gosto da limpeza de sabor!
    Ah! O Chaísmo como filosofia, apesar de desconhecer o termo, ainda é aplicado nas comunidades rurais. Vejo pelo estilo de vida peculiar dos primos roceiros. Até dinheiro se emprestam mutuamente.

    Tenha um excelente dia!

    ResponderExcluir
  6. Um ótimo chá/livro para você, Calu
    O que houve?
    Você se machucou?
    Lindo tarde, querida
    Beijinhos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  7. Um chá cai sempre bem , aceito com gosto!

    "chaísmo" desconhecia este termo, agora virei fã :)

    beijinho

    ResponderExcluir
  8. Olá Calu, o chá essa sublime e deliciosa bebida que como diz sabe sempre bem sós ou em boa companhia! Aqui nos lanches de inverno não os dispenso bem quentinhos (para aquecer a alma como costumo dizer) e durante o resto do ano vou variando e os tomo frios!
    Desejo que recupere bem rápido para poder adquirir esse livro que deve ser bem interessante! Beijinhos, Ailime

    ResponderExcluir
  9. Calu, eu também gosto muito de chá e costumo sempre ter aqui em casa. Já bebi com mais frequência, mas com esse calor daqui, fui deixando de lado. Mesmo assim, o chá mate gelado é uma excelente opção para refrescar.
    Depois desse post, fiquei animada pra retornar a apreciação de chá. E esse livro aí, bem curioso.
    Bom fim de semana
    Xeros

    ResponderExcluir
  10. Oi Calu,

    Eu também sou adepta do chaísmo e o pratico diariamente…é um ritual que me traz serenidade.
    Eu tenho esse livro há muitos anos, quanta delicadeza encontrei nele, o ritmo das palavras, as imagens, tudo nos aquieta e traz para o momento.
    Que belo presente você ganhou!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Calu,que achado esse livro,não? Deve ser muito interessante! Bjs,

    ResponderExcluir
  12. Oi Calu gostei das informações sobre o chá, O oriente nos apresenta o mundo e o que nele existe de uma forma mística e eu gosto disto.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!