quinta-feira, 10 de abril de 2014

Fractais de gentilezas espontâneas










" A importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós."
Manoel de Barros


Apesar de sermos sufocados pela enxurrada de fatos lamentáveis pra todo lado, ainda assim conseguimos abrir a janela e recebermos um sopro de ar puro, um facho solar luminoso a nos motivar para o otimismo e para a fé que cultivamos nas pessoas.Ontem vivi essa constatação ao ser acudida por um distinto desconhecido ao me ver sendo abordada por um morador de rua de maus modos que insistia em seu pedido aos berros pela faixa comercial da rua.Dei-lhe os trocados que tinha, mas ele não se dava por satisfeito.Disse-lhe que se encaminhasse para a secretaria de serviço social da cidade, mas ele não me dava ouvidos.Foi aí, que este senhor distinto se interpôs entre eu e o dito morador pedindo-lhe que seguisse meu conselho e tomasse o rumo indicado.Agradeci muitíssimo a gentileza espontânea e segui meu caminho tomada pela boa sensação de que vale a pena acreditar no outro e no que de melhor existe.

Tenho visto em diferentes sites pela web muitos registros de gentilezas espontâneas que fazem a enorme diferença entre um dia triste e um dia alegre.Cada vez mais cresce o desejo de mostrar-se o lado positivo que há no mundo; é quase uma urgência que se coloca diante de tantas tristezas e descalabros acontecidos.Faz-nos bem saber do bem feito.Isso ressalta em nós a validade de nossa fé no humano, de nossa busca por uma prática solidária, por uma vida irmanada no bem e no bom.

Mais um exemplo é dado pela produtora cultural e artesã gaúcha Nonô Joris, que tem dedicado uma parte de seu tempo para alegrar e deixar mais cheiroso o dia das pessoas que passam por sua porta na capital sulista, onde encontram gratuitamente enfileiradas no muro mudinhas de manjericão plantadas em caixinhas reutilizadas.Simples, fácil e carinhosa gentileza que dão sorrisos aos rostos e calor aos corações.





A simpática prática incentivada por algumas cafeterias da cidade em deixar-se um cafezinho pago para o próximo cliente, beneficamente se espalha e ganha outras modalidades, como: deixar-se moedas presas na máquina de refrigerantes, uma flor de uma banca-floricultura...Nesta semana, um cidadão exemplar achou na rua um boleto de conta juntamente com o dinheiro referente.Percebendo o que havia acontecido ao dono(a) do achado, dirigiu-se a casa lotérica e pagou o documento.

Nas diversas maneiras de espalhar-se gentilezas encontramos uma espiral crescente de boas novas pelos mundos: real e virtual.Por aqui, estamos às vésperas do bookcrossing blogueiro e, além disso há uma intensa e benéfica movimentação de gentilezas e carinhos que nos abrilhantam os dias.

Destaque vc também, as gentilezas que recebe e as afixe no painel de teus dias mais luminosos.



¨¨**¨¨**¨¨ 




Imagem: catracalivre
nonô joris. com.br/arte e produção


17 comentários:

  1. Olá Calu,
    A campanha de deixar um cafezinho pago eu já conhecia. Achei lindo a iniciativa desta artesã em espalhar carinho através de mudas de manjericão. E devo dizer que, num dia em que só se vê e lê tanta coisa ruim acontecendo por todo lado, quando eu soube esta história do rapaz que encontrou os R$ 600,00 com a conta a ser paga e generosamente se pôs no lugar de quem os perdeu pagando o boleto, este ato me fez abrir um sorriso enorme!
    Um lindo dia a ti.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Gentileza a magia da vida mais leve e alegre e assim com cheiros.
    Ótimas observações e postagem estimuladora.
    Grato pelo rastro maravilhoso poético deixado em minha pagina, que já inseri.
    Um carinhoso abraço Calu.

    ResponderExcluir
  3. Olá Calu,

    Seu texto constitui uma verdadeira evocação à pratica da gentileza. Difícil lê-lo sem, de imediato, despertar para o valor dos pequenos gestos, que engrandecem o ser humano e que afagam corações. A frase "gentileza gera gentileza' traz uma verdade insofismável. Com pequenas atitudes no bem, vamos disseminando o amor e a prática da caridade. Há muita bondade no mundo, mas mostrá-las não dá ibope. Se belos gestos fossem divulgados seria muito mais fácil formar uma corrente do bem. A mídia somente se preocupa em falar sobre crimes, roubos, drogas, etc, ou seja, em explorar a parte feia do mundo, o que leva à desesperança e ao medo.
    Se falamos no bem, sobre o bem e praticamos o bem, os corações se abrem para a esperança e passam a acreditar no próximo e num mundo melhor. Parece que quanto mais se divulga o mal, mais ele é fomentado. Acredito que o mesmo aconteceria com o bem, pois todos nós desejamos uma vida de paz, solidariedade e fraternidade.
    Pratiquemos a gentileza em cadeia e uma nova luz se acenderá no mundo.

    Parabéns pela postagem.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Calu, quão importante a tua postagem a nos resgatar da enxurrada de notícias ruins que circulam por aí.
    As delicadezas, gentilezas, o lado bom existe e é contagiante! Tão bom saber que cada vez mais pessoas estão espalhando essas sementes. Que a gente possa fazer parte no mundo real e virtual dessa corrente que só aumenta!

    Obrigada por me indicar para semear uma poesia! Assim que o fizer te aviso.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Achei maravilhosa a gentileza dos vasinhos dessa senhora daqui de Poa e daquele caso citado, maravilhoso! Adorei saber e ando precisando ver gentilezas ,muita, muita e muita.Estou simplesmente demolida, cansada, quase nem me reconheço. de tantas incomodações que estamos enfrentando com quem NUNCA imaginávamos e, sinceramente, temos CERTEZA, não merecemos. Mas... a vida dará o troco, sem dúvida , isso se tivermos tempo de assistir!
    Pena. Assim, ver gentilezas fora, como as que recebo aqui nos blogs, me faz bem! bjs,chica

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho um sonho de ver muitas gentilezas ainda na minha vida, e consequentemente na dos meus semelhantes.
    Adorei o texto e reflexão.

    ResponderExcluir
  7. Calu:
    As pessoas estão sedentas por esse tipo de atitude.
    É preciso que a bondade, a doçura e a gentileza superem as coisas negativas.
    E nem é necessário que sejam grandes gestos, basta um sorriso pra iluminar o dia de alguém.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  8. Calu, uma pessoa gentil está sendo uma raridade de encontrar, infelizmente. A correria da vida (nada justificável) está deixando as pessoas apressadas, irritadas, impacientes. Mas, ainda bem, nem todos agem assim e podemos "topar" com gente elegante e gentil todo dia.
    Não dizem que "gentileza gera gentileza"? Então, fazendo a nossa parte, certamente atrairemos pessoas gentis. E mesmo que assim não seja, teremos sido melhores mais um dia.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Gentileza gera gentileza, pena que as pessoas não estão acostumadas com isso

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  10. Olá, querida Calu
    Sabe, amiga, cada comentário que recebo nos blogs são para mim como gentilezas de várias pessoas e não deixo de ter uma gentileza que seja diária... afinal são 15 blogs... me fazem muito feliz... só vendo!
    Escrevo porque gosto, independente de comentários mas quem vem, e são sempre muito bem vindos e enternecem o meu dia...
    Pequenas delicadezas tornam meu dia muito melhor...
    Fixo-as nas paredes vivas do meu coração... ele ganha alma nova... alonga os meus dias...
    Bjm fraterno e quaresmal

    ResponderExcluir
  11. Olá Calu!
    Parabéns pela postagem!
    Urge que pratiquemos a gentileza, uns com os outros, que façamos disso um hábito, a regra geral, o senso comum. Seu texto nos convida a essa prática, que chamo de pirlimpimpim, lembra da sininho? Sempre lembro dela quando o assunto é a mágica de todos os dias, esses pequenos gestos, que enobrecem e nos gratificam como pessoas e seres espirituais - seres alados. E porque não? A gentileza nos faz voar!!!!! Pratiquemos a gentileza, e o efeito dominó acontecerá! E será maravilhoso! Bjs Marli

    ResponderExcluir
  12. Olá Calu,
    Uma coisa muito certa é dizer que a gentileza gera gentileza e através de gestos tão simples e pequenos alguns corações mudam de rumo e se abrem para outros gestos de amor e cumplicidade.
    No meio de tantas confusões do dia a dia é gratificante ver pessoas gerando momentos de ternura.
    Que venham dias melhores e que as gentilezas se multipliquem para abrir muitas janelas e portas por esse mundão afora.
    Beijos mil

    ResponderExcluir
  13. Como diz o Roberto Carlos: O bem é maioria e eu tb acredito nisso apesar de tantas coisas tristes que acontecem no mundo. Seu texto é único,Calu! Maravilhoso! bjs,

    ResponderExcluir
  14. É verdade, minha amiga, como a gente anda carente de gentilezas entre nós, o povo brasileiro!
    De vez em quando eu beijo alguma pequena coisa e me encho de esperanças também. Imagino que tenhamos que chegar ao fim deste processo tão duro e frio, para reflorescer uma nova mentalidade, só peço a Deus que nos permita viver para ver.
    Um beijo minha querida e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  15. Cada dia tem o seu segredo: delicioso, mágico.
    é isso que nos estimula a sonhar
    e a depositar nossas esperanças no amanhã,
    sabendo que, o hoje é uma fonte .
    Acredite no Tempo, na Amizade,
    na Sabedoria, e principalmente no Amor.
    Que Deus abençoe seu Domingo.
    Beijos no coração afagos na alma.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  16. Calu, é mais comum lermos notícias sobre fatos desagradáveis, logo divulgados com indignação, que os outros, aqueles que estimulam o ser humano a abraçar a gentileza como companheira de vida. Exemplos geram novas condutas da espécie, em ambos os sentidos. Quando se toma conhecimento de algo desagradável, logo outro vem anunciado. E quando se noticia o agradecimento por um gesto de cortesia, estimula-se os demais a praticá-los. Uma excelente postagem. Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Esses pequenos gestos nos fazem continuar a acreditar no ser humano. Também vi um projeto esses dias um projeto no RS em que as pessoas deixam moedas para que outras que não têm condições possam pagar a passagem de ônibus.
    Bom domingo!
    Rosa

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!