sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Cores - claridades e névoas








Tenho de parar com a teimosia e aceitar as evidências de que não leio sem os óculos.Bobagem ficar insistindo no que não dá certo, mas acho que por impulso ou até mesmo preguiça de pegá-los na bolsa vou trocando letras, trocando números e capengando na leitura.Ao receber na semana passada a conta de luz, fiquei alegrinha com o valor, embora tenha estranhado um pouco, afinal janeiro foi um mês de altos gastos, mesmo assim acreditei no que via e fui pro banco pagá-la.Ao por os óculos vi desiludida que a tal era dez vezes mais o valor que eu havia lido anteriormente, ai, ai...Boba, eu, não?

Essa mania de carregar nas tintas claras pode embaçar a percepção e nos fazer cair das nuvens, mas que é tentador,ah, lá isso é. São tantas obrigações, atenções, atendimentos que mal sentimos as névoas que nos nublam as vistas e seguimos ligados(as) no piloto automático dos dias frenéticos.O inconveniente é que podemos ser acometidos(as) duma cegueira temporária e como não dispomos das habilidades daqueles que sabem conviver e superar esta deficiência com naturalidade, ficamos á deriva sem perceber, insistindo em remar pra praias inacessíveis.

Quando nos agarramos com exagerada convicção à teimosas certezas corremos o risco de borrarmos todo o painel e, ainda por cima acharmos que estamos criando uma obra-prima, mesmo que vozes amigas venham querer nos apontar as discrepâncias, ficamos cegos e surdos a tudo e a todos segurando nossa venda com firmeza.Teimosia pura!

Lentes rosadas são necessárias, sim, senão desmanchamos em pálidas e destoantes cores perdendo o tom da esperança, mas temos de alterná-las por umas transparentes que farão o panorama mostrar-se mais claro. 

** 


" Gosto das cores, das flores, das estrelas, do verde das árvores, gosto de observar.A beleza da vida se esconde por ali, e por mais uma infinidade de lugares, basta saber, e principalmente, basta querer enxergar..."
( Clarice Lispector) 


**


Pra quem ainda não conhece sugiro a leitura de "Flicts"( literatura infantil) de Ziraldo.Boas descobertas à vista. 


Tenham um colorido fim de semana:) 



16 comentários:

  1. Essa leitura de Ziraldo é inspiradora!
    E entre névoas e óculos na bolsa, você foi feliz por uns dias, por dígitos a menos!
    Equilíbrio é a melhor dose entre as lentes rosadas e as transparentes.
    Um bom dia por aí! Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Calu!

    Texto lindo de boas reflexões...
    Enxergar cores faz bem pra alma e distribuí-las então... É quase uma obrigação, é quase oração, é arte!
    Sobre as névoas... concordo com tudo o que escreveu. Mas vez outra, deixar as coisas embaçadas, dependendo das situações, faz um certo bem. Mas que fique claro que só de vez enquando, assim, quase nunca : )
    Beijos, amada!

    ResponderExcluir
  3. AMO Flicts!
    E AMO muito tb e recomendo nessa paleta de sugestões, cores e reflexões: O planeta lilás
    Livro de minha infância que tem história de vida para mim
    Comprei um de cada depois de grande e dei um Planeta lilás a minha tia com meu agradecimento pois ela fez do livro uma peça infantil e fui a flor escondida dentro do livro e na época tive o sentimento de apenas falar uma minima frase sem importância no final, a qual ficou gravada pela minha adolescência e vida adulta quando me dei conta que fui a personagem principal.


    Muitas cores leves, fortes, seguidas, misturadas, separadas, lisas, estampadas, em nossas estradas.

    Segue em sintonia mais Clarice para fechar com filosofia:
    "Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho" Clarice Lispector

    Alegria para seu dia \o/

    ResponderExcluir
  4. Olá,Calu
    sim,entendi perfeitamente,encantadora reflexão... então vou divagar de forma "subjetiva"...eu penso que , digamos que não é isso que me move,não sou teimoso,mas sou fiel às minhas convições! Reconheço que é um fator importante, manter a fidelidade às convicções, mais ainda quando se trata de legado pelo muito que aprendemos , dia após dia,distinguindo as cores e tonalidades e entendendo que as tintas claras podem embaçar a percepção e nos fazer cair das nuvens,e nunca , por acordar um dia e achar que estamos criando uma obra-prima, somente e só por isso.O que eu tento fazer é, dentro das possibilidades , tentar melhorá-las e adaptá-las às atuais condições e necessidades, dito ou não dito, sem teimosia pura, mas,primeiro a minha percepção, essência e convicção..sempre entendendo que "ouvir os outros" é uma forma de melhorar a nossa capacidade de discernir o que pensamos e de como conseguimos alinhar os fatos à realidade. Entendendo isso, é ter clara a realidade, como ela é.
    Belo dia, Obrigado por "estar no meu blog dois", belo final de semana, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, Calu!
    E nesta misturação de cores, me lembrei de quando aprendi na escola sobre o espectro do arco-íris, divididinhos em sete nítidas cores... que raiva!
    Depois daquilo, em vez de admirar a mesclada magia, eu ficava procurando tanta cor escondida naquele emaranhado!

    Um final de semana com arco-íris procê.

    ResponderExcluir
  6. Olá, querida Calu
    Exatamente por isso que, quando a Anne lançou a semana colorida 2014, fui pelo lado razoável e não pela emoção da euforia de início de ano: disse simplesmente que meu ano seria de tons variados... ora tênues ora vibrantes, não mais...
    A vida é assim e faz bem que seja variável no meu modo de pensar...
    Ótimo post!!!
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  7. Calu:
    Confesso que inicialmente eu ri do seu texto, porque me lembrei que durante minhas férias, era bastante incômodo ficar trocando o óculos de sol pelo de leitura, em plena praia.
    Depois, percebi a profundidade do seu texto e ENXERGUEI que não podemos esconder a realidade.
    Ás vezes, o tal cisco no olho, nos impede de compreender certas coisas.
    Distorcemos o real, a fim de obter o que idealizamos.
    E nessa miscelânea de tons, é preciso sabedoria pra distinguir a teimosa cegueira de um olhar lúcido....e transparente.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  8. Calu, por vezes é bom não enxergar muito...Não vemos coisas e números que assustam. As cores, devemos ver sempre! E essa leitura é das boas! bjs, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  9. Oi minha linda.. que saudade!!
    Menina, quanto tempo não venho aqui me deliciar com seus textos sempre tão lindos.. repletos de paixão.
    Porque tudo o que você nos trás aqui é assim.
    Adoro!!
    Quase morro de ri com o comentário da Chica.. e até concordo que às vezes é bom não enxergar muito bem certas coisas kkkkkkk

    Amei como sempre..

    Um beijo minha linda.. e que seu final de semana seja assim, repleto de cores e flores..

    ResponderExcluir
  10. Concordo com o texto será que é bom enxergar sempre....trocar os óculos é bom?
    boa leitura e ver td colorido melhor ainda gostei do post é refletir e viver

    Tenha um super dia lindo

    ************Rita!!
    http://cantinhovirtualdarita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. É Calu, nem sempre enxergar com clareza nos traz alegrias, no entanto mesmo em meio do caos podemos retirar frutos para nosso viver e mesmo suavizá- lo com as belezas que não desaparecem do entorno.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Calu, seus textos estão entre as coisas que não podemos ficar sem ver. Quanto a muitas outras... às vezes é preferível ignorar e, nesse sentido, quem me dera poder esquecer os óculos na bolsa de vez em quando... mas não vivo sem eles. Desde os 11 anos sou totalmente dependente dessas lentes para enxergar a vida! :/
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Beleza de reflexão Calu, a palavra convicção per si já carrega um perigo.
    Mas o bom da vida é mesmo nos permitir errar e de lá reencontrar nosso eu puro e simples.
    Boa dica Ziraldo, conheço.
    Uma linda semana sem sustos e com alegrias e menos calor.
    Meu carinhoso abraço de muita paz e luz.
    Beijo de paz amiga.

    ResponderExcluir
  14. Olá Calu, sempre excelente le-la pela forma e conteúdo! Por vezes o que vemos deveria ser ficção, mas infelizmente é pura e dura realidade! No meu caso os óculos já fazem parte de mim desde a adolescência! E tantas vezes que me apetecia tirá-los para não ver certas coisas que vão acontecendo! Vamos aproveitando o colorido das flores que sempre nos ajudam a
    alegrar os dias. Beijinhos e boa semana.Ailime

    ResponderExcluir
  15. Querida Calu

    Demoro mas sempre chego.
    Amo os seus textos cheio de lirismo com magníficas pinceladas:

    "Lentes rosadas são necessárias, sim senão desmanchamos em pálidas e destoantes cores perdendo o tom da esperança, mas temos de alterná-las por umas transparentes que farão o panorama mostrar-se mais claro"......

    Necessito também dos óculos para leitura. Graças a eles vejo a vida mais colorida. O livro do Ziraldo com certeza vou procurar.

    Dias iluminados para você sempre.

    ResponderExcluir
  16. Que beleza de texto- não dá pra não comentá-lo!
    Por muito tempo em minha vida colonizei os dias, a preferência era mesmo rosa, mas agora não mais o faço, tento encarar as cores cinzas até chegar nas cores que quero, tem sido uma luta, mas quando vejo o resultado fico mais feliz.
    Beijing cariocas

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!