terça-feira, 10 de setembro de 2013

Só vale quando pesa ? Reais valores na vida









Que viemos sistematicamente sofrendo uma inversão em muitos valores não é novidade para ninguém, porém, cabe aqui definirmos quais valores são estes.Valor designa força de vida em todas as línguas, mas procurando seu significado em dicionário temos referências à: economia, cor, filosofia, pessoal, empresarial, marketing...coerente para as colocações que sabemos ter a palavra nesses tempos e como nos acostumamos com estas designações muitas das vezes nem nos damos conta do quanto o verdadeiro "valor" perdeu com esta multiplicidade, o quanto ficou reduzido, acanhado diante de alguns usos ao longo dos séculos.

O valor como força de vida, aquilo que realmente mobiliza e enriquece o sentido da vida, que destaca e ilumina as ações assertivas, as posturas íntegras, os merecimentos, foi sendo segredado a uma função monetária que domina letalmente todos as outras designações.É público e notório a face que predomina quando se fala em "valor", a econômica, a que categoriza em preço monetário as coisas do mundo e não só as coisas, como também o próprio mundo, o planeta.

Para muitos, valor se encontra num objeto de marca internacional,nas posses financeiras, no poder pessoal(berço) e, em nossa lógica mercadológica isto é fato, o capital domina e dita as regras em tal proporção que submete à sua tirania a maior parte da população mundial sem piedade aos povos e suas culturas; vide África, penoso exemplo desta vergonhosa realidade.

A mais recente agressão a valores de vida está prestes a acontecer numa cidade romena, onde se encontra em andamento o projeto para a reabertura da maior mina de ouro da Europa.O governo romeno já aprovou o projeto de lei permitindo o reinício das escavações que em seu caminho destruirão quatro grandes colinas, seu vale e rios causando um novo desastre ecológico e outros males que virão nessa esteira, além de comprometimentos penosos para o país.A população tem feito seguidas manifestações contra estas medidas abusivas, mas ainda não tiveram resposta ou sequer proposta de negociação pelas autoridades locais.O ouro, valor considerado supremo, acima do bem estar humano e do equilíbrio ecológico, sobe mais uma vez no pódio das escolhas como vencedor absoluto das consciências daqueles que detém o poder.

Valor e riqueza foram fantasiados com este traje economicista nocivo, e se exibem pomposos debaixo de aplausos vazios, esses, que vemos endeusarem mediocridades, confirmarem descalabros e protegerem atitudes,no mínimo, suspeitas.Que as muitas designações das palavras lhes confiram usos variados e multiplicativos, isto é  enriquecimento da língua, das expressões, mas quando apenas uma delas, a mais árida, fica acima das demais e não desperta nenhuma( ou pouca) estranheza, algo está fora de lugar, fora da ordem(como diz Caetano), que não a mundial que legitima esta visão, mas com certeza, está fora do real valor da vida.





******* 




Imagens: presse.pt
fmanha.com

16 comentários:

  1. Grande,Calu!!1 Temos que nos indignar com essa inversão dos valores da vida e pena, os vemos tanto!!!

    Coisa absurda o exemplo que deste: destruir vales, colinas em busca desenfreada por outo.. E o resto? Que barbaridade! Pena! beijos,chica e lindo dia!

    ResponderExcluir
  2. Oi Calu!

    Parabéns pelo texto! Tenho certeza que muita coisa ( pra não dizer quase tudo) está fora da ordem. Valores? A maioria não sabe nem o que é isso mais. Perdeu-se o rumo e a vergonha. Os ditos "poderosos" ou "líderes governamentais" e mais um punhado de empresas não estão nem aí para protestos ambientais e respeito ao meio ambiente.

    É uma pena...

    Beijos,

    Selma

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto crítico. O valor da vida se esvai, mas fico a pensar que, com tantos absurdo na detruição da natureza, o desquilíbrio banirá os seres humanos e aí de que valerá o dinheiro, o continuado desejo de ter?

    ResponderExcluir
  4. The relativism and modernism ideology sadly try to eliminate all the value of life ;(
    hugs to you cara mia,

    have agood day

    ResponderExcluir
  5. É verdade, somos marionetes na mão de quem tem poder. Mas vamos ser feliz e tentar ter uma vida melhor e não deixar implantar coisas que não agrada a maioria.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  6. Olá Calu, um artigo muito interessante, infelizmente muito actual analisado de forma brilhante! Os valores morais caíram em desuso e apenas o materialismo está enchendo a cabeça de muita gente! Muito difícil viver com esta situação! Não tinha ouvido falar do que se está a passar na Roménia! Na verdade inconcebível. Tenha uma boa semana. Beijinhos Ailime

    ResponderExcluir
  7. Olá Calu!
    Se eu comentar a ilustração, talvez valha;-)
    'Ovos de ouro no ninho... como o filhote vai sair para a vida?'

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  8. Olá!Boa noite
    Calu
    Parabéns pelo texto...
    é verdade,o valor como força de vida e não os valores muitos superficiais, amparados em conceitos frívolos e no egocentrismo de uma sociedade materialista e consumista. A consequência disso é que as pessoas se esqueceram de prestar atenção à própria vocação existencial, de ouvir sua consciência. É uma sociedade escravizada por valores efêmeros e iludida por uma falsa convicção do ter em relação ao ser.O ser humano precisa passar pela árdua e severa perda para dar valor ao que realmente é importante na vida. Toda perda exterior implica num ganho interior, e este sim, se fixa em nossa consciência e torna inerente ao nosso espírito.
    quanto ao caso d Romenia, estamos vendo lá, como aqui aconteceu, o fim de uma letargia cívica, onde através de manifestações estão procurando evitar essa enorme catástrofe ambiental, além de ver ameaçados os lençóis freáticos e também a biodiversidade. E DIZEM que o fato do Governo ter mudado, foi devido, TAMBÉM, á corrupção de muitos políticos, justamente, a inversão de valores que vc bem "citou" em seu texto...
    Agradeço pelo carinho
    Bela quarta feira
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Querida amiga Calu
    Você me fez descobrir que nada na vida é mais importante do que uma amizade sincera e verdadeira. Os amores passam e os amigos ficam. Agradeço-lhe o carinho deixado em minha página enquanto estive ausente em viagem ao Rio de Janeiro. Você é uma pessoa única pois já nasceu especial. Adoro a sua amizade.
    Beijos recheados de saudade e muito carinho.
    Gracita

    ResponderExcluir
  10. Calu, minha amiga, você falou com muita propriedade e de forma plena sobre o tema 'valores'.
    Neste caso, que eu nem conhecia ainda, é mais uma das arbitrariedades de governos parvos sobre um povo sofredor, tal qual em nosso país que clamamos por tantas coisas e quase nada nos é atendido.
    Estas nações que acham que o crescimento material pode advir de indústrias poluentes, estão anos luz das grandes nações que usam outras formas para seu enriquecimento e engrandecimento, refletindo sobremaneira sobre a sociedade que as forma. Um exemplo disso é o turismo, que não polui e nem destrói o meio ambiente, mostra a cultura e traz divisas para qualquer país.
    E por aqui, continuamos na luta contra Belo Monte e suas implicações sobre a vida humana e à natureza.
    um grande abraço carioca



    ResponderExcluir
  11. Ótimo texto, Calu!
    O ser humano coloca a riqueza como prioridade... prefere esgotar todos os recursos e belezas naturais de um lugar para achar a tão preciosa "pedra amarela".. mas e depois que a fonte se esgota e só sobram ruínas? Essa corrida massiva pelo ter supera a corrida pelo ser em milhares de quilômetros... engraçado que ninguém vai estar aqui para sempre, então porque ostentar e acumular tantos materiais? Realmente não dá para entender a real motivação de mentes assim.

    ResponderExcluir

  12. Olá Calu
    Seu texto está perfeito. Os últimos valores estão se esvaindo. Educação doméstica, que é o início de tudo, há muito está a desejar. As consequências estão aí. E na ambição das industrias estão detonando o planeta. Infelizmente.
    Beijos
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  13. O homem não está nem ai pro que tem que destruir para obter lucros, e os valores estão mais do que invertidos, acho que nossa geração é uma das ultimas que se importam quero ver daqui pra frente.

    ResponderExcluir
  14. Valorizar sempre o que temos. pena que não vemos isso.
    Abraço,
    Toninha
    http://www.educar-oprimeiropasso.com/
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Penso como a Norma. Se destruírem o planeta, para onde ou quem vai aproveitar dessa riqueza? Os homens e o poder! Enquanto a população não se rebela, eles deitam e rolam...
    Beijo, Calu.

    ResponderExcluir
  16. Calu

    Desde que me conheço por gente (quando criança) já questinava os valores . Não conseguia entender fatos que presenciava. Explico:
    na cidadezinha em que morei , um tal canditato a vereador pregava que faria melhorias caso fosse eleito. Empossado , começou a construção de uma ponte sobre o rio que atravessava a cidade e que nunca foi terminado. Esse rio tinha águas tão límpidas com peixes em abundância e hoje o que restou? Não dá para olhar de tão poluído e a cidade está quase no abandono. Mil coisas estão fora do lugar.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!