sábado, 28 de setembro de 2013

No Balanço das Horas











__ Vá caçar o que fazer, menina! Mando comum tanto antigamente como agora.É só vermos algum(a) jovem parado, que a gente arruma logo uma ocupação pro dito cujo, aliás, esta é uma estratégia velhusca em sala de aula dirigida aos pimentinhas do pedaço; acabadas as tarefas e devidamente conferidas e corrigidas: ocupação neles!Cabeça vazia é oficina pro que não presta, diziam os mais velhos, e sabemos que há aí um fundinho de razão.

Desde cedinho somos impelidos a sermos ativos, pró-ativos, diligentes, excelentes, surpreendentes... e crescemos reproduzindo estas expectativas que foram se aderindo á nossa personalidade de mansinho até que se metamorfosearam em nós próprios, já que o mundo à mil e muitos kilômetros por hora nos impele em suas engrenagens "turbinodentadas", levando-nos a pensarmos que se diminuirmos o ritmo acabaremos nos esborrachando no chão- do trabalho/dos afazeres/das responsabilidades/dos horários/dos compromissos/da vida.

Quantas décadas foram precisas para descobrirmos a pegadinha que é esta postura?Quem ainda está longe do centenário, deve continuar com o pé no acelerador, mas pra quem como eu, que já avançou no cinquentenário e redescobriu o refinamento dum ritmo mais aproveitado em seu passar, valoriza cada instante vivido em cada dia e, não é delírio pollyanesco não, é reconhecimento das preciosidades que a vida oferece.De teses à filosofias são inúmeras as indicações/receitas para uma melhor qualidade de vida em todos os âmbitos da existência.

Claro, que pra quem como nós, pobres mortais que temos de ralar pra garantir o pão de cada dia,não é tão fácil chutar o balde, dar uma banana pro patrão e mudar-se prum sítio paradisíaco e virar criador de trutas ( será?).A priori, é difícil, ou não!Enfim,desconfio que mesmo atravessando a chamada fase produtiva ( expressão capitalista) e tudo o que ela venha a representar, porque eu sou altamente produtiva no que quero; mas retomando o rumo dessa prosa, tenho visto e sabido de muitas pessoas que souberam aliar o ócio criativo com estupendas realizações que somaram uma vida mais proveitosa na essência que ela representa.

Mesmo que a gente não compre um veleiro e saia pelos mares do mundo ou um big sítio na Mantiqueira, ainda que na cidade caótica e acelerada procuremos um refúgio num ambiente ou em nós próprios, certamente isso trará um alento novo, saúde ao corpo e ao espírito e uma inigualável sensação de bem-estar.Aconselho que sempre que pudermos sigamos aos ritmos: "lento, lentíssimo e Dorival Caymmi!"

*******


" Na ribeira desse rio
Ou na ribeira daquele
passam meus dias a fio
Nada me impede, me impele,
Me dá calor ou dá frio[...]"

(Na ribeira desse rio,F. Pessoa- trecho)



--------------




Imagem: delightforty.tumblr

43 comentários:

  1. Bom dia Calu adorei a sua reflexão! Incutiram-nos logo de pequeninos que o ócio é prejudicial! Nada como ter a mente e o corpo ocupados. Isto também é verdade, mas descansar, apreciar o que de belo nos rodeia ou prestar atenção a outras coisas é muito importante. Falando de mim houve uma parte da minha vida em que corri desenfreadamente e agora já no início de uma outra década;)), pergunto-me, porque não soube reger o meu tempo de modo a saborear a vida de uma outra forma! Agora estou a começar a aprender a parar e a aguardar na praia, como fiz há dias, para fotografar o pôr do sol ao jeito Dorival Caymmi (linda a citação que finaliza o seu “post”!). Tenha um lindo fim-de-semana. Beijinhos Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso que também penso Ailime.Quando mais jovens nos deixamos levar pelas pressões impostas.O bom da maturidade está, entre outras coisas, sabermos valorizar o que importa na vida e abraçarmos os novos tempos com categoria.
      Um bjo,
      Calu

      Excluir
  2. Bom dia Calu
    As trilhas da vida nos propicia grandes ensinamentos. são estas lições que nos tornam seres humanos mais complacentes, mais fortes, com capacidades maiores de compreensão para a prática do amor tão necessário à existência.

    Somos frutos do amor!
    E nascemos para amar!
    Nosso coração é magnânimo
    por isso conhece a grandeza
    deste imensurável sentimento

    Nasci para amar-te
    amo-te com carinho.
    Por ti tenho ternura

    Venha!
    Junte-se ao meu coração
    E em uníssono vamos
    levar ao mundo a plenitude
    do nosso amor, do nosso afeto.
    O universo precisa do nosso sentimento
    Vamos preenchê-lo com a nobreza
    do nosso amor?

    Dê-me tua mão
    E juntos vamos mostrar ao mundo
    a força que tem o amor.
    Ele derruba barreiras e ódios.
    E então? Vamos nos amar?
    Vamos amar o nosso irmão?
    Beijos e carinhos
    Gracita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. À medida que se multiplicam as trilhas percorridas, vamos somando ensinamentos preciosos pra nós e para os que amamos, não é Gracita?Valorizar as verdadeiras maravilhas do viver é sabedoria que se faz ainda mais bela quando expressa em poesia como esta jóia que vc aqui me ( nos ) presenteia.Obrigada pela linda partilha.
      Bjos,
      Calu

      Excluir
    2. Oi Calu
      Há tempo para tudo... para amar, partilhar, acarinhar, refletir e estabelecer metas e prioridades. E tenho como prioridade deixar um carinho para os amigos. E você é importante para mim. Te gosto menina.
      Beijos

      Excluir
  3. Maravilha, tri bem colocado o tema. Realmente corremos tanto pela vida, agra vmos nossos filhos correndo, netos que já devem correr, e assim ficamos pensando na importância de NÃO CORRER e degustar cada momento! beijos praianos, curtindo muito,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, minha amiga, deste lugar agora conquistado, vemos os sufocos dos filhos e logo em seguida dos netos e queremos a todo custo fazê-los enxergar que priorizar coisas boas é fator de saúde e bem-estar.
      Bons passeios aí.
      Bjos,
      Calu

      Excluir
  4. Olá!Boa noite
    Calu
    hoje, eu vou me socorrer de Domenico de Masi..autor do livro O Ócio Criativo, que li numa época, alguns dias atrás, brincadeira , em que "suspeitava" que eu era um verdadeiro workholic ...a tese, de Masi, supõe, e que vem muito a ver com seu belo relato e para nossa reflexão, que o ideal é romper a dissociação existente entre trabalho, lazer, conhecimento, realização. É preciso incluir, no cotidiano, atividades que reúnam o descanso, o lazer, o trabalho e a aprendizagem.
    Está aqui no seu texto ..."souberam aliar o ócio criativo com estupendas realizações que somaram uma vida mais proveitosa na essência que ela representa."
    ...e está aqui na minha mente... "lento, lentíssimo e Dorival Caymmi!"
    Agradeço pelo carinho
    Belo domingo
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois è Felis, aprender a conjugar estas funções aliadamente é fator de sobrevivência na selva cotidiana e preservação da saúde física e mental, sem as quais a vida se tornará bem mais complicada.Vamos apreciar mais os coqueiros...sejam daqui ou de Itapoã,srsrsrss
      Bjos, amigo.
      Calu

      Excluir
  5. Querida Calu, parabéns pela reflexão, útil e oportuna para esses tempos bicudos -- Ave, Quintana! -- Já faz mais de dez anos que eu e meu marido optamos pelo slow. Puxamos o freio, como gostamos de dizer. E vamos bem obrigada. Trabalhamos no nosso ritmo, moramos num sitio, viajamos e tiramos várias semanas por ano para passear e descansar, recuperar energias e dar um 'up' no trabalho. Temos muitos problemas, como todo mundo, contas, filhos adultos para ajudar quando precisam, netos para paparicar, pais -- idosos -- para amparar, mas vamos indo. E também somos idosos. Essa ideia de ocupação em full time, de só pensar no trabalho, é uma ideia absolutamente ultrapassada, quem trabalha demais não tem tempo de ganhar dinheiro. O ócio, o lazer é uma parte do trabalhar. Só não vê quem não quer. Acontece que nos enfiaram goela abaixo, lá na nossa infância, essa historinha idiota de que tudo é trabalho, trabalho e trabalho. Não é! Trabalho, correria, stress é uma parte da vida, mas apenas uma parte. Não pode afetar a substância, sob pena de nos tirar o entusiasmo e a vontade de viver. Você está absolutamente certa, o ócio criativo é um acontecimento real. Aliás, tenho uma coisa bem interessante a respeito, que até poderia contar aqui, mas deixarei para outra oportunidade, esse meu comment já está muito longo. Bom, querida, vou parar para não te cansar, pois quando começo... rsrsrs, já viu né. Adorei teu blog. Voltarei mais vezes, com certeza. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marli,
      que bálsamo ler tuas declarações acima.Com pequenas diferenças, eu e marido temos um cotidiano bem parecido com o de vcs,mas ainda não saímos da urbe, o que já me causa descompassos no ritmo do dia-a-dia, porém estou tecendo mudanças possíveis.
      É animador vermos mais e mais pessoas desconstruindo regras opressivas e buscando uma verdadeira qualidade de vida, como vcs aí.
      Adorei tua visita e jamais me canso de um bom papo.Esteja sempre á vontade por aqui.
      Bjos,
      Calu

      Excluir
  6. Boa demais a sua reflexão, Calu... Tudo tem o seu tempo, mas como é importante curtir, degustar e abraçar cada segundo com vontade... Sem desperdiçar, mas humoradamente e com seriedade deitar e rolar na rede/No Balanço das Horas... Rsss c alegria...

    Boa Noite e Bom Domingo... Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente que vc tenha vindo conversar comigo, pois este é mais dos momentos preciosos que devemos nos presentear: bons relacionamentos no real e no virtual...tudo a seu tempo, mas com tempo para tudo.Isto é bom demais!
      Bjos,
      Calu

      Excluir
  7. Olá, querida Calu
    Hoje tive um dia light... bem do jeito que nos sugeriu no post... vc tem TODA razão: não podemos perder o foco da razão existencial da nossa vida...
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Rô,
      apesar de hoje, aposentadas podermos priorizar o que de melhor vivenciamos,mas temos de transmitir às novas gerações a importância de viverem desde já estas prerrogativas para que construam dias melhores para si.
      Bjos,
      Calu

      Excluir
  8. Excelente tarde, Calu!

    Este tema me atropelou de chapada... ontem terminei a labuta às 17 h 30, numa alternância entre a oficina e a casa, até meio-dia.
    Hoje, às cinco da manhã, chovia fino. Nada de bicicleta! Tomei café e fui ao computador da oficina fazer trabalho escolar. Enviei para as colegas, para aplicarmos com os alunos durante a semana.
    Preciso de doutorado: para mim e para as criancinhas... o PACTO é puxado, quase maçante, mas surte resultados!

    Quanto à ocupação dos jovens, às vezes se resume em mexer no celular: a todo instante e em todo lugar. Incrível!
    As exigências modernas de polivalência afastaram o sonho de termos robôs para tudo, e ficarmos "na boa" a partir do ano 2000, lembra?
    Vou a tantas palestras que pregam a desaceleração, e o próprio palestrante se contradiz e se auto massacra, chegando a ministrar duas palestras por noite.
    O empreendedorismo aliado à criatividade pode burlar este esquema doido, de modo a se ter qualidade de vida aliada ao mercado financeiro, vale quebrar a cuca para tal.
    E você está mais que certa, menina, vai na "banguela" que a descida é suave! Eu tenho pouco tempo livre, todavia afasto o que não me dá prazer para curtir cada instante.

    Adorei este colóquio,
    Beijin.

    ResponderExcluir
  9. Vc chegou pra animar ainda mais o papo por aqui, Cris, e posso até ver os sinais de concordância dos demais comentarista às tuas declarações...vale buscarmos uma aliança saudável para tornarmos o trabalho pendente duma criatividade fomentadora de horas mais aprazíveis.
    Vou na banguela, sim, menina,curtindo a paisagem dos dias.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  10. Boa Tarde Calu, estou retribuindo a visita que fez ao meu blog, espero que tenha gostado e aguardo sua colaboração.
    Me identifiquei muito com o tema, minha vida é aceleradíssima e estou tentando desacelerar, apreciar mais a vida.

    Beijinhos em seu coração.

    Adriana

    http://suasenossas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje em dia é raro encontrarmos alguém que não sofra das pressões cotidianas por mais afazeres a cada minuto.Não há quem aguente.Desacelera, menina.
      Bjos e muito bem vinda!
      Calu

      Excluir
  11. Calu
    Este é um bom papo. Eu tento o equilíbrio, mas mesmo hoje aos 65, fico com cobranças que não seriam mais cabíveis. Temos que viver, fazer o que nos dá tranquilidade e faz os neurônios funcionarem com alegria.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taí, Norma, um bom motivo para vc refletir e priorizar.Voto a favor dos neurônios felizes.
      Bjos,
      Calu

      Excluir
  12. Oi Calu!
    Tenho que dizer: gostei demais desse post!!! Ai que vontade de mandar todas essas regras pra bem longe de viver de um jeito que valha a pena e no meu ritmo, no meu PRÓPRIO ritmo!!!

    adoro seu blog! ;) andei sumida, super ocupada, mas já voltei pra blogosfera.

    abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana,
      que bom te ver por aqui pra esse papinho maneiro(rs) e poder te dizer que vc tem minha torcida pra seguir teu ritmo.Vá com fé!
      Bjos,
      Calu

      Excluir
  13. Calu


    Amei seu blog!



    Já a sigo também.

    Vou colocar o link na minha lista de blogs amigos para voltar sempre.

    Seja Bem Vinda!

    Obrigada pela visita e volte mais vezes.

    Beijinhos e ótimo fim de semana

    Dryka


    http://www.suasenossas.blogspot.com.br


    Face Book: Adriana Paz



    ResponderExcluir
  14. Calu, adorei!
    No começo me identifiquei qdo mandava alguém procurar o que fazer. Nunca procuravam. Me lembrei de quando era criança, adolescente, jovem, adulta e que não parava quieta, no ócio, de jeito nenhum. Até dormir eu achava uma perda de tempo. Mas o que ganhamos com isso? Tem que ter esse ócio sim, tem que brecar a vida, relaxar, cochilar, e depois voltar à ativa. É difícil pra quem mata um leão por dia pra dar conta das obrigações, mas também não é impossível. Alguma coisa há de ser feita pra melhorar nossa mente turbulenta.

    Querida, uma ótima semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que a idéia principal é esta, Clara, almejar o impossível e revertê-lo em possível realização.Boa sorte e pé-na -tábua.
      Bjos,
      Calu

      Excluir
  15. A-MEI seu texto, Calu! Perfeito, bem escrito, a dizer lindamente o que se propoe e com o que concordo muito. A beirar os cinquenta também sou "altamente produtiva".... "no que quero"... rs
    Abraço, linda semana niva pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou, Jussara e encontrou comigo identidades de quereres.
      Vamoquevamo, menina!
      Bjos,
      Calu

      Excluir
  16. Não sabia que Dorival Caymmi havia musicado esses versos do Fernando Pessoa... vou procurar para ouvir!
    :)

    ResponderExcluir
  17. Calu, mais uma vez, "vesti a carapuça" ;-)
    Agora parei e refleti... mas...

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Jan, eu desconfio que não há adulto que não vista esta tal carapuça.
      Bjos,
      Calu

      Excluir
  18. Calu, minha amadinha, e eu vou emendar teu belo texto com uma perguntinha: Quem foi o cretino que inventou o trabalho?
    rssss
    Estamos, por estes dias, nos desintoxicando desta urbanidade, marido então, como correu para poder tirar uns 10 dias de descanso na nossa bat caverna, mas que coisa boa! Dormimos tanto estes dois últimos dias, só saimos da cama quando o olho abre por conta própria. Estamos no 'mode on' Dorival Caymmi e como é bom!
    Li seu belo texto pro WL que ficou aqui ao meu lado pensando e disse-me que sua vida foi toda assim, sempre direcionada para o fazer, para a labuta, para o não ficar parado. Então, para não fugir muito ao seu dia a dia, pegou mais uns papéis e enfiou na máquina de picotar que trouxemos. Já fez uma bela limpeza no escritório e na papelada reinante. Que mania temos de 'caçar trabalho'? Deve estar mesmo lá no nosso inconsciente como você diz.
    Adorei!
    um super beijo carioca



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga,
      que notícias boas vc me traz.Sinto com vcs a satisfação do lazer, do tempo aproveitado nos gostos, do descanso merecido, das horas bem vividas.Aproveitem tuuuuudo!
      Bjos praianos.
      Calu

      Excluir
  19. Calu,

    Eu encontrei esse caminho sem querer, há quatro anos, quando vim morar aqui na NZ.
    Já na mesma faixa de idade que a sua, eu prezo muito pelo meu bem estar e qualidade de vida.
    Acredito, que mesmo não sendo fácil devido aos compromissos e a vida corrida das grandes cidades, sempre dá um jeitinho pra encontrar uma realização.
    Uma linda semana! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Lucinha, foi o melhor caminho que te encontrou, que sorte!Sou adepta da mesma filosofia que vc, da mesma maneira que nos desdobramos pro trabalho, precisamos nos desdobrar para aproveitar as belezas da vida.
      Boa semana.Bjos,

      Excluir
  20. Acredito, Alexandre, que fomos condicionados, assim como a geração antes da nossa a encararmos a vida como esteira de produção e nós como criaturas feitas para o trabalho e não para a vida.
    Adorei tua visita.Boa semana.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  21. Particularmente não gosto desse ritmo de vida acelerado, de estar sempre correndo, de não ter tempo pra nada... e pior, daquele pensamento: tempo é dinheiro. Eu acho que as pessoas correm muito e não tem certeza se fazem isso por elas ou para se encaixar adequadamente nos parâmetros exigidos pela sociedade moderna. Como diz o ditado: "Cada cabeça, uma sentença!" Prefiro levar a vida sem mil compromissos, da forma mais tranquila possível e pouco me importa se acham que eu deveria estar fazendo mil coisas ao mesmo tempo para ser considerada "normal" ou mesmo "produtiva". Lógico que não tem como escaparmos de muitas das funções que regem nossas vidas, pelo simples motivo de que precisamos cumprir horários de trabalho para nos manter, entre outras coisas... mas diminuo onde posso, gosto de ter meu tempo...
    http://duasepocas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sábias escolhas as tuas Nanda, ainda mais em tua idade, o que vai lhe poupar muitos dissabores pela vida.Segue tua intuição que ela te conduz para o melhor pra si.
      Bjos,
      Calu

      Excluir
  22. Ola Calu
    Suas reflexões são um deleite para a alma,sempre bom ler voçe,com ceteza saio daqui sempre melhor.
    Sim,eu ainda n cheguei aos 50,estou a caminho mas "valorizo cada instante vivido em cada dia e, não é delírio pollyanesco não, é reconhecimento das preciosidades que a vida oferece"muito bonito e verdadeiro estas palavras.
    Eu sempre digo que estas pequenas gotas de felicidade cotidiana nos motiva a querer bem sempre o viver,lindo dia,beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito contente que possamos trocar boas conversas, mesmo sendo através da web, Patrícia.
      Siga correspondendo às suas expectativas do bem-viver, viu?
      Bjos.

      Excluir
  23. Olá!Bom dia
    Calu
    muita chuva e trabalho aqui...♫Lê, Lê, Lê, Lê, Lê, Lê, Lê,Letícia , mais uma água de coco, por favor!
    Agradeço pelo carinho, obrigado!
    Bela semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. E vdd levamos tempos para nos dar conta de tudo que esta ao nosso redor e nos colocar a frente de muitas coisas, hoje não faço nada que não desgoste para agradar ninguém. Sou educada, respeito os mais velhos e quem está ao meu redor, mas prezo muito pela minha pessoa, antes ficava sempre em ultimo plano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia,
      levei looooongo tempo para assumir esta postura benéfica que vc descreve.Ainda preciso melhorar, mas já estou no caminho. Vc tem todo meu apoio.
      Bjos.

      Excluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!