terça-feira, 3 de setembro de 2013

Graus de toxicidade









Não é de hoje que venho tentando colocar certa harmonia no meu jardinzinho lateral.Já tive um monte de espécies diferentes plantadas lá. Umas vicejaram outras nem deram uma mudinha e algumas foram literalmente comidas pelo meu labrador crianção.Como sou teimosa, continuo na lida pra fazer daquele espaço um recanto lindo e viçoso.

Semana passada fui numa loja de jardinagem encomendar grama  e bati um longo papo com a dona do lugar.Contei-lhe das minhas tentativas frustradas com o canteirinho lateral e pedi-lhe umas dicas de flores e ramagens que se dessem bem com o sol da tarde. falei ainda que estava pensando em plantar umas hortências, que adoro.Na hora ela me desaconselhou por serem tóxicas para animais domésticos.Fiquei boba!Não fazia ideia desta faceta duma flor tão mimosa.Descartei a ideia imediatamente.Sai da loja, fui continuar meus afazeres pelo comércio enquanto ia matutando o quanto foi fácil mudar de escolha diante duma informação balizada: a espécie era tóxica para animais domésticos; simples assim.

Seria altamente saudável se agíssemos assim com tudo que nos é tóxico.Desde drogas naturais e sintéticas até relações pessoais que intoxicam a vida de quem as tem.Quando acontecem num ambiente de trabalho, incomodam muito, mas são passíveis de neutralidade sem dores, mas quando acontecem em relacionamentos de amizades e/ou familiares, aí complica.

O que a princípio parece apenas uma questão de personalidade forte da outra pessoa, na verdade esconde um egocentrismo ferrenho e ceifador, totalmente tóxico.São nucleares e te consideram orbital.Manejam magistralmente a boa vontade dos outros para verem seus caprichos atendidos e quando não realizam seus intentos são peritos em fazer o outro sentir-se culpado(a) por suas frustrações.Pessoas assim minam a auto-estima do outro, menosprezam atitudes alheias para que as próprias se destaquem, vestem seu escárnio de humor sarcástico e vão infectando tudo e todos ao redor.Os mais dóceis silenciam.Os mais ágeis se afastam.Os mais perspicazes(ah, como eu gostaria de estar neste grupo), denunciam ao autor a sua performance lastimável e dão um belo adeus.

Todos(as) nós já travamos conhecimento com uma destas pessoas e, nem sempre podemos descartar a opção como na escolha duma planta prum jardim, porém podemos atentar para seu comportamento intoxicante e nos proteger contra a maleita tomando atitudes esterilizantes.


****** 


Imagem: pinterest(tumblr22) 



22 comentários:

  1. Apalusos daqui!!! Lindas reflexões. Desde o aprendixzado com a hortência que nunca imageinei e confesso, sempre tive animais e elas no jardim quando morava na casa. Mas...

    Quanto à toxicidade que podemos encontrar em nossos caminhos, podemos desviar delas, sim!

    Eu ando uma nojentinha de galocha,rs

    Se não topo, não adianta.Pode vir o Bispo , o Papa que não me faz entrar em contato com quem me faça mal, Eu fora!!!

    Tivemos que aturar, em nome da família, "agregados" que eram completamente TÓXICOS e ainda bem estão afastados de TODOS nós.

    Mas é fogo!

    Até nos Natais, tínhamos que aturar aquela presença desgraçada que nos odiava a todos, embora carinha de santo...

    Hoje estamos livres e bem mais atentos... beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Calu, interessante apologia sobre a toxidade.
    As plantas podem até ser tóxicas, mas não culpam e nem julgam ninguém... Já o ser humano, ai ai ai!!

    Adoro tuas crônicas, elas sempre são muito elucidativas e marcantes ajudando a refletir sobre cada um de nós.

    Tenha um ótimo dia querida
    beijos felizes com futuras flores de setembro!

    ResponderExcluir
  3. A vida é assim , vivemos em sociedade onde existem pessoas com os mais diversos comportamentos.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Ai que saudade!!
    Gente que delícia entrar aqui nesse cantinho que amo.. visitando minha amiga linda..
    Estou bem a vontade, já me servi de um delicioso café fresquinho, peguei algumas bolachinhas, sentei-me preguiçosamente na cadeira e estou pronta pra prosear.. kkkk
    Folgada né?
    Mas é que estava com muita saudade.. rrs

    Primeiro falando realmente de jardins.. meu sonho era ter um.. ter pelo menos plantas, mas primeiro não tenho mãos boas pra isso, nem minhas santas violetinhas vingam.. srs
    Depois meus gatinhos lindos adoram futricar tudo o que tem terra... seria uma catástrofe.. esse final de semana andei até olhando algumas plantas artificiais, porque queria muito colocar na minha área... rsr

    Quanto as pessoas que nos intoxicam a vida..
    Triste né amiga?
    Parece que existem pessoas que possuem prazer em nos envenenar com suas maldades suas mesquinharias..
    Acho que o melhor é arrancar as plantas daninhas dos jardins de nossas vidas... porque o que não nos faz bem, não merece ficar ao nosso lado né?

    Um beijo minha linda.. e que sua tarde seja super fofa.

    ResponderExcluir
  5. Menina eu não sabia minha mãe adora vou falar com ela sobre isso.
    Bju
    Toninha
    http://www.educar-oprimeiropasso.com/
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ah mas ainda bem que aprendemos com as experiências, pois só assim é que andamos com cautela, com proteção para que outras pessoas, desse tipo, sugadora, não nos cerquem de novo. Tem gente que se protege com crendices, com rezas, com patuás, mas basta apenas ir com menos frenesi, com mais observação e não cair nas garras de gente maldosa.
    Eu também não sabia da toxidade da hortência e sempre a tive em meu jardim, e os animais por lá. Inclusive, a tartaruga vira e mexe está lá no meio delas. Mas, o seu meninão labrador é um perigo, eu sei que ele fuça em tudo, vai que ... hehehe
    um beijinho carioca e boa noite!




    ResponderExcluir
  7. Olá! Vim retribuir o carinho, e estou muito satisfeita com as sus postagens! Me tornei seguidora! ;) BJOS!

    http://diariodabrunet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!Boa noite
    Calu
    ...puxa vida, não sabia da toxidade da hortência, sim, então podem provocar danos à saúde das pessoas, dos nossos animais domésticos e , inclusive, ao meio ambiente.É sempre importante que saibamos disso,vou olhar meu jardim.
    Bem, se na natureza existem toxicidade, entre os seres humanos, então... Claro, é preciso ter discernimento. É possível que tenhamos "pego" a pessoa num mal momento.Mas, se isso se repete, é frequente dentro de algum tipo de relacionamento, direta ou indiretamente, acabamos agindo por influência delas, seja com atitudes ou omissões.Por isso e por tudo aquilo que nos traz bem-estar e alegria, o grande segredo é não se deixar influenciar, se afastar e evitar a convivência com esses tipos. Isso não significa alimentar sentimentos negativos dentro de si com relação a eles, mas de preferência se afastar mesmo.Lembrando sempre que pessoas tóxicas não mudam, quem muda somos nós com relação à elas.
    ...eu tinha te dito que iria postar , nesta quarta, a divulgação da sua série.Até estava editado,mas "sentia" que havia algo errado,até que a minha filha Bibi,minha assessora para blogs, hehehe,me disse:pai,ficou desproporcional em relação à primeira parte da postagem,ficou como um rodapé de postagem,muito escondido...aí, pensei melhor e assim vou postar só no Domingo... tendeu?
    Obrigado pelo carinho
    Bela quarta feira
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Calu
    Eu sempre adoro seus posts, mas vc arrasou neste! Não sabia que hortência era nociva assim. Sempre que vou a Campos do Jordão vejo um monte delas, mas nem me animo a trazer uma muda porque é típica de região serrana, não dá aqui na praia. Agora essa comparação que vc fez com os tipos de pessoas, eu realmente amei!
    bjos.

    ResponderExcluir
  10. Olá Calu!

    Gostei muito de ler a tua associação entre as hortências que são tóxicas para os animais domésticos e aquelas pessoas que estão na nossa vida, intoxicando-nos o nosso ambiente, com a sua exímia prepotência e arrogância. No entanto, nem sempre podemos dar um basta e voltar as costas a essa pessoa, principalmente, se se tratar de um familiar que viva connosco. Se lhe dissermos cara-a-cara, gera-se um conflito e o ambiente fica de cortar à faca. Se não dissermos nada, o conflito é interno e a tensão torna-se recôndita desarmonizando o nosso chakra do plexo solar.
    Nesse caso, o que fazer?
    Perdoar essa pessoa mentalmente e depois pedir ajuda divina, pois isto é difícil de resolvermos e não temos sabedoria necessária para resolver sozinhos. Não estou a ser sarcástica. Estou apenas a dizer como tenho agido ultimamente.

    _Obrigada pelo teu carinho e amizade.

    Beijinhos,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Muito boa análise sobre elementos intoxicantes, sendo a maior saida sua própria proteção, quando possível. A relação humana sempre muito complexa.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá amiga Calu, quantas reflexões!!!Obrigada por compartilhar, não sabia da toxidade da bela hortênsia!!!
    Beijos, Marie.

    ResponderExcluir
  13. Olá Calu, como diz a amiga logo acima, os seus posts são extraordinários! A hortense é uma flor que existe muito por aqui e desconhecia esse facto pelo que agradeço a informação! Depois está verdadeiramente espectacular a sua abordagem pegando no exemplo da flor tóxica relacionando-a com toxidade de algumas pessoas! É tal como diz e este assunto toca -me profundamente, pois até na família tenho que saber conviver com pesoas assim:(( Muito difcil! Beijinhos e obrigada. Ailime

    ResponderExcluir
  14. Nunca iria imaginar! adorei o post :)
    beijos

    ResponderExcluir
  15. "Atitudes esterilizantes"... que ótimo, Calu! Preciso saber lidar com elas para me livrar do comportamento intoxicante que me assedia. Muito bom seu texto!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Calu, parceira, eu tenho uma labrador e, de boa, eu não sei como você consegue ter um jardim com esta figura, a minha perfura até paredes! ahahahah! Jardim é ilusão... rs.
    Quanto à hortênsia, já sabia de sua toxicidade (achei estranho só eu saber até agora) e também das tulipas e folhagens verdes em sua grande maioria, mas os últimos eu descobri acerca de gatos, uma de minhas mães tem uma gata e, esta sim, pode ter um lugar digno pelo menos para ter umas plantas e me falou há um bom tempo atrás. Outra coisa que há ainda gente que não sabe que há toxicidade é no chocolate para cães que, quando em excesso, pode trazer riscos gravíssimos. O pior é quando alertamos acerca disto e os donos ignoram, não sabendo que ao dar estas guloseimas e o fato de "nunca ter acontecido nada" pode ser por mera sorte, se esta existe, está aí. rs.
    E o mesmo acontece quando alertamos aos mais confiáveis acerca das pessoas tóxicas tão bem descritas neste post. Já fiz parte dos ágeis, hoje dos perspicazes e posso lhe garantir que os ágeis têm menos aborrecimentos. Nem sempre a perspicácia é bem interpretada, principalmente pelo alto poder de persuasão e manipulação que tais pessoas criam e podem virar muitas contra você. E quando acontece com pessoas as quais não dá para ser ágil por serem da família, é inevitável constantes confrontos, no entanto, eu posso não acreditar no chá de boldo, mas tenho uma leve desconfiança que a somatização de doenças pode ser possível, pois quando o cérebro / mente não está em harmonia, não dá conta de comandar bem o corpo e pode afetar nosso organismo.
    Por esta razão, calar-se só quando se tem muita estrutura psicológica para lidar com o silêncio e engolir a seco determinados "produtos" tóxicos liberados por estas pessoas, do contrário, não há outra alternativa senão encarar de frente e mostrar que ao menos a você, elas não tem o poder que têm com aqueles que assim o permitem.

    ResponderExcluir
  17. Caraca... Eu escrevi um livro aqui e acho que foi para o spam...

    ResponderExcluir
  18. Querida Calu,
    No tempo que morava em uma casa, sempre tive problemas com o jardim, devido aos bichinhos...rs
    A sua postagem está muito interessante e verdadeira

    Quanto ao BC da Etienne
    Eu também "deveria" tomar cuidado com a doceria
    Vivo brigando com a balança...rs
    Linda tarde
    Beijinhos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  19. Calu,não sabia que as hortensias são toxicas!Tão lindas,de fato!Infelizmente na vida podemos encontrar pessoas assim,tão lindas e inofensivas por fora,mas por dentro podem nos contaminar!Temos que estar atentos!bjs,

    ResponderExcluir
  20. Olá!Boa noite
    Calu
    vim agradecer o carinho da visita, obrigado, e dizer que copiei a imagem do seu "bem vindos", sidebar , tá?
    Belo final de semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Bom dia ,bom final de semana!!
    Não sabia disso, mas é bom se previnir,eu adoro
    essa flor e ontem vi no supermercado a branca que é lindissima
    bom post e boa informação

    Abraços com carinho
    De um feriado feliz..

    └──●► ¸.·*´¨) ¸.·*Rita!!

    ResponderExcluir
  22. Calú
    Serve gás de pimenta?

    Que linda crônica. Tenho hortênsia no fundo do quintal, uma merrequinha, mas sempre consegue florir e me fazer sorrir. Agora tenho que ficar atenta com a minha gata que insiste todos os dias em querer ir lá. Quanto a toxidade humana já tive que perguntar a algumas agregadas porquê eu se elas tem outros com quem contar ?

    Um lindo final de domingo para você.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!