sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Um dia fora do normal



Sabe daqueles dias que fogem do roteiro? Pois é! Levanta a mão aí quem não teve um (ou alguns) assim.Semana passada dei gargalhadas dobradas ao telefone com uma boa amiga lembrando um destes dias que já vão longe, mas que deixaram uma bem humorada lembrança em nós duas. 





Amanheceu naquele dia dos anos 80 e tais conforme todos os anteriores a ele.Rotina corrida de mãe e professora que liga o motorzinho bem cedinho e começa a acordar os filhos, a preparar o café da manhã, a apressar o banho das meninas, a levar os meninos pro chuveiro...olho no box, escovas nos cabelos,uniforme completo,todos à mesa tomando o desjejum enquanto ela corre pro chuveiro e se apronta pro trabalho, engole um copo de café com leite, verifica se todos pegaram suas mochilas, merendeiras e o que mais teriam de levar naquele dia e dá o sinal para o elevador.Garagem.Todos a bordo.Partir.

Já na rua percebe que a marquinha da gasolina está quase chegando na reserva, mas calcula que dará pra chegar no colégio e, se promete que na volta irá passar num posto pra abastecer.Toca pro colégio com a tropa.Não gosta de chegar atrasada.Até aqui tudo dentro do previsto.O ritual cumprido à risca dá sinais que o dia está todinho dentro do planejado.Chegada no pátio.Cada qual na sua fila.Ela se posta à frente de sua turma, dá e recebe um monte de beijinhos, pega  os primeiros pela mão e lá vai todo mundo pra sua sala de aula.Olha pros filhos nas outras fileiras e deseja boa aula.Começou a nova etapa do dia.Depois do recreio, em meio as atividades, foi interrompida pela coordenadora.Odiava isso e não era segredo pra ninguém, tanto que todas as colegas sabiam que só deveriam interromper sua aula se fosse por algo realmente sério.Bom, nesse dia, era.A coordenadora precisava levar ao pronto-socorro uma auxiliar que estava sentindo-se mal e vinha lhe pedir o carro emprestado.Imediatamente  pegou as chaves e documentos e lhe entregou desejando que tudo corresse bem.Só muito depois lembrou-se que havia pouca gasolina,mas como o hospital não ficava tão longe, despreocupou-se.

Na hora da saída, a colega avisou-lhe que o carro estava no estacionamento.Criançada disparada pelo pátio e os dela no meio da algazarra.Chamou um, mandou a filha chamar o irmão na quadra, juntou as mochilas no porta-malas e conferiu se todos já estavam dentro.Partiu.Ralhou com um, perguntou sobre a prova pra outra e foi seguindo o fluxo.Parada no cruzamento, esperava a abertura do sinal.Verde!O carro morreu.Liga, acelera e nada!Mortinho da silva.Ao olhar pro painel ficou roxa, acabara a gasolina.Vixe!

Querendo mostrar-se calma pra não assustar a criançada,saiu do carro fez sinal pro demais irem desviando e foi procurar o triângulo.Isto ao sol do meio-dia e meia numa avenida movimentada.Foi aí que surgiu do nada uma patrulhinha( fusquinha) municipal.Os dois guardas se aproximaram  e foram logo ajudando a empurrar o carro pro meio fio livrando o trânsito.Em seguida ofereceram carona pra casa.As crianças olhavam assustadas.Ela não teve dúvidas.Juntou todo mundo, mochilas, merendeiras, sacola de cadernos dos alunos,bolsa e traquitanas e espremeu-se com os filhos dentro da patrulhinha e saíram como sardinhas em lata rumando pra quadra.Chegaram na ruazinha do prédio ao mesmo tempo que a amiga que ficou assustadíssima ao vê-la saindo dum carro de policia com a filharada.Depois das explicações e agradecimentos aos dois gentis policiais, lá se foram prédio adentro às gargalhadas... quase as mesmas que na semana passada trouxeram esta  gostosa lembrança.Ainda bem que não foi um dia pra lamentar, foi apenas fora do rotina. 


********




Imagem:sabetudo.com

11 comentários:

  1. Rssssss...Pra quem çlê foi bem divertido,.E dá pra entrar no quadro direitinho pois quem não vive dias assim digamos, DIFERENTES, fora da rotina?rs Humor sempre faz bem,né? beijos,lindo fds@! chica

    ResponderExcluir
  2. Calu,
    A sua descrição foi tão perfeita que parece que eu via tudo que ia ocorrendo nas suas manhãs desse cotidiano familiar e laborial.
    Faço ideia como não era complicado 'juntar' todos os 4 pimpolhos num carro para um momento exato e ainda chegar lá para acompanhar a turminha da classe. Isso é coisa que só mulher consegue e daquelas bem organizadas que nem você.
    O final da sua odisséia deste dia ficou pra memória, muito divertida esta lembrança.
    beijocas cariocas


    ResponderExcluir
  3. Oi Calu!
    Acontece cada coisa nessas idas e vindas de mãe/motorista... eu tive oportunidade de viver plenamente essa parte da vida e é por isso que digo que Ela não ficou me devendo nada.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  4. Calu, que aventura! E tão bem contada, parece que aconteceu ontem, tamanho os detalhes. E relembrar é sempre uma coisa boa, ainda mais quando tudo acaba bem.
    Beijo e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. Querida Calu,
    Rí muito com o seu texto
    Me lembrei do tempo, e põe tempo nisso, que levava meus filhos para o colégio
    Tempo bom que não volta mais...rs
    Ótimo final de semana para ti
    Beijinhos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  6. Rsrsrs,
    Adorei, rsr, relembrar é viver como falam por aí, rsr
    Tenha um lindo final de semana, beijos

    ResponderExcluir
  7. Teu blog é muito legal, Calu. Foi divertido ler esta história, pois todos passamos por dias assim.
    Obrigada pela visita ao meu espaço, respondi por lá tua dúvida. Qualquer coisa que precisar, me avise. Um abraço, bom fim de semana!
    http://duasepocas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Calu, adorei ler tudo isso e parece que me revi principiante na primeira parte da sua narração ao relembrar todo esse corre corre com as crianças! Deve ter sido bem divertido lembrar tudo isso com sua amiga! Na hora não achamos muita graça, mas à distância proporciona momentos como esse que pode desfrutar rindo à gargalhada como estou a imaginar! Beijinhos e alegre fim-de-semana. (Grata por partilhar)

    ResponderExcluir
  9. Esses imprevistos servem pra gente dar boas gargalhadas, mas depois do acontecido. A criançada não vai esquecer nunca!Mais uma história a ser contata por toda uma vida!

    Calu, um lindo fim de semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Calu!
    Que delícia poder relembrar bons momentos e poder deixá-los registrados em um conto lindo!
    Ri muito...kkkk

    Fiquei muito feliz em receber sua visita no blog e vim aqui agradecer, muito obrigada! Volte sempre que puder, aguardarei!
    Um final de semana esplendoroso!
    Paz, amor e muita luz!
    cheirinhos
    Rudy
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  11. Olá, meninas
    Eu pensei, antes, que eu era dependente da vida... cresci nestes 20 anos e vi que eu devo ao Criador tanta generosidade em me doar demais...
    Vivia contrariando o que recebera, achando pouco... como era menor do que sou!!!
    Hoje, Calu, vc me proporcionou uma bela lição, vi o post da Jan só agora e fui lá correndo dar a devida ordem na blogagem festiva do blog e no que ela me ensinou com a sua humildade...
    Obrigada, companheira de caminhada, Calu, por me alertar sobre estar mais atenta aos amigos...
    O mês de agosto não teve nada de desgosto... foi intenso, denso e, cheio de viagens e sem tempo para nada de supérfluo... a festa do blog me alegrou e tomou o pouco tempinho que sobrava...
    Tudo foi bom de início ao fim e Vc colaborou para eu não perder o post da amiga JAN na Série do comentário: Adoce o seu dia...
    Vcs duas acabaram adoçando o meu...
    Bjm ainda festivo de paz e bem

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!