sexta-feira, 24 de maio de 2013

Feitos Um Para o Outro





Somos todos românticos ( ao menos, a maioria de nós). Nos encantamos com cenas bucólicas, com contos de fada, com o" felizes para sempre", embora a razão nos puxe pro lado contrário, e às vezes tenhamos até uma queda de braço com ela, numas ganhamos, noutras perdemos, mas resistimos bravamente frente ao sonho e suas magias.

Vivemos juntando o par perfeito em tudo. Quem não aplaude um milk shake, que nada mais é do que a dupla: leite com sorvete? E goiabada com queijo, feijão com arroz, pudim com calda,banana com canela, abacaxi com hortelã(?)...Adoramos um par desde pequenos e vamos descobrindo enquanto crescemos a existência desta realidade em nós e à nossa volta. Bebês gêmeos nos arrancam suspiros tanto quanto um casal apaixonado de mãos dadas pelo parque.

Tem pares que simplesmente adornam a vida sendo o que são.Já há outros que nos tiram o sono, provocam nossa indignação, nos tiram do sério, tipo: um deseducado e seu carro, um político e /na corrupção, a prefeitura e a cidade, trânsito e horário, consulta e plano de saúde, impostos e serviços oferecidos...e segue a lista pra muitos outros pares que agora devo ter me esquecido, exceto um, que me vem a par nesse post: ciclistas e carros/ônibus; pares desordenados. Não vou aqui descrever todos os absurdos que aconteceram nas últimas semanas no Rio e em São Paulo, com perdas irreparáveis que poderiam ter sido evitadas bastando que houvesse respeito às leis de trânsito e principalmente à vida humana.

Vejo a situação como um ciclo cruel de desmandos, descasos e inadequação urbana passível de reversão, mas relegada a uma questão de menor importância.Já vimos este filme mais do que gostaríamos. Concorrendo para aumentar esta fila de desacertos épicos, vem na mesma velocidade deles outro par capenga: ciclistas e pedestres, onde vejo os primeiros ignorando os segundos na maior tranquilidade. Driblando pela calçada, lá vão eles ziguezagueando pelas pessoas, alguns em velocidade que poderá ser motivo de atropelamento dum pedestre que se ponha por puro acaso a sua frente; e buzinam com impaciência como se nós estivéssemos no lugar errado na hora errada.Poupe-me!

Sou a favor de qualquer movimento que promova a urbanidade consciente, a diminuição de carros na rua ( pratiquei transporte solidário anos a fio), o respeito à vida e ao meio-ambiente e reconheço os perigos duma bicicleta em meio ao trânsito de hoje em dia , como também a precariedade das ciclovias que não contemplam os destinos necessários, porém, não é tirando o direito dos pedestres que o problema estará resolvido ou seja aplacado como tudo que vem sendo tratado secularmente por aqui:sendo feita vista grossa.E pensar que o Rio ocupa a 16ª posição no ranking de "cidade amiga das bicicletas." É pra rir ou pra chorar?

Proponho que nos empenhemos em formar um par perfeito altamente importante ___
Civilidade e Convivência; este se encontra numa longa gestação e já passou a hora deste nascimento. 


******* 

" Meu caro amigo me perdoe por favor
se não lhe faço uma visita[...]
Aqui na terra tão jogando futebol
tem muito samba, muito choro e rok'n'roll.
Uns dias chove, noutros dias bate sol,
Mas o que eu quero lhe dizer que
a coisa aqui tá preta, muita mutreta
pra levar a situação que a gente 
vai levando de teimoso e de pirraça[...]"

(trecho da música: Meu Caro amigo, Chico Buarque)
----------------------------------- 

Imagem:Maitchell

19 comentários:

  1. Calu,

    Gostei muito do começo do post, onde você fala das combinações perfeitas. Seria tão bom se tudo fosse assim nessa vida. Mas, infelizmente, não é.
    O desrespeito humano chegou ao ponto que já não suportamos mais.
    Quando leio as notícias do Brasil, custo a acreditar que essas coisas estão acontecendo a cada minuto, e nada se é feito.

    Não vivo no paraíso, mas o respeito humano é visto aqui em todos os sentidos. As leis de trânsito são muito respeitadas também.
    Onde moro, é rota de ciclistas que treinam para competições e amantes do esporte também. Então, nos finais de semana, já saio de casa pensando neles. É fácil encontrar grupos enormes pela estrada. Quando eles vêm em sentido contrário, eu já sinalizo para os carros que estão vindo em minha direção. Se não tiver como ultrapassá-los, temos que segui-los na velocidade deles, até acabar a faixa de proibição de ultrapassagem, e estiver livre para o fazer.
    A lei de trânsito diz que não é nem pra buzinar para não assustá-los.
    Enfim, um respeitando o outro.

    Um lindo final de semana! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Como sempre brilhante! E essa dupla faria muito bem na vida de todos! beijos, aqui na curtição,chica

    ResponderExcluir
  3. Oi Calu!

    Respeitar devia ser o atual primeiro mandamento. Mas na grande maioria dos casos, não se respeitamos nada.

    Tenho dúvidas se as coisas mudarão um dia e o povo ficará mais educado... Tenho visto tanta coisa triste que, confesso infelizmente, estou perdendo o positivismo.

    Adorei a reflexão do seu texto.

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde !!!
    Bom sábado ......
    Vim deixar um abraço, que seu final de semana seja cheio de paz.
    Tem sempre um post valioso, que adoro, o que é muito bonito

    -Uma frase.-

    Um amigo me chamou pra cuidar da dor dele, guardei a minha no bolso. E fui.

    Clarice Lispector

    Abraços
    Rita!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Calu! Como está?

    Olha, gostei muito de sua explanação sobre a correspondência biunívoca... e o ciclista, ao mesmo tempo em que é presa, também é predador.
    Aqui no interior, apenas em horários de pico a situação fica difícil: são muitos homens voltando do trabalho em suas bicicletas.
    Não sei por que cargas d'água, as mulheres daqui quase não utilizam bicicletas, mas ontem vi uma senhorinha num triciclo rosa, tipo aquelas bicicletinhas que tínhamos na infância...
    fiquei encantada com aquela ternurinha, passei com a moto, acenei e não resisti a uma buzinadinha. Ela deve ter me achado doida!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Oi, querida Calu!

    De fato, esses pares citados por você estão perfeitos, os primeiros.
    Tb, como você mão vou falar dos acontecimentos recentes, mas dessa coisa que os ciclistas fazem como a se vingarem. É, fica parecendo assim, como se fosse a velha história de descarregar em cima do mais frágil! Eu já fui atropelada por uma bicicleta na contramão, acredita?
    Claro que tudo acontece por falta da dupla civilidade/convivência e claro que estamos, a cada dia que passa , mais por conta de nós mesmos!
    Nos indignamos, mas o que podemos fazer? Nem educar mais podemos, né não?
    Bjssssssssssssss, quérida, Deus a abençoa!

    ResponderExcluir
  7. Inteligentíssima amiga!!!! Sensacional começar com queijo e goisbada e acabar com a nossa tradicional pizza dos desmandos!
    aguardando sua visita...
    bjs Sandra
    www.projetandopessoas.com.br
    http://www.facebook.com/projetandopessoas
    @Projetapessoas

    ResponderExcluir
  8. Seria tão bom se existice combinação perfeita também no trânsito!

    bom final de semana! bjss

    ResponderExcluir
  9. Feitos um para o outro... A mentalidade precisa mudar, tanto para o coração como para a razão.
    A nossa sociedade passou muito tempo educando meninos e meninas de formas diferentes. Enquanto dávamos as meninas a chance de "ser", dávamos aos meninos a chance de "ter". Ser e ter são opostos, não se complementam.
    Outro dia vi um pai reclamando da mãe publicamente. Alguma coisa que o filho fez e que deveria ser debatido dentro de quatro paredes - o apego por mesquinharias também é atraso. Eu fui intrometida já que o assunto tornou-se público: "Ainda bem que no mundo ainda existem as mães".
    Sei lá, os homens "antigos" sempre educaram errado! Por conta do "no meu tempo", se esquecem de como as coisas são na realidade. Não é a próxima geração que vai acabar com o mundo, o mundo está acabando desde a primeira geração. O homem é predador de si mesmo!
    Calu, depois que comentou no blogue, teve uma atualização. Acho que seria interessante você voltar lá, pelo menos pra mim!! :)
    Beijus,

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Calu, um texto que explica de uma forma bem didática como o respeito pelo outro deveria ser primordial na vida de cada um! O respeito e o civismo deveriam andar de mãos dadas em todos os sectores, mas no trânsito é essencial. Quando as regras não são cumpridas há que saber antes de castigar educar! Há um trabalho enorme a ser feito. Aí como em quase todo o mundo. Aqui estão querendo estragar o que estava mais ou menos orientado, porque tem havido desinvestimento em todas as áreas o que tem provocado grandes manifestações como ontem aconteceu em Lisboa. Em relação há alguns anos atrás penso que avançámos bastante, mas muito ainda há a fazer. Chico Buarque sempre atual! Beijinhos e excelente domingo. Ailime

    ResponderExcluir
  11. Oi Calu
    Como sempre um ótimo post! Só para esclarecer eu sou romântica kkkkkk. Agora falando sério, acho que deveriam ter mesmo mais ciclovias, além de leis mais rígidas de trânsito, e pessoas mais conscientizadas, mas nós moramos no Brasil né?!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  12. Calu, esses últimos pares que vc citou realmente é de ficar indignado. Bicicletas, motos no meio a carros, ônibus, caminhões. Qdo aprendi a dirigir, a primeira coisa que ouvi foi que temos que dirigir pra nós e pros outros, ou seja, ficar atento sempre, em todos os lados. Mas pra uns isso é praticamente impossível. Uns matam e outros morrem. Acho que falta é uma boa educação de todos, coisa escassa hoje em dia. Infelizmente. Façamos nossa parte, sempre, já que não podemos mudar a mentalidade de todos.

    Beijos
    Ótima semana!

    ResponderExcluir
  13. Eu assino embaixo do comentário da Luma. Há muitos saudosistas que não percebem que tudo o que acontece atualmente são frutos gerados de antes.
    A situação dos ciclistas é bem triste, mas não justifica descontar nos pedestres. Precisamos de leis mais rígidas no trânsito, construção de mais ciclovias porém, eu ando meio pessimista quanto a mudança no comportamento das pessoas.
    Fica difícil.

    ResponderExcluir
  14. Calu,
    Adorei o seu post, bem esclarecedor. Precisamos mesmo de pessoas mais educadas e com respeito ao próximo. Enquanto isso não acontecer teremos essas cenas de violência e desrespeitos ao pedestre e ciclistas. Educação é a nossa arma.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  15. Precisamos mesmo de mais civilidade em nosso país,mais amor ao próximo,respeito pela vida.Um texto perfeito que disse tudo que não consiguimos expressar!bjs,

    ResponderExcluir
  16. Calu boa tarde, excelente semana!

    Eu postei num comentário que fiz no meu face que temos de nos unir para pressionar para leis mais rígidas para todos: menores, trânsitos, pedofilia, etc...

    No trânsito então, não se educa. Tudo é efêmero perante as Leis. E os juízes dizem que não se pode fazer nada se não for pela Lei.

    Agora a mortandade dos ciclistas está impressionante. Motoristas maldosos deviam perder a carteira para sempre.

    ResponderExcluir
  17. Que bom seria se esse par perfeito entre Civilidade x Convivência fosse formado por tds sem exceção. Eu penso que há mts pessoas do bem em busca dessa combinação perfeita, mts vezes sufocada por aqueles que buscam somente o "eu", sem pensar no próximo, mas cada um será responsabilizado pelos seus atos, se a justiça humana falhar, a Divina não falha!
    Parabéns pelo post, minha amiga! Mt bem colocado!
    Bjssss e uma ótima semana pra vc! :)
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  18. Beleza de cronica Calu, onde voce foi muito feliz nas analogias.
    Um casamento perfeito tem de se buscar para a perfeita harmonia dos pares.
    Estamos diante dos absurdos dos absurdos que gritam à nossa frente, basta um olhar critico.
    Parabens amiga,brilhante foco.
    Um carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  19. Querida amiga,
    Uno-me ao teu olhar, às incríveis analogias que criou neste texto, e ao repúdio nos desmandos e ignorâncias que tem ceifado tantas vidas ultimamente no trânsito caótico das cidades brasileiras. Há que se fazer novas leis para o trânsito e mexer diretamente no bolso do cidadão, pois só assim funcionaria.
    Adorei seu texto e as reflexões!
    Grande beijo aqui da serra.


    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!