quinta-feira, 18 de abril de 2013

6º Bookcrossing Blogueiro ( edição 2013) - participando da aventura

 


" A literatura ajuda-nos não a nos conformarmos com o horror que o mundo tem, mas sim a sonharmos com a beleza que o mundo pode ter."
M.Vargas Lhosa 
-----------------
Embarcada em mais esta edição do Bookcrossing promovido pela Luma,do luzdelumayesparty( aqui), venho pensando na minha escolha há umas duas semanas estando entre dois títulos.Ontem bati o martelo e resolvi qual seria o liberto da vez.A opção recaiu sobre: A casa que amei, Tatiana Rosnay. Comprei este livro ano passado.Na época eu estava bem indignada com a expansão imobiliária amoral que se abate sobre a cidade.Propaguei minha revolta aos quatro ventos dos espaços físicos e virtuais daqui, pois foi justamente em meio a esta militância que meus olhos se deram sobre  este livro, seu título e capa me atraíram.Li a orelha onde há a seguinte apresentação: "Paris.1860.Centenas de casas estão sendo demolidas, bairro inteiros reduzidos a pó[...]"; foi o suficiente para não deixá-lo na prateleira.Em uma escrita fluida através das cartas de uma viúva, desenrola-se a história de bairros parisienses e de seus moradores transcrita em pormenores reveladores de um tempo e seus costumes. 

..." Essas pessoas jamais saberiam o que é perder uma casa amada.Eu me senti afundar de tristeza, meus olhos marejaram.e mais uma vez cresceu em mim o ódio pelo prefeito, um ódio tão forte, tão poderoso, que se não fosse pelo braço firme de Gilbert, teria caído dura de cara na neve[...]" 

Mais de um século depois, as pessoas ainda estão sujeitas a perderem suas moradias por inaceitáveis motivos.Desde remodelações urbanas a tragédias naturais, descasos do poder público, e outras causas inconcebíveis em qualquer época.
------------ 

A  Aventura  

Saí no dia de hoje acompanhada do meu exemplar à procura donde iria libertar o meu escolhido.Fui parar no shopping para dar uma olhada em geladeiras;pois é, a minha pifou, ai, ai! Não tinha a intenção de realizar a aventura por lá, mas quando sai da loja dei de frente com uma mulher franzina, trabalhadora da equipe de limpeza, terceirizada provavelmente, que esfregava o chão da porta da loja com vigor enquanto os passantes ultrapassavam-na completamente absortos em seus umbigos, sem ao menos dirigir-lhe um olhar, um cumprimento.Esta situação é bem mais comum do que deveria.Bem, mas voltando ao meu momento de inspiração, foi ali que me aproximei dela e perguntei se gostava de ler.Ela me disse que sim.Que lia muito a Bíblia. Então falei-lhe sobre o livro que eu queria dar-lhe, explicando sobre o movimento do "livro-liberto".Ela me ouviu, sorriu e disse que gostaria sim, de lê-lo. Pronto, realizamos a aventura do bookcrossing ao vivo e em mãos.Tomara que ela goste da leitura e dê continuidade ao movimento. 



*******


18 comentários:

  1. Calu esta aventura do bookcrossing é sempre uma surpresa!
    Foi parar em boas mãos.
    Este livro esta anotado na minha listinha de desejos e agora gostei mais ainda da tua descrição e das frases postadas.
    Que este movimento não pare!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Que coisa boa poder proporcionar assim uma alegria a alguém como esta mulher, uma das invisíveis neste mundo tão corrido dos dias atuais!
    Tenho certeza que ela irá ler este livro nas horas vagas, num cantinho do shopping, e se lembrará de você, esta pessoa pronta à doação de carinho e educação.
    Este movimento é daqueles que dá prazer em participar e eu estou dentro mais este ano.
    mega beijo carioca

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda tenho que experimentar essa forma de desapego, colocar o livro na bolsa e em vez de deixar em algum lugar da a alguém que eu ache que queira.

    Você e a Ana Paula fizeram assim e achei bonito, no próximo bookcrossing vou tentar, mas eu juro que cito as autoras, nada de plagio néh?!?

    Cheros Calu e vou da uma olhada sobre esse livro, achei a ideia dele legal!!!

    ResponderExcluir
  4. Ué, ontem à noite deixei comentário, SUMIU,rs... Mas de qualquer forma, quem ganhou deve ter ficado feliz. Gostei do jeito de tua participação, olho no olho...beijos,chica

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,Calu!!!

    Que maravilha!!!
    E que gesto sensível e lindo o teu!!
    Não entendo o porque destas pessoas serem invisiveis na sociedade...seu trabalho é fundamental, afinal quem gosta de um ambiente sujo??!!Falta é consideração e educação!
    Beijos e meu carinho!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Calu
    cumpriu , com toda a sua sensibilidade , a "libertação" de seu escolhido. E que bela escolha.Expansão mobiliária especulativa e amoral, de verdade! Parabéns pela descrição de sua "aventura".
    E que a nova geladeira já tenha chegado.
    Obrigado pelo carinho de sempre
    Boa tarde
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Calu! Adorei conhecer seu blogue e mais ainda saber que livro libertou. Ainda não conhecia esse livro e achei bem interessante. Bela participação. Também estou participando e aguardo sua visita.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  8. Oii Calu, gostei da libertação que fez, tomara que ela aproveite a leitura e passe adiante! Bjooosss

    ResponderExcluir
  9. Calu,
    É por essa e outras razões que a gente entra no Book Crossing e não sai mais! Desde que aderi da primeira vez, digo "presente!" E todos saem ganhando...
    Nada acontece por acaso é uma expressão que combina perfeitamente com sua história.
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  10. É bom escolher a pessoa que vai ficar com o livro. Parece que há algo vivo e caloroso nessa "libertação". Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Meus parabéns pela sua participação.
    Hoje estou visitando todos que participaram desse Projeto.
    Está sendo um prazer conferir as experiências.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Calu,

    Bom te encontrar no BookCrossing.
    Acho que você mudou o dia dessa moça. Enquanto muitos nem a percebiam, você viu beleza nela, e a presenteou.
    Muito linda a sua forma de participar.
    Uma linda semana! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. É a segunda vez que participo do BookCrossing e para mim é bem difícil me desapegar dos livros. Acabo comprando novos e doando ou, como no caso deste ano, sorteando.
    Sua aventura foi muito interessante, há um bom tempo que também percebo os "invisíveis". Li uma reportagem de um psicólogo que se fez passar de gari e sentiu na pele toda esta indiferença social.
    Muito show a sua iniciativa em abrir a leitura para alguém que parecia resumir-se somente à bíblia. Você fez com que ela desse o passo inicial ao conhecimento de novos mundos, um conhecimento infinito e viciante.
    Não conheço o livro, mas parece que é muito bom.
    Abraço parceira.

    ResponderExcluir
  15. Ai, socorro,
    gente fui publicar os comentários de algumas blogueiras quando o laptop escorregou do meu colo e no desespero de tentar segurá-lo cliquei "Sem Querer" no botão superior da página da publicação escrito: Remover Conteúdo!!!
    Ai, me desculpem, Luma, Astrid,Suzana,Ana Karla, tô passada, gente.Mil perdões!
    Bjos.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!