quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Cenas duma tarde





Ontem precisei ir ao centro da cidade, apesar dos 40¨ que fazem por aqui.Assim que resolvi meu interesse, fui pro shopping atrás de um pouco de frescor e distração e qual não foi minha grata surpresa ao encontrar esta feirinha de livros no piso central.Não era de grandes proporções, mas teve uns títulos interessantes e até alguns clássicos.Os infantis eram maioria.Comprei dois pro meu neto, Miguel, que agora está mais interessado em histórias mais extensas e eu não vou perder este momento, né? 

Aproveitei  também, pra mandar revelar as fotos da festinha de Valentina.Sim, porque sou romântica- saudosista  e curto fotos em álbuns, sequenciadas com referências e tudo mais.Tenho até um baú onde os guardo e alguns painéis de fotos pela casa, que fazem contrariedade às minhas filhas(rs).Tô até pensando em fazer uns scrapsbooks pras datas dos netinhos.

Dado o tempo necessário pra revelação, fui pegá-las na tal loja.Chegando no caixa, eu e mais outra cliente esperávamos pacientemente a atenção das duas moças encarregadas que estavam num papo pessoal interminável, ignorando-nos solenemente.Com um sorriso amarelo perguntei quem iria me atender, e elas, com visível má vontade efetuaram o pagamento.

Esta situação está cada vez mais comum no comércio em geral.De outra vez, aconteceu numa papelaria grande aqui perto.Uma senhora procurava certo produto e pediu ajuda da atendente do setor que lhe respondeu" que o produto estava naquele setor sim, bastava que ela ( a cliente), procurasse".

Impressiona, em certos casos, a completa falta de postura dos trabalhadores do comércio.Destreinados para o trato e o atendimento ao público que são o objetivo maior da função.Já entrei e sai imediatamente de lojas nas quais percebi o descaso no atendimento,como se eu estivesse incomodando os funcionários. Isto sem falar na falta de polidez entre eles próprios ao conversarem assuntos pessoais em alto e bom som e com expressões de baixo calão no ambiente de trabalho.Em supermercados isto é bastante comum, infelizmente.Por muitas vezes, procurei o gerente e apontei o acontecido sem indicar ninguém, mas ele sabe, só se finge de morto pra não se aborrecer.Pra todo lado isto está cada vez mais crescente.Nos bancos então, chega a ser calamitoso ver-se as pessoas quase pedindo socorro pra serem atendidas em seus direitos de uso na instituição.

Me considero uma cidadã polida, mas quando presencio ou sou alvo de situações assim, faço exercer os meus direitos porque sou cumpridora dos meus deveres;haja visto a conta dágua sempre paga. 
------------------- 
Imagens: minhas

19 comentários:

  1. Linda surpresa essa feirinha de livros,não é? E os infantis sempre me atraem também para os netos.

    Mas a falta de polidez anda mesmo gritante em lojas, supermercados e nestes, depois de muito bufar, ao nem receber resposta de meus cumprimentos, saio dali e vou direto ao gerente, mas DIGO, DENUNCIO o número da Caixa.

    Não podemos mais suportar essas coisas. Irrita de verdade!


    beijos,chica e lindo dia!

    ResponderExcluir
  2. Calu um bom achado a sua feirinha! E eu nem achei tão feirinha assim no sentido de pequena! O incentivo à leitura nunca deve faltar.
    Quanto às fotos, nada melhor, apesar de tantas plataformas digitais, o bom e velho papel. Pegar, montar álbuns, eu também adoro. É um hábito que temos que cultivar para não cair no esquecimento, ou melhor, na virtualização.
    Penso que cada vez mais as pessoas estão desconectadas de seus verdadeiros dons. Fazem qualquer coisa e mal feita, não importa Estão insatisfeitas. E junta-se a isto a falta de educação também!
    Bom dia!

    ResponderExcluir
  3. Calu, uma feirinha de livro é indispensável.
    E fotos reveladas são minhas prediletas também, mas ando com uma fila sem fim de fotos para revelar.

    E os atendentes em geral, estão atendendo cada vez pior. Tenho passado por situações semelhantes e também vou logo reclamando com o superior. Minha tolerância anda curta pra essas atitudes.

    Xeros

    ResponderExcluir
  4. Coberta de razão você está Calu e lhe digo mais; minha cidade é campeã dessas situações e eu punha a culpa por ser cidade provinciana demais, mas que nada a qualidade de polidez,urbanidade e educação de calibre igual a que nós, hoje, já avós, mudou demais. Tudo hoje é mais ligth, supérfluo, descartável ou "que se dane" é que impera! Sou como você, faço valer meus direitos ou viro as costas e nunca mais volto! Lastimável! Grande abraço!

    ResponderExcluir

  5. Olá Calu,

    Já me deparei com várias situações parecidas ou iguais às narradas por você. É lamentável a falta de profissionalismo dos atendentes do comércio, que deveriam ser treinados e observados em sua atuação para o bem da própria empresa. Já entrei e saí de lojas por falta de atenção de funcionárias, que preferem o "papo" entre elas a darem atenção aos clientes. Com certeza, perdem elas, que devem receber comissão, e perdem os lojistas.

    Também curto fotos em álbuns. Apesar de tê-las no computador, sempre escolho as mais importantes para revelar e colocar em álbuns, indicando a data e o tipo de ocasião. Adoro revê-las de vez em quando, tendo prazer em folhear os álbuns.

    Também adoro as feiras de livros em shopping. Sempre se encontra livros interessantes e num bom preço.

    Ótimo dia.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. My Dearest Calu,

    books and books love to see the books. I prefer books related the human histories and civilization.
    by the way. The world is like this. not only you, even here in Italy, Rome, people around are lack of politeness,civility,arrogant, unhelpful and respectful. All negative attitude. but we couldn't surprise about this. these are result of modernism, television,human ideology, moda,trend.
    More far from the Creator, more far from the nature rules.
    Truth is sad seeing this. I wish I could see woman,man,children, youngsters like before.'civilta contadina' ;) piu valore, che ne dici ;)
    un bacio grande

    ResponderExcluir
  7. Feirinha,livros,fotos, tudo azul...porém ter que engolir gente grossa é o fim.Aqui acontece SEMPRE comigo, quando ficam desempregados botam a culpa no governo , no empresário etc.beijo grande Calu

    ResponderExcluir
  8. Oi Calu, concordo plenamente com vc! Esses dias fui a uma loja da Hering no shopping comprar um presente e fiquei surpresa qdo a vendedora me disse num tom mt áspero que a blusa que eu havia comprado não poderia ser trocada e eu disse: como assim? E ela ainda me disse: se não servir vc vem aqui e compra outra! Ah tá! Respondi! Saí da loja e fui até a outra loja da Hering no Centro, lá o vendedor me explicou com mt educação que poderá ser trocada sim, mas desde que seja do mesmo modelo. Bom, menos mal, né?! Tem uma loja de roupa aqui na minha cidade que eles te atendem de acordo como vc está vestido, se estiver de calça jeans surrada e tênis, por exmplo, eles nem olham na sua cara! Acho isso o cúmulo do absurdo! Nossa! E não pára por aí não! Se eu for te contar td o que já presenciei e o que já passei, vou ficar aqui até amanhã, rs.
    Eu adoro comprar livros para a minha afilhada! :))
    Bjão amiga, fique com Deus!
    viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  9. Algum tempo que não visitava o seu blog, hoje encontrei-o e vim fazer uma visita.
    É para mim uma alegria ver o seu trabalho, e a sua dedicação em anunciar a Palavra.
    António.
    Ps. Meu blog é o Peregrino E Servo.

    ResponderExcluir
  10. Olá Calu!
    Livros infantis? Sou louca por eles... e minha mãe também adora.
    Olha, parabéns pelo aniversário da netinha! Tenho muita admiração pelas avós.
    Abraços caipiras.

    ResponderExcluir
  11. Olá!Boa noite
    Calu
    Tudo bem?
    ah...tamu juntos...eu gosto ainda de ter meus albuns de fotografias...tudo separadinho e em ordem de data, etc ...nossa 40 graus...uff...
    penso que o mercado está cada vez mais competitivo e vejo que as organizações, agora mais do que nunca, tem que buscar diferenciais. Somente oferecer produtos com qualidade não é mais suficiente. Os consumidores querem mais...e esta "coisa nova" é o atendimento....e parece até que o
    atendimento é a tarefa mais simples da empresa e a que menos merece preocupação, e o que vemos é que não contratam profissionais com
    características básicas para atender o público, não treinam estes profissionais , não criam um padrão de atendimento e acaba acontecendo do atendimento ser realizado de acordo com
    as características individuais e o bom senso de cada "atendente" e aí vemos o caos instalado...e eu "boto a boca no trombone", também...afinal, como diz o título de um livro ( que não me recordo o nome do autor e nem o título inteiro)"Cliente também é gente"...
    Obrigado pelo carinho da visita
    Meu carinho
    Bela sexta feira
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Calu! Eu, como professor de Ensino Médio, vejo a cada dia a sociedade abandonar seus filhos na escola, esquivando-se das responsabilidades de pais. A escola tem a obrigação da educação formal, mas aquela informal, que ensina o respeito aos semelhantes deve vir de casa. O pior é que esses adolescentes serão os trabalhadores de amanhã, sem formação adequada, sem conhecimentos básicos e sem educação. Você, como muitos ainda serão vingados e esses pais ainda lamentarão sua omissão. E será bem feito para eles! Mas, não sei se a vaca sairá do brejo, depois de tudo. Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Olá Calu,
    Infelizmente, a qualidade no atendimento está, a cada dia, mais precária. Parece que alguns vendedores estão fazendo o favor em atender os clientes. Eles não percebem que os clientes são primordiais para manter o estabelecimento e o ganha pão, mas... Falta visão, falta treinamento e reuniões juntos com os gerentes que, muitas vezes, não estão preparados para exercer o cargo. O descaso é geral!!!
    Beijos mil
    www.democratizacaodamoda.blogspot.com
    www.teredecorando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Bom dia,Calu!!!

    Infelizmente a falta de educação é geral! No comercio nem se fala!
    Uma vergonha isso!
    *Mas que maravilha encontrar uma feirinha de livros!!!AMO!!rs
    Tenho encontrado coleções de "livros de bolso" dos clássicos e bem baratinhos!!!Muito bom!!Assim posso comprar mais de uma vez...rsrs
    Beijos minha amiga!!!
    **Segunda começam minhas aulas!!!Bah! Estou animada!! Vou ter uma Literatura Brasileira(romantismo,arcadismo,etc...), Latim e Sociedade e Contemporneidade!!
    Serão só 3 porque uma eu adintei no intensivo!!rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Calu
    Também adoro feirinhas kkkkkk, meu marido fica doido! Mas o que vc disse é verdade, fico revoltada quando sou tratada com descrédito no comércio ou em qualquer lugar. Eu sou funcionária pública, uma classe que é tão mal falada, e sinceramente atendo bem as pessoas que vem ao balcão, muito mais as pessoas simples, que percebo que não estão entendendo o que estou falando, ou estão no lugar errado, quase vou com elas no lugar certo kkkkk. Poderia dizer que é porque é porque elas ganham pouco, eu já trabalhei no comércio e sei que se ganha pouco e se trabalha muito, mas então faça como eu, estude para ganhar mais e trabalhar menos uai kkkkk, nada é desculpa para desrespeitar outra pessoa.
    Bjos. Fique com Deus!
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. *Calu, se você fosse professora - HOJE !!! - numa escola pública do Estado de

    SP ... você não iria até o final do ano com a tentativa de dar aula !!!

    A falta de EDUCAÇÃO da maioria das pessoas está cada vez MAIOR e em todos

    os setores da sociedade !!! (*Triste isto !!! ).

    ResponderExcluir
  17. Penso que este papel de cidadão precisa realmente ser exercitado, para que podermos ter mudanças.
    bjs, Bom final de semana

    ResponderExcluir
  18. Olá Calu, também aprecio imenso movimentar-me por entre livros e espreitar as novidades. Também não gosto de má educação. Neste momento em Portugal assiste-se a uma coisa interessante. Há uma grave crise económico-financeira e muito desemprego, mas penso que crescemos a nível de educação e no comércio os empregados são super simpáticos, muito educados! No que respeita a escolas parece haver um pouco de insubordinação por parte de alguns alunos e os professores com alguma dificuldade em controlar. Estamos numa mudança de era muito significativa! Vamos ter esperança em que pelo menos a nível de educação as coisas melhorem, porque é a base de tudo. Beijinhos e bom fim-de-semana. Ailime

    ResponderExcluir
  19. Oi Calu! Sabe que essa coisa de fazer álbum de fotos é romântica e intima, mas não antiga, sinto que as pessoas continuam tendo necessidade disso, apenas hoje fazem seus álbuns nas redes sociais o que está em desuso é manter o que é intimo apenas para os íntimos e claro, as pessoas parecem não gostar mais de coisas concretas, cada vez mais o abstrato da coisas da virtualidade ganham espaço no concreto, até mesmo os livros em papel agora são virtuais.

    E quanto a falta de educação de quem nos atende nos estabelecimentos, isso é latente e constrangedor e mais irritante é essa postura dos gerentes... Eu tenho a impressão que o terceiro setor cada vez mais funciona como o serviço publico, eles fingem que pagam bem, os funcionários fingem que trabalham bem e nós que rezemos para ter sorte de encontrar alguém que compreenda o sentido da polidez ou nos viremos sozinhos.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!