segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Beleza em Grãos - Teia Ambiental


Dou o maior valor ao artesanato.O produto final que se apresenta ao mundo não é apenas um conjunto de elaborações mecânicas.È, antes de mais nada, fruto de sensíveis experiências criativas por parte do artesão/artesã que ali pôs sua dedicação, seu esforço, seu carinho para realizar aquele objeto único de identidade própria e que muitas das vezes deixa em seus criadores uma saudade perene ao ser comercializado. 

Este sentimento me é mais forte ainda, quando reconheço nos artistas a preocupação com a natureza, como é o caso do uso das sementes descartadas e /ou coletadas ao pé da árvore-mãe como matéria-prima de colares, anéis, pulseiras de grande beleza. Desde arranjos para as mais variadas finalidades até as chamadas biojóias originalíssimas, temos hoje variadas opções de adornos que são verdadeiras obras de arte reconhecidas nacional e internacionalmente. 

Não sei se é influência do meu nome, mas sou chegada nuns balangandãs.Adoro bijuterias;com parcimônia, claro, porque não sou adepta de parecer uma árvore de natal ambulante.Assim, me delicio com as inúmeras espécies destas bijus-naturais que aproveitam o descarte e recriam vida nas formas que a natureza criou.Esta minha preferência visível me faz ser muito presenteada com peças lindas, nem todas naturais é verdade, mas mesmo assim, de bom gosto.Tenho algumas que já comemoram 20 anos de companhia. 



É o caso desses dois colares que ganhei de alunos(as).Ambos são feitos de argila. O de cores neutras é bem rústico.O colorido teve a argila vitrificada e trabalhada. Adoro os dois.

Revisitar as atitudes ancestrais renova ações que estão atávicas em nosso inconsciente coletivo.Os antigos povos coletores foram os primeiros ecologistas da humanidade e devem ter feito artefatos mirabolantes com o que a natureza os ofertava. 

(imagem cedida pela Bia)

Há muitos exemplos de trabalhos belíssimos com sementes e outros materiais naturais espalhados pela blogosfera.Destaco os da amiga Bia, do blog www.jubiart.com.br, onde ela exibe peças de bom gosto e originalidade. 

O assunto não se esgota aqui.Há muitas outras expressões artísticas que seguem a pegada ecológica e surpreendem em beleza.
*** 
Imagens: portalsãofrancisco(sementes)
foto minha

19 comentários:

  1. Olá, querida Calu
    Daqui a pouco sai a minha postagem da Teia...
    Vou pra uma terra, em breve, onde se faz terços de grãos (sementes) e ficam lindos... vou trazer alguns e guardarei um pra presenteá-la...
    Obrigada por passar, fielmente, na Série Comemorativa do níver do meu Blog e fazer-nos felizes a todos com os seus lindos comentários...
    DEUS te cubra de bênçãos e te faça feliz!!!
    Bjs festivos de paz

    ResponderExcluir
  2. Muito bom texto, associou a beleza da natureza em bijuterias.
    Tenho algumas, pois sou bem chegada a brincos.
    Este mês tb estarei participando desta BC.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Assim que iniciei a te ler aqui nesse post, de imediato lembrei da BIA que tanto faz com as nossas sementes... Lindo! beijos às duas,chica( como estão o Felipe?

    ResponderExcluir
  4. Calu, querida!
    Enquanto lia o que escreveu e compactuava com tudo, pois também sou chegada nos enfeites, principalmente os artesanais feitos da própria natureza, pensava na Bia, no lindo trabalho que ela desenvolve e ao mesmo tempo propaga ao mundo a beleza daquela região. Ela parece aqueles passarinhos que levam no bico a semente para germinar distante. Tive a enorme alegria de ganhar um sorteio em seu blog há tempos atrás e ela me enviou colar, chaveiro, enfeite pro cabelo, etc... e que eu volta e meia uso e chama atenção pelas lindas sementes de babaçu e jatobá que ela usa em seu trabalho. A Bia é uma artesã de mão cheia e completamente envolvida com esta questão da sobrevivência e reaproveitamento na teia ecológica.
    Seu post ajuda a ressaltar o valor e importância desses artesãos, reprodutores das belezas de nossa natureza.
    um super abraço carioca (com noite de 5 graus, mas com cobertor térmico na cama.)

    ResponderExcluir
  5. Calu! adoro também balangandãs e bijoux
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Que blog bonito! - Gostei do texto também, além de concordar integralmente! - Abração, Calu!

    ResponderExcluir
  7. Oi Calu!
    Boa noite,amiga!

    Também eu,como você,sinto uma atração enorme por pedras,contas,sementes e tudo mais que remeta à Mãe Natureza...no meu caso,não é o nome a me influenciar,com sua Helênica origem,mas a herança genética...minha bisavó era um índia Puri,uma princesa raptada por meu bisavô,um belo português,apaixonado por ela.

    Já perdi muita coisa,nem tenho conta de quanto,mas ainda possuo vários "penduricalhos",alegria de minha neta que gosta de me enfeitar com todos.Todas as vezes que ela vem aqui em casa,brincamos de princesas e ela me enfeita com os meus badulaques.

    Gostei de seus colares e desta postagem voltada para o primitivo que em nós perdura.

    Bjssssss,
    Leninha

    http://leninha-sonhoseencantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, querida Calu
    Passando pra dar um Boa Noite e agradecer novamente o seu lindo comentário na Série Comemorativa do Blog pelos 3 anos...
    DEUS te continue cumulando de bênçãos e te fazendo feliz!!!
    Bjm festivo de paz

    ResponderExcluir
  9. Olá Calu querida,
    Lindas as biojóias! Gosto imensamente destes colares, brincos e pulseiras confeccionados com sementes.
    São, como vc mesma diz, originalíssimos e muito bonitos.
    Gostei muito de sua postagem!
    Afetuoso beijo, amiga.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  10. Fiz muita bijuteria quando era moça. Ganhei uns trocos valentes com a venda. Meu colar preferido era um duplo de massa estrelinha de 2 cores. A massa (comestivel) ia ao forno. Para ficar com 2 cores deixa-se assar tempos diferentes. Então ficava um cor beje e outro castanho chocolate. Longos, fininhos que usava com um nós unindo os dois.

    A proposito, lembrei de umas massas fora de validade que dei para a escola da minha filha. Lá fizeram esses animais reciclados. O boneco das massas é o cão. Veja aqui, neste link.
    Bom tema! Este mês não postei para a Teia. Estou aproveitando o Verão para mergulhar na natureza e me ausentar da electronica.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  11. Calu, minha doce Calu! Acabei de ler seu comentário e ele me deixou feliz. Você que é de uma delicadeza sem fim. Obrigada pelo seu carinho, sempre. Somos então ambas apaixonadas pelos grãos, sementes. Quanto sair com alunos ao redor da escola, escolhendo tipos de folhas, de sementes , naquele delicioso discurso das variedades, tamanhos, espessuras diferentes, texturas singulares, etc.
    Amei tudo aqui! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  12. Adorei! tenho alguns colares assim de artesanato que compro ou que ganho. Sustentáveis, mantém o homem em sua terra conservando-a. E a lembrança ancestral, é tudo de bom! Perfeito!

    ResponderExcluir
  13. Calu,que ideia legal falar das sementes no artesanato!Tem mesmo coisas lindas no blog da Bia!Morri de rir vc falar que não gosta de parecer uma árvore de Natal!...rss...eu tb penso assim,são lindas essas peças,mas não se pode exagerar!...rss...bjs,

    ResponderExcluir
  14. Calu, bem interessante sua postagem. Sempre achei lindos esses trabalhos, mas nunca havia parado para refletir sobre seu efeito em relação à natureza. Muita paz!

    ResponderExcluir
  15. Olá Calu.
    Eu gosto de admirar o artesanato de modo geral, é muita criatividade e as variações são enormes.Gostei da foto inicial, é preciso ter queda para pensar e criar uma peça.
    Beijos
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  16. Tenho a sua mesma admiração pelo artesanato. Quando olho uma peça, imagino as mãos que a produziram, a dedicação, o esforço. O nosso é riquíssimo, razão da notoriedade que já alcançou mundo a fora. Foi muito oportuna sua postagem. Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Sou mais uma da turma que ama sementes e afins ! Aliás tenho quantidade delas, que recolho aqui no sítio onde moro.
    A Mãe Terra nos proporciona tudo que precisamos para viver bem. Até nossos adornos !

    Obrigada pela participação na nossa Teia Ambiental !
    Beijo

    ResponderExcluir
  18. A utilização de descartaveis é por si um bem elogiavel,que se agradece e quando concilia com com natureza os artistas produzem coisas belas.
    O incentivo ao artesanato deveria ser incentivado cada vez mais Calu.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Enquanto lia o seu post me lembrava da Bia. Gosto de tudo que é artesanal, pois além do aproveitamento, as mãos que elaboram enchem de boas energias o trabalho realizado. Aqui na sala onde estou, tenho um peixe entalhado em madeira e duas tochas no formato de cacho de abelhas trabalhadas em barro. Por onde andar em minha casa, verá algum artesanato. Além do que esse tipo de trabalho é atemporal! Veja os seus colares, poderá usá-los sempre! Beijus,

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!