segunda-feira, 18 de junho de 2012

Floração das Gentilezas


Li uma reportagem interessante que trouxe entusiasmo e boas lembranças.Sou adepta em tempo integral das vivências da gentileza, do respeito, da generosidade/amorosidade e tudo o mais que for derivativo destes atos. Daí, fiquei empolgada com a notícia que li a respeito dum movimento criado pelo designer português Martim Dornellas, chamado "Projeto Amélie", claramente inspirado no filme O Fabuloso destino de Amélie Poulain.

Quem não viu o filme, veja. Quem já o viu, reveja.Desculpem o tom imperativo, mas esta história aflora nossa sensibilidade, desperta a criança em nós adormecida e nos incentiva a repetir gestos de pura gentileza.

Motivado por tudo isto, Martim espalha pelas ruas de Lisboa, adesivos e cartazes com frases gentis, positivas, carinhosas, que provocam um sorriso, um encantamento em quem as lê.A campanha  se baseia em espalhar boas palavras para todos que as quiserem colher.


De imediato me identifiquei, pois, é o motivo essencial do Fractais e gostei tanto, que já penso em como poderei estendê-la.

Me lembrei também dum fato hilário e verdadeiro. Pela época da exibição do filme nos cinemas, uma colega de trabalho de minha filha se empolgou com trechos que se assemelhavam à sua própria história. Sua mãe havia ficado viúva há pouco mais de um ano e só queria ficar enclausurada em casa trazendo grande preocupação à toda família.


Então, usando a ideia trazida no filme, ela pediu á uma aeromoça amiga do irmão, que levasse a garça do jardim( no filme, era um anão) de sua mãe através de alguns países e a fotografasse diante dos monumentos marcantes do lugar.Ainda bem que era uma garça de porte pequeno. E assim foi feito. Após dois meses, retorna a garça para seu lugarzinho no jardim tendo ao pescoço um cartaz cheio de cartões-postais dos lugares "visitados" e uma frase final:__ Eu já viajei mais que você, viu só? 
E não é que a brincadeira surtiu efeito!

Apesar de tantos desgostos e tristezas mundo afora, ainda existem aqueles que se sentem felizes em proporcionar alegrias indistintamente,seja a conhecidos ou desconhecidos.
Viva!
-------------------------- 
Imagens: weheartit.com
portalterra.com


12 comentários:

  1. Muito legal, Calu. Me lembro do filme e do anão mas preciso revê-lo para recordar, e a ideia do designer português foi fantástica! Eu ficaria feliz se eu topasse com frases assim!. Amei tudo! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo isso! Espalhar alegria,. carinho não nos custa nada e faz bem pra nós e aos que o recebem.

    Lindo post!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Boa dia Calu
    Parece que a gentileza está no ar.
    Hoje recebi um e-mail e já coloquei no facebook, com a intenção de fazer com que as pessoas não se sintam constrangidas e ter um gesto de respeito pelo próximo.
    Vou te mandar o link via e-mail.
    Gentileza gera gentileza.
    Vamos em frente ensinando a quem quiser aprender.
    Vou dar um jeito de ver o filme.
    Gratidão Calu e bom dia
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Calu, que gesto bonito desse filho e que ideia boa desse portuga!! Quer coisa melhor do que encontrar com alguém gentil! Pessoas assim, são marcantes e jamais esquecidas. Um bom dia, um sorriso, um recadinho... sempre nos anima!! Tomara que essa ideia se espalhe e que a generosidade se instale entre as pessoas!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  5. Como ja dizia o poeta: "gentileza gera gentileza"
    Calu obrigada pelas palavras tão lindas e o carinho
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu vi o fiçlme, mas não me lembro mais dos detalhes, mas sou adepta a esse hábito da gentileza. Hoje tentei fazer um gesto, mas sabe que a pessoa nem entendeu.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Por que é que adoro você? Exatamente por isso: vc é a própria gentileza! E, através desta gentileza que é vc, nos entusiasma, nos contagia, nos impulsiona, nos dá idéias e sonhos. Obrigada.
    Bjssssssssssssss, quérida, Deus a abençoa!

    ResponderExcluir
  8. O filme é excelente. Daqueles que podemos assistir novamente, com prazer. Esse movimento poderia se espalhar pelo mundo, fazendo com que, dia após dia, nos lembrássemos de sua importância.
    Foi genial a idéia da amiga de sua filha. Há muitos atos da ficção que se aplicam à realidade e produzem frutos.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Espalhar boas palavras. Uma excelente ideia!
    Estamos te esperando na festa do 1º ano do blog

    http://www.ideiascompartilhadas.com.br/2012/06/12-rosas.html

    bjos e até lá

    ResponderExcluir
  10. Calu,eu assisti esse filme várias vezes,pois tb achei lindo!Que ideia mais legal espalhar palavras boas para as pessoas pelas ruas!...rss...isso faz o dia ficar melhor!Adorei seu post!bjs,

    ResponderExcluir
  11. Calu,
    É urgente que se faça alguma coisa pra que se floresça a gentileza. A coisa está tão feia por aqui pelas ruas do Rio, que quando alguém tem um gesto gentil, a gente fica até desconfiada (rsss).
    Belíssima campanha, tomara que a moda pegue!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Olha que coisa mais linda isso, Calu!
    Já imaginou se muitos por aqui fizessem o mesmo?
    Pensando bem, vou começar a botar isto em prática e posso começar aqui mesmo, no prédio onde moro, tem gente precisando de palavras de incentivo para a vida porque está sofrendo muito.
    Campanhas assim deveriam ser obrigatórias em todos os países, talvez diminuíssem a violência com tão pouco gasto.
    beijos cariocas

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!