quinta-feira, 3 de maio de 2012

O motivo que nos move

Prêmios Nobel da Paz/2011-
Ellen J. Sirleaf, Leymah Gbowee- Tawakkul Karman


Essas mulheres que nos enchem de orgulho, receberam o Nobel da Paz em 2011 por suas marcantes realizações em prol do bem e da paz em seus países.Ativistas e apaixonadas, elas trazem suas motivações por igualdade, justiça e paz à altura de seus olhos e à frente de seus passos.

Nem consigo imaginar com clareza os desafios, as injustiças, as opressões que sofreram e que ainda hoje, feito obstáculos,se interpõem no caminho delas.Porém não foram capazes de paralisá-las, ao contrário serviram de impulso, revolta e ação contra todo tipo de vilania acontecida.

Este é um dos segredos da motivação bem dirigida, dá-nos forças que desconhecíamos, dá-nos um brilho no olhar, dá-nos confiança em nós e em nossa determinação nos impulsionando para a realização de nossos objetivos.

Mas não basta vestirmos uma camisa com slogans e sairmos por aí apregoando os valores justos de uma sociedade.Isto não é motivação, é modismo.Tudo pode servir como motivação, desde que nos arrebate e nos leve a transformar o conhecido.Desde causas sociais, ambientais até atividades manuais, intelectuais ou algo parecido.O que importa é a motiv-ação.E, não adianta nos jogarmos de cabeça como que enlouquecidos pela atividade, pois logo nos cansaremos e a abandonaremos.

Um dos grande segredos da verdadeira motivação por algo é saber dosar a energia desprendida e alongá-la pela vida toda, se possível.As pequenas chamas espalhadas por muitos lugares próximos ilumina mais que um único lustre no centro.

As pessoas motivadas em real proporção, reconhecem que essa luz permanente e diária, na medida certa, é capaz de milagres.Saber esperar, reconhecer os momentos de pausa, reorganizar os passos e perseguir na caminhada com convicção serena do bem que recebe e do que doa, é primordial para manter-se na trilha da motivação e consequente realização benéfica. 


Calu

14 comentários:

  1. Perfeita reflexão amiga, a motivação tem sido o foco das empresas que se preocupam com seus processos e assim é na vida em geral,precisamos desta retroalimentação para prosseguirmos.Otima e estimuladora postagem.
    Um belo fim de semana com paz e alegria na familia.
    Carinhoso abraço de minha admiração.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  2. Calu, minha querida!!!
    Você disse tudo! "Fogo de palha" não resolve nada, não é mesmo?!
    Um texto muito sábio como tudo o que escreves, minha amiga!
    Beijos meus!

    ResponderExcluir
  3. LINDO!!! E verdadeiro>> É melhor ter um pouco de luz espalhada sempre, por onde passarmos, do que de repente, jogá-la toda em um único lugar ou vez!!! beijos,tudo de bom,chica ( por isso tu jogas em doses , cada postagem aqui!)

    ResponderExcluir
  4. Calu, fiquei feliz por vc ter destacado essas 3 mulheres, vencedoras do Nobel da Paz. Eu mesma já tinha pensado em escrever sobre elas, porque têm um trabalho tão meritório, e o que me parece é que até hoje continuam praticamente desconhecidas para muita gente. Ainda bem que você atraiu um pouco mais de luz sobre elas. :)
    Também estou a preparar um post sobre Shirin Ebadi, uma iraniana que tb venceu o Nobel da Paz, e que para mim era desconhecida até há umas semanas atrás, quando descobri por mero acaso o livro dela na biblioteca aqui da minha cidade. Gostei imenso do livro, e estou a preparar um textinho para partilhar, pq pelo menos aqui em Portugal ela também é praticamente uma desconhecida, e nós temos que destacar a vida destas mulheres que tanto lutam pela liberdade e pela defesa dos valores em que acreditam.
    Adoro a sua frase: «As pequenas chamas espalhadas por muitos lugares próximos ilumina mais que um único lustre no centro.» É mesmo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,Calu!!!

    QUE LINDO!!!Que possamos sempre nos motivar para buscar o melhor, lutar pelo bem e pela justiça!!!E que independente dos obstáculos, sejamos PERSISTENTES!!!!!Foi isso o que cada uma delas fez, e como disseste, também nem consigo imaginar o tamanho das dificuldades que cada uma enfrentou e enfrenta todos os dias.
    Beijos minha amiga!!!!Tudo debom pra ti!
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Calú!
    Menina, considero essas mulheres, realmente heroínas, pois vivem dentro de sistemas de completa negação para seu sexo e fazer coisas grandiosas como estas, servem, não só aqueles que necessitaram de ajuda, mas para nosoutros como incentivo a se mexer, a fazer algo maior.
    Gosto de ler pela manhã, textos assim de grande inspiração para o meu espírito
    tenha um lindo dia outonal e muitos beijinhos cariocas

    ResponderExcluir
  7. Putz, Calu!
    Que texto belo , coerente, verdadeiro, perfeito!!! Parabéns minha amiga, parabéns! Palavras sábias que me deixam sem palavras!
    E a beleza dessas mulheres? Que magnífico!
    Bjssssssssss, quérida!

    ResponderExcluir
  8. Palavras sábias e profundas para reflexão. A caminhada se faz em pequenos e significativos passos. Podemos nos juntar em prol a um mundo mais justo e igualitário através de posturas e ações cotidianas e assim nos mantermos motivados e esperançosos de dias melhores.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Calu querida, sempre o tal do equilíbrio. Sem euforia e trabalhando com a inteligência podemos chegar a nossos objetivos.
    Lindo demais o post, de uma lucidez incrível.
    Ah e claro essas mulheres merecem muitos aplausos :)

    bjos de carinho.

    ResponderExcluir
  10. Você foi perfeita nas colocações. Pintar a cara e fazer passeatas não produz as mudanças que essas mulheres buscam, sem cessar. Suas conquistas são comemoradas porque resultam de uma "luta" sábia e consciente, reconhecida no mundo inteiro.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Calu,um belo texto,com clareza e sensatez!Um grande exemplo dessas mulheres que, sem alarde, fizeram a diferença!bjs e bom domingo!

    ResponderExcluir
  12. Agradecendo a sua visita e retribuindo. Muito obrigada. Fiquei muito feliz com a sua chegada.
    Sandra

    ResponderExcluir
  13. Bom dia,Calu!!!

    Tenha uma ótima semana,minha amiga!!!repleta de luz e amor!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Mulheres que fizeram a diferença!

    Beijo da Nita.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!