terça-feira, 15 de maio de 2012

Esperança - BCAP- 3ª Fase



Acredito que quando, em língua portuguesa, foi sacramentada  a palavra"espera", já havia nela uma gestação.Prenhe em seu significado, ganhou sentido, ganhou emoção, conjugando um sentimento  poderoso, herança recebida no útero, ancestralidade marcada pelos anais da história humana.Fez-se nota reconhecida, oração, promessa, anseio. Fez-se possível e impossível.Fez-se fervor, determinação.De tal importância  foi ungida e com todo merecimento que lhe somaram em letras a existência grafando o termo que a distingue e honra: Esperança
Estrela-guia dos melhores atos e sentimentos, figura como sensação maior que o se humano pode experimentar em sua caminhada particular.Força motriz que a história registra nos grande e pequenos feitos.Consolo, crença e estímulo a cada situação de vida que se apresenta.
Com Esperança experenciamos melhor todas as demais emoções que nos tomam: a alegria, o amor, as aspirações em quaisquer circunstâncias, os desejos__ de cura, de direitos, de justiça, de realizações. A esperança é este nutriente que corre em nossas veias e nos anima e alimenta  fazendo-nos capazes de vencer obstáculos, de superar dores, de acreditar mais e mais na resiliência de cada dia.
Como temos diferenças em nossos biotipos, também podemos ter diferenças no quantitativo de esperança que possuímos, mas já há estudos na área da psiquê que afirmam ser a esperança possível de aquisição.Aprender-se a ter esperança e vivenciá-la.
A esperança é irmã do otimismo, parenta da possibilidade. Está na fala, no espírito, na ação de todos e todas que a cultivam com dedicação reconhecendo seus divinos benefícios.Aparece em todas as culturas e credos.Cantada, versada, proseada, a esperança é parte constituinte da emoção e senão a melhor, uma delas.

Há uma referência curiosa que descobri sobre um de nossos importantes movimentos culturais ligado à música: a Bossa Nova.Em depoimento numa roda de entrevistas na TV, Roberto Menescal, revelou que além das raízes do novo gênero musical, havia um desejo real por parte dos "fundadores" de fazerem uma música que fosse alegre, esperançosa, diferente dos antigos bolerões deprê tão apreciados na cena musical dos anos 50.Assim as letras tinham leveza mesmo falando em tristezas, como "Chega de saudade" 
(Tom/ Vinicius - 58);

"...Vai minha tristeza
e diz a ela que sem ela não pode ser.
Diz-lhe numa prece
 que ela regresse
Por que eu não posso mais sofrer...

[...] Mas, se ela voltar, se ela voltar
 que coisa linda,que coisa louca.
Pois há menos peixinhos a nadar no mar
 do que os beijinhos que eu darei 
Na sua boca[...]"

Enquanto lamentam a sua tristeza, os compositores, destacam a esperança de ver sua musa atender suas preces e voltar para seu lado.
Como esta, milhares de canções carregam a esperança em suas letras, lembrando em todos os idiomas que somos feitos de silêncios e sons, como diz Lulu Santos, e que basta escolher aquelas que nos renovam a alma com as belezas duma esperança sempre presente.
E, voando nas asas da Esperança, canto com Elis Regina:

" Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa compor muitos rocks rurais
E tenha somente a certeza
dos amigos do peito e nada mais.
Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa ficar no tamanho da Paz.
E tenha somente a certeza
 dos limites do corpo e nada mais[...]

[...]Eu quero a Esperança de óculos
e um filho de cuca legal
eu quero plantar e colher com a mão
 a pimenta e o sal.
Eu quero uma casa no campo
Do tamanho ideal, pau-a-pique e sapê.
Onde eu possa plantar meus amigos,
meus disco, meus livros e
nada mais. 
---------------------------------------- 
A cada fase desta BC vamos vivenciando olhares e estreitando interações com esta iniciativa maravilhosa das 4Rs: Rute, Rosélia, Rosa(Luma) e Regina.Obrigada meninas, por promoverem estes encontros.
Calu
---------------------------------
1000imagens.com

31 comentários:

  1. Que maravilha de participação, leve e foste achar até na música, nos ensinando ainda,que foram feitas para ter esperança. E, como precisamos dela, pra TUDO na vida!!! LINDO! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois então, Chica, eu vejo a música como arauto da esperança( em grande maioria).
      "Tudo vale a pena se a alma não é pequena."
      Bjos.

      Excluir
  2. Que viagem!! Essa é uma das facetas da nossa música. A Bossa nova veio como um samba canção, um chorinho enjoadinho influenciado pela música americana.
    Cartola sempre pregou a esperança em suas músicas. “Verde que te quero rosa”, que exalta a esperança, “verde como o céu azul”, diante da despedida, “negra tristeza desta vida”, que por sua vez, faz a canção exibir aspectos próximos a uma ode à esperança e ao amor Verde que te quero rosa. Além de (A cor da Esperança) e "As rosas não falam".
    E jamais associei esperança com a palavra "espera". Isso já abre um leque de possibilidades. Obrigada, Calu! Pelo enriquecimento que seu texto trouxe à coletiva e pela sua sensibilidade ao escrevê-lo.
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, Luma, por estar nesta coletiva intensa e integrada.Olha que, se nos aprofundarmos no universo do nosso cancioneiro, vai dar uma tese de peso, heim?Nele moram inúmeras belezas além da esperança, né mesmo?
      Bjos.

      Excluir
  3. Olá, Calu querida
    "O que me importa o tempo e o espaço,
    Se trilhei caminhos orvalhados
    Em busca do calor do teu abraço?"
    (Auxiliadora)

    Também me ponho em prece para afugenrtar a trsiteza e me encher de Espernça... Perfeito!!!

    Concedei-lhe, ó Deus, prodigamente, o ORVALHO DO CÉU...
    Até o próximo mês, se Deus quiser!!!
    Abraços esperançosos de paz

    "Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo
    imperdível, ainda que se apresentem dezenas
    de fatores a demonstrarem o contrário."
    Fernando Pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rô, pelas lindas poesias em feitio de oração, como uma das nossa belas canções: Ave-Maria do morro, lembra?
      Bjos.

      Excluir
  4. Linda Calu esta participação com esta ilustração na musicalidade de reflexão sobre a esperança que se incrusta em cada ato de nossas vidas.Somos esperanças sempre e criamos para esperar tambem como diria Chico Buaque.Voces que estão participando de blogagem estão de parabens, tenho lido belas interações.
    Parabens e meu abraço de paz e luz para a familia neste dia a ela dedicado.Onde a esperança se faz presente sempre.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou muito musical, amigo Toninho, sem no entanto ter nenhuma habilidade nesta maravilhosa arte.Agradeço o carinho e os elogios.Paz e luz p/ ti e toda família tbém.
      Bjos.

      Excluir
  5. Calu
    Que passeio fabuloso nos presenteou neste texto. Navegamos pelas raizes da esperança e entramos no túnel do tempo relembrando canções memoráveis.
    Parabéns.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou do passeio, Norma.Vamos marcar outros mais,pois tua companhia é sempre bem-vinda.
      Amo música e passeios, ainda mais no tempo.
      Bjos.

      Excluir
  6. Mas eu gostei muito da sua descrição de esperança.... e colocar música nisso! Amo música!

    Tem horas na vida que temos que dar um basta mesmo! Chega de saudades, chega de tristezas.... que tenho que me mexer, porque só poste é que fica parado!

    Beijos, Calu!!!

    Amei seu post!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente,Clara que vc tenha apreciado este passeio( como disse a Norma) pela esperança musicada. Eu, particularmente, adoro um fundo musical.
      Bjos.

      Excluir
  7. Querida Calú!
    Esperança é uma palavra linda!
    Quando alguém me fala que tem ela dentro de si, ou mesmo eu quando assim me expresso diante de uma espectativa boa, percebo que é isso que toca o mundo, que faz mover o coração dos homens. Se não a tivermos dentro de nós, fatalmente morreremos.
    Você sabe o que quero dizer né mesmo?
    Gostei de você dissertar sobre o tema, mostrando como nossos poetas e compositores, usavam desta palavra para expressar leveza mesmo na tristeza.
    Aí está sua veia professoral que tanto admiro.
    Post bacana, bem elaborado e pesquisado.
    beijos cariocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga querida, por tão lindas palavras e carinhos.O tema é promissor e ao unir sentido e sentimento me deixei levar pela musicalidade que acho ser sempre um tempero perfeito para as emoções humanas.
      Bjos.

      Excluir
  8. Fé,Esperança e Caridade,são as "virtudes",que nos ensinam aos fazer o Catecismo,a preparação para a Primeira Comunhão.

    5.3. PAULO E A ESPERANÇA

    Nas Epístolas de Paulo encontramos diversas frases sobre a esperança. Eis algumas delas: "Porque tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança". (Romanos, 15, 4); "Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo". (Romanos, 15, 13); "Tendo por capacete a esperança na salvação". (I Tessalonicenses, 5, 8); "E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa." (Hebreus, 6, 15);

    Poéticamente falaste sobre a esperança e me vem à lembrança a espera de nove meses na gravidez de meu primeiro filho,a espera pelo Papai Noel,na infância,a esperança do primeiro emprego e a nossa velha esperança por dias melhores:"O Brasil é o país do futuro."

    Muito lindo o teu texto,amiga...fez com que eu viajasse.E se a sua esperança foi esta,fazer as pessoas pensarem,conseguiu o seu objetivo.

    Bjsssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô alegria, Leninha, sinto eu, de ter tocado o coração das pessoas com minha visão da esperança.Espero mesmo que tenha sido de bom proveito e sentimentos para vcs.
      Bjos.

      Excluir
  9. Bonita participação Calu,ótimo texto!!!!!!
    É isso mesmo,a esperança é companheira nossa de cada dia,seja cantada ou escrita,nada pode ser dito se não for verdadeiramente sentida.
    Abraço,=)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Suu,que a esperança esteja presente em cada amanhecer de teus dias.
      Bjos.

      Excluir
  10. Calu, sou sua fã da beleza com que escreves! Adoro! E essa sua participação trouxe-me enormes saudades desse tempo, onde as músicas tinham lindas melodias e as letras verdadeiros poemas e não as baboseiras que escutamos hoje. Parabéns, pela linda participação! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recordar é viver, Maria Luiza, ainda mais quando se trata destas canções eternas da nossa MPB em todas as suas nuances.Obrigada pelo carinho.
      Bjos.

      Excluir
  11. Calu, que texto excelente, gostei muito das suas reflexões.
    Curiosamente, também associei esperança e esperar, pois esperar alguém não é ter esperança no seu regresso? Assim como esperar alguma coisa é ter esperança na sua realização.
    E como eu gosto dessa canção da Elis!: "Eu quero uma casa no campo" - eu também quero! E tenho esperança que um dia eu vou ter. :)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois então, Claudia seguimos a mesma brisa que soprou da esperança aquecida em nosso corações e mentes.Fizemos do tema sintonia e canção. Isto é resultado desta coletiva integradora.
      Obrigada pelo carinho.
      Bjos.

      Excluir
  12. Lindo, adorei toda o cainho traçado pela chegada da paravra Esperança- e adoro- Casa no Campo, um hino.
    Beijos!
    cameliadepedra1.blogspot.com ( meu novo endereço)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È uma alegria quando se tem este retorno carinhoso, como esse teu comentário Camille.Que essa seja uma das muitas outras oportunidade de batermos um papinho.
      Bjos.

      Excluir
  13. Calu, a música escolhida não poderia ser outra para simbolizar a esperança. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei-a perfeita para o tema Virgínia.
      Obrigada pela visita.
      Bjos.

      Excluir
  14. Minha querida Calu, que aprendi a conhecer e amar.
    Seu texto está fenomenal. Que delicia de participação.

    Voei! Literalmente voei nos significados, nas letras da música e nos videos que entretanto fui procurar:
    Tom e Vinicius - Chega de Saudade
    Elis Regina - Casa no Campo

    Ainda há pouco quando liguei o computador encontrei um comentário lá no meu blog que me despertou para o mesmo paralelo que você:
    paciência e esperança andam juntinhas (porque esperança é espera).

    Muito bom mesmo. Adorei.
    Vou no ponto 43 da lista e continuo me surpreendendo com a diversidade/criatividade de vocês.
    Fantástico!!!
    Beijos transatlanticos para você.
    Rute

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rutinha amada,
      fico toda alegre com o entrosamento provocado nesta coletiva, e como esse tema permite voar, fiz como vc disse: juntei sentimento-palavra-história-sentido-música-emoção.Pronto!Em fogo fátuo dá bom prato.
      Obrigada por todo carinho.
      Bjos.

      Excluir
  15. Olá, Calu!

    Um post perfeito, nos dando a conhecer, na teoria, um pouco mais da esperança,essa luz que nos ilumina, essa força que nos sustenta. Bem poético, interessante, e gostoso de ler. Parabéns!

    Grande abraço
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Socorro,
      a esperança permite abrirmos caminhos na palavra, na arte, na vida.Que bom que vc gostou.
      Bjos.

      Excluir
  16. Olá Calu,

    A Esperança é uma arma poderosa, uma amiga da fé, que nos leva adiante e nos acalenta nos momento de maior incredulidade.
    Gostei das suas palavras:
    'A esperança é este nutriente que corre em nossas veias e nos anima e alimenta fazendo-nos capazes de vencer obstáculos, de superar dores, de acreditar mais e mais na resiliência de cada dia'.

    Acreito muito nisso! Lindo seu post.
    Um abraço

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!