quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Visita à Fantasia

Não era pra eu estranhar o bombardeio de propagandas que vejo espalhadas por todos os meios e locais de circulação na cidade e no país, contendo os mais variados brinquedos apelando em luzinhas pisca-pisca sedutoras: compre-me,compre-me.Mantendo cuidadosamente a formação de décadas de gerações de consumidores ávidos e displicentes. Mas, como é assim em qualquer data comercial que se preze, tudo passa ao terreno da normalidade subtraindo às novas gerações, boa parte de sua natural inventividade. 
Enquanto olhava distraída o anúncio de uma boneca_moranguinho(?),entre um suspiro e outro, no meio daqueles instantes em que voltamos numa espiral luminosa pelo túnel do tempo, minha criança interior me falou:
__ Bem que poderíamos ter no mundo adulto alguns dos objetos mágicos do mundo infantil.
O que minha razão madura logo retrucou:__ Mas que loucura é essa?Cada fase tem seus apropriados objetos.
E minha criança rebateu logo:__Ah, imagine só um pouquinho. Vamos lá.Você consegue!

Resolvi topar o desafio e a primeira idéia que me ocorreu foi a de possuir um Chapéu Selector( aquele do Harry Potter). 
 Imaginei que este objeto mágico teria seu uso obrigatório por todos os políticos candidatos a qualquer cargo no Brasil( quiçá no mundo/veja Grécia) e todos os cidadãos assistiriam a cerimônia onde se colocaria o Chapéu Selector em cada candidato,tendo assim reveladas publicamente as intenções de cada um deles, o que nos permitiria uma seleção apurada em cada caso.Só haveria um risco, o de não conseguirmos ninguém para elegermos. 

 Continuei a brincadeira, escolhendo o Berrador, que pode ser uma carta ou um aviso que seria entregue a todos os atuais mandatários da nação em qualquer esfera do poder público, notadamente suspeito(a) de receber ou facilitar propinas  diversas.
Ao serem abertos, esses berradores, como o nome já diz, gritam incessantemente os malfeitos do recebedor.O que ocorreria em mais um risco para os circundantes deste(a), ficariam surdos!


E mais um necessário artefato mágico que nos seria de bom uso nas cidades é o Avisoscópio.Uma espécie de pião luminoso que acende e gira sem parar quando alguém ou algo suspeito se aproxima sorrateiramente.Já pensaram quantos assaltos, saidinhas de banco e sequestros seriam evitados?
Aí, sem mais nem menos, fui chamada de volta a realidade, mas fiquei com gostinho de visitar mais vezes esse mundo da fantasia que bem poderia ser real.
------------------------------------ 
Aproveite o clima e deixe sua criança falar.
Calu

14 comentários:

  1. Calu
    Vc é genial.
    Tua criança se impôs e vc cedeu às maravilhas da mente encantada.
    A minha está adormecida, mas quem sabe, depois desta leitura ela não se anima...
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Um mundo da imaginação delas assim, não dá pra querer voltar à real,né?

    beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Esse mundo da fantasia poderia, realmente, extrapolar seu espaço infantil e penetrar, sorrateiramente, em nossa realidade. Quantos objetos cheios de criatividade não teriam uso maravilhoso entre os seres humanos! Se não têm capacidade para atuar com seus próprios recursos, um brinquedinho desses seria de grande valia.
    Amei seu post! E aqueles versos encantamos com os quais me presenteou.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Amiga,li o seu texto e fiquei um pouco melancólica...
    Vc sabe que sou saudosista de carteirinha, ainda mais falando da infância...
    Sinto saudade de terra na mão,brincadeira de roda
    correr na rua,pés descalços e amarelinha.
    Muita bagunça,pouca importância e nemhuma preocupação.
    Sinto dizer que datas tão marcantes se tornaram meramente "datas comerciais).
    Aproveite para curtir o Miguel.Gabriel já está um rapaz e as brincadeiras são outras...Enquanto eu brinco de passado ,ele brinca de futuro,não é mesmo?
    Um abraço..
    Emilinha

    ResponderExcluir
  5. Ahh Calu, como gostei de ler isso e minha criança já está aqui a me falar algo...
    Ainda não vi por aí, mas ela me diz que gostaria de um "desconfiômetro", uma aparelhinho tipo um celular, que sempre quando fosse necessário ele tocaria e apareceria na tela o que a pessoa está precisando enxergar mas ainda não consegue, ou quando ela faz coisas e não se toca do que anda fazendo rsss já pensou que interessante? até eu iria querer ter um desses pra mim kkkkkk
    Soltar a imaginação é tudo bem bom, adorei brincar disso!
    Beijos em teu lindo coração!

    ResponderExcluir
  6. GENIAL, Calu!

    Eu gostaria é que uma fada passasse pelo Brasil e com sua varinha fizesse uma revolução na educação e desse poções de amor por osmose para os brasileiros e gente do mundo inteiro.

    Girassóis nos seus dias.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Calu muito legal você deixar seu lado criança passear um pouco não é??
    Em épocas mais antigas era mais fácil ser criança..parecia meio que possivel se ter algumas coisas..Hoje acho complicado pois as propagandas jogam um brinquedo novo a cada dia .e a criança nem sabe mais oque queria ontem..rss
    beijus flor..
    titi

    ResponderExcluir
  8. Calu, uma imaginação dessa , não dá vontade de voltar a real, minha criança aqui ja esta falando.Deixo um abraço e uma ótima continuação da semana. Beijo grande!
    Smareis
    (Atualizei)
    http://caminhostropecosevitoria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ameiiiiiiiiiiii Calu!
    Acho que gostaria de um pó de pirlimpimpim, um que quando fosse assoprado no rosto de alguém fizesse a pessoa esquecer todos os problemas e rir gostoso como uma criança sapeca :)

    bjokitas com master carinho minha querida!!!

    ResponderExcluir
  10. Ah, Calu, você anda mesmo mergulhada no mundo infantil, esses dois pequeninos aí por perto estão fazendo coisas lindas em sua mente!
    Acho que gostaria muito de ter um netinho agora, pena que meu filhão nem pensa em casar, quanto mais ter filho. haha
    Estes 'brinquedinhos' que você sugeriu são supimpas (cruzes, que palavra antiga!), mas é isso mesmo, já fiquei até imaginando o Berrador diante de um Corrupto, aos berros dizendo-lhe isso CORRUPTOOOOOO, LADRÃO! Poxa, ia vender que nem água!
    Quando eu penso em um brinquedo mágico, lembro de uma capa que me fizesse invisível, que eu pudesse entrar em qualquer lugar e ficar olhando e ouvindo. Já imaginou que barato?!
    Chiiiii, viajei na maionese! hahaha
    beijocas mil, cariocas claro

    ResponderExcluir
  11. Bom dia,Calu!!

    Nossa querida,amei sua criatividade!!!Eu adoro os livros do Harry!!!E a tua adaptação dos objetos ficou perfeita!!!Penso que realmente teríamos um sério problema para achar um candidato...rsrsr
    Depois de tua brilhante imaginação ,nem me atrevo!!
    Beijos pra ti com carinho!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Calu, deu um problema na minha msg. Obrigada por sua visita. Tenho familia que mora atualmente em Niteroi.

    Gostaria muito de satisfazer as vontades da criança Elaine e um dia, ela irá ganhar a Barbie Veterinária..;)

    ResponderExcluir
  13. Querida
    Em base ao seu post vou fazer o meu do dia 12... e citá-la...
    Vou dar asas à minha fantasia... Minha criança interior merece...
    Não se perca da sua, viu???
    Ela alegra o nosso viver...
    Bjm de paz

    ResponderExcluir
  14. Minha querida amiga Calu,
    Saudades de vc e desse cantinho inteligente, criativo, suave e sempre repleto de novidades. Estou voltando aos pouquinhos, mas já estava “doidinha”pra vir aqui ver seus textos que tanto me encantam.
    Esse particularmente, num momento em que a gente perde o genial inovador Steve Jobs, está repleto de boas ideias. Muito legal também, o início do texto, que fala sobre o consumismo exagerado e desnecessário, que tanto seduzem nossas crianças. Como vc mesmo disse lá no Amadeirado, o texto em certos momentos vai ao encontro do meu último0m post, sobre o desapego a coisas desnecessárias. Bom vir aqui, nesses Fractais, me energizar positivamente. Obrigada pela sua amizade e presença marcante nos meus blogs. Bjkas com muito carinho!
    Em tempo: adorei a nova foto do perfil, ainda não tinha visto. Beijão!

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!