sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Eu sou Capaz de Acreditar que sou Capaz...


" E se você dormisse?
E se você sonhasse?
E se, em seu sonho,
você fosse ao paraíso
e lá colhesse uma flor
bela e estranha?
E se, ao despertar,
você tivesse a flor
entre as mãos?
Ah, e então?

Jostein Gaarder_ O Mundo de Sofia
---------------------------------------- 
Tive bons motivos para radicalizar(rs).Primeiro o poema, depois, um filme antigo, pueril, mas que desperta a menina adormecida em mim. Já falei aqui, em outras oportunidades,da importância que dou à minha criança interior.Creio que os bacharéis das áreas da psiquê terão um monte de designações para essa atitude.De repente, é fuga da realidade, isolamento,sei lá, não conceituo, apenas sinto e como sinto-me bem toda vez que a revisito, vou cultivando com carinho essas fugidinhas.

Nem sempre planejo, muitas das vezes sou envolvida por uma pausa entre dois instantes de realidade que me carregam acima do chão.Então eu me deixo arrebatar pelas possibilidades de sonhar sem freios, rir na mais simples alegria, desejar que tudo e todos também estejam naquela fração do tempo esquecidos dos compromissos, das tristezas, das lidas diárias...


E trazendo nas mãos a flor que sonhei, permito-me mergulhar numa tela campestre cantando e brincando com o cenário.Claro que, vocês já descobriram de que filme eu falo: Mary Poppins.Uma celebrada produção infantil, mas tão cheia de passagens marcantes bem á frente de nossos olhos, que recomendo sua assistência.

È espetacular a cena em que o tio das crianças numa crise de riso fique tão leve que possa flutuar pelo aposento contagiando a todos, que passam a flutuar também."A alegria contagia e faz voar."
Misturando nossos olhares descobrimos em muitos filmes ditos infantis ,uma grande porcentagem de filosofia. Tenho uma boa lista para sugerir. Por hora, vou estender o convite a quem se interessar em sonhar infantilmente, rir, cantar, crer que possa voar.


Então, interessados(as) em experimentar?

20 comentários:

  1. O poema é lindo.
    Me lembrou uma tia.Ela costuma dizer que SE o vovô não tivesse morrido, estaria vivo até hoje!
    (rs)

    Mas ... sonhar é preciso!
    Quando deixamos de sonhar, deixamos de viver.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  2. ONTEM SONHEI QUE MUITA GENTE COMEMOROU MINHA VIDA... HOJE DESCOBRI QUE FOI VERDADE;-)

    TENHA UMA BOA SEMANA.
    BEIJÃO.
    JAN

    ResponderExcluir
  3. Calu querida,
    Não me importa se me classificam... adoro fugir para a alegria de coisas que encantam crianças. Vivo a mesma alegria. Mesmo sabendo que serei rotulada de saudosista, por que parece que já não existem, na quantidade de antigamente, coisas que motivam as crianças de hoje para a alegria?
    Girassóis nos seus dias. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Claro que sim! Lindo post, Calu!!! Como vai? Estive ausente por um tempinho, mas, sempre que posso, dou uma navegadinha...Um ótimo final de semana para você! Beijo,LÜ...

    ResponderExcluir
  5. Calu,acho que um dos motivos de eu ser assim,tão avoada é que esses filmes todos como Mary Poppins fizeram parte importante da minha infancia tb! Ficou no inconsciente!...rss...Adorei seu post e a cena que eles entram no quadro é tudo que uma criança quer!Lindo!Obrigada tb por entrar no meu poema!Bjs,

    ResponderExcluir
  6. Estou sim interessada, e ainda mais com esse enredo...é claro!
    Muito bacana o espaço.
    Bom final de semana
    Xeros

    ResponderExcluir
  7. Interessadíssima em experimentar, vou pedir pro meu filho baixar amanhã pra eu assistir, tomara que tenha, ele sempre acha todos os filmes pra mim.
    Quanto aos bacharéis da psiquê eu não sei, mas os terapeutas acham excelente darmos a maior importância á nossa criança interior, eu diria que é uma das melhores coisas que uma pessoa pode fazer.
    Jesus já dizia: somente aquele que tenha o coração puro como de uma criança entrará no reino dos céus, tá... naquela época era assim que se usava falar, hoje é um pouquinho diferente rsss mas a essência é a mesma.
    Lindo o poema, e seria maravilhoso sonhar e acordar com uma flor nas mãos, até já ouvi histórias sobre isso e juro que adoraria se acontecesse comigo,ahh então seria "wonderful" rss
    Beijos á ti com carinho e lindo fim de semana!

    ResponderExcluir
  8. Esses filmes são inesquecíveis. Revê-los é ressuscitar a criança interior, que dá pulos de alegria.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Temos que ser assim, por força.Isso nos ajuda e faz bem! beijos,tudo de bom, lindo dia!chica

    ResponderExcluir
  10. ProjetandoPessoas, pela primeira vez no Prêmio TOP BLOG, na lista dos TOP 100 na categoria Variedades! Estou MEGA FELIZ e Emocionada!!!
    Além do orgulho de ter a popularidade dessa votação(através do apoio dos amigos), a honra de obter a análise de um júri acadêmico!!!!
    Ao segundo turno, rumo aos TOP 3!!! Agradeço a todos e especialmente a você que sempre me faz acreditar que eu sou capaz!!!
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  11. Olá, Calu...
    Que Maravilhoso Post!
    Temos que revisitar sempre que a criança em nós nos pede passagem.
    Eu sou suspeita, diga-se Sapatinhos da Dorothy, mas eu me permito, sempre..., pois sei que há em mim uma morada para muitas crianças, muitas entidades...e sempre e sempre com respeito permito que se manifestem...é assim que me renovo todos os dias, pois sei que um lado de mim é muito crítico, perfeccionista,saudosista, melancólico por demais e para um só pessoa isso é por demais pesado, então deixo-os livres sempre que me pedem passagem, e nesta roda-viva que é a vida, nada mais reconfortante entrar em contato com a inocência.
    Abraço emocionado, esse Post me emocionou muito.
    Sandra,

    ResponderExcluir
  12. Calu, ninguém ligado a psicologia iria te criticar por soltar sua criança interior, pelo contrário, esse é um ato muito saudável. Fiz um curso onde se falava das personalidades q temos em nosso interior, e uma delas é a criança. Ela não pode estar o tempo todo à tona, ou em situações mais graves, senão, é plenamente recomendável. Ela representa alegria, descontração, sinceridade, ingenuidade. Muitos sentimentos bons. Então, deixe sua criança se divertir! Muita paz!

    ResponderExcluir
  13. Calu,hoje eu passei para reler seu post e dizer que adorei a sua ideia da lista dos filmes!Vou adorar ler!Bjs,

    ResponderExcluir
  14. Olá, querida
    A alegria contagia e faz voar...
    Sim!!! E como!!!
    Bjm de paz e vamos cultivar a nossa criança interior sempre...

    ResponderExcluir
  15. Calu que lindo post..adorei..poema bonito,singelo..precisamos cutivar a criança dentro de nós...muitos beijos..bom fim de semana querida..
    titi

    ResponderExcluir
  16. Meninas queridas,
    fico ultra contente que vcs tenham aceito meu convite.Então vamos juntas levar "nossas meninas" para se alegrarem com as belezas da vida.
    Bjos mil.

    ResponderExcluir
  17. Ilustração e conteúdo, tudo perfeito! como vopcê pode juntar Mundo de Sofia e Mary Poppins num só post? Perfeito!!!
    bju

    ResponderExcluir
  18. Convite aceito amiga,
    bela postagem,
    Calu um fim de semana maravilhoso,beijos

    ResponderExcluir
  19. Calu, linda postagem!
    O convite? Está aceito.

    Abração,

    Rodrigo Davel

    ResponderExcluir
  20. Fiquei curiosa com o filme, e vou baixar pra mim ver.Meu lado criança sempre grita forte pedindo passagem, mas por vezes afogo esses gritos. Adorei o post. Bjs querida.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!