sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dia do Professor??


Postagem reeditada.O mesmo cenário um ano depois( em 14/10/11).
****************** 
Hoje,véspera da data que deveria , ao menos, ser motivo de celebração, a realidade é bem outra. Há muitas décadas que o desalento, o descaso, o sucateamento, o desrespeito e outras atitudes similares marcam o Dia do Professor, como data de escárnio com a profissão e seus atores.
Recebi essa correspondência por e-mail e a compartilho aqui como testemunho de minha total adesão ao seu texto.
---------------------------------------------------- 
"Nosso Ministro da Educação quer ampliar de 200 para 220 os dias letivos (4 semanas a mais) na Educação Básica. Sr. Ministro da Educação, nós, professores, convidamo-lhe a passar apenas uma semana na sala de aula da Educação Básica, tanto na escola pública, quanto na escola particular, fazendo as ações inerentes a esta profissão (planejamento; correções; acompanhamentos; relatórios; atendimento aos pais; mediação em sala; etc...) para que sinta o quanto o trabalho do professor é INTENSO.
Na época em que o Ministro foi aluno, as férias eram de 3 meses, havia menos alunos por turma, os professores eram respeitados, as famílias mais estruturadas e com mais tempo para os filhos. Hoje o contexto e a demanda são outros, o que justifica uma carga horária mais HUMANA. Sugiro que o Ministro pense em AÇÕES PÚBLICAS que favoreçam verdadeiramente as crianças (lazer, saúde, alimentação, trabalho e moradia digna para os pais, etc...) porque não se aprende e se torna cidadão apenas pela ação da ESCOLA E DO PROFESSOR. 
Será trabalhoso demais SR. MINISTRO? Sugiro, ainda, que o MINISTRO pense em como oferecer boas condições de trabalho e remuneração aos professores que estão a cada dia mais sobrecarregados e com péssima qualidade de vida. Ou a intenção é ACABAR com esta profissão? 

Ainda acrescento que o acréscimo de 20 dias há 16/17 anos atrás em nada melhorou a educação, visto que quando estudei eram 180 dias letivos e se aprendia muito mais do que hoje, pois os professores eram respeitados, os alunos COBRADOS e não havia essa porção de paliativos, como dependência, recuperação paralela e uma porção de medidas para mascarar resultados (não para melhorar o ensino). Hoje o aluno é ensinado a ser irresponsável (não pelo professor, mas pelo sistema!). Mudem as leis. Pensem e repensem na educação e não nos dias letivos... 


Profª. Drª. Fernanda Castro Manhães
Coordenadora Acadêmica
Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC

************** 
Apesar de tudo,abraço com entusiasmo todos os(as) colegas compromissados com a aprendizagem e formação cidadã de cada aluno(a).E aplaudo carinhosamente meus professores(as), em especial, a minha avó, que foram exemplo em minha vida.
Muito Obrigada professores brasileiros!

10 comentários:

  1. Olá, Calu...
    Demais o Texto!, é muito fácil falar e fazer regras e ficar atrás de uma mesa bonita, mas a realidade está lá fora...o aglomero mora longe, os pais não colaboram ou porque não tem tempo ou porque ainda são ignorantes [no setido de não ter estudo], ou por pura falta de respeito ao professor. Parte de casa a falta de respeito, "pagam" para deixar que outrem cuidem seus filhos e da educação que "eles" não conseguem dar e nem fazem questão.
    Não existe dignidade em sobrecarregar o professor e também o aluno, o que falta é preeencher lacunas, como bem disse a Dra., alimentação, lazer, outras competências e intertextualidades que casem com o ensino escolar, sem contar a dignidade ao profesor que é motivo de chacota, aquele que não tem mais prestígio. Eu realmente espero que a Licenciatura termine no Brasil, pois até o pais proíbem que seus filhos escolham essa profissão, vamos ver o Caos.
    Vamos ver o Sr. Ministro lembrar que um dia ele sentou-se à cadeira em uma sala de aula e aprendeu a ler e escrever com um professor, aliás, todos de todas as profissões!
    Bjs,
    Sandra,
    Profa. Mestre...e isso serve para alguma coisa?

    ResponderExcluir
  2. Calu amada,

    Penso que você fez a homenagem que os professores precisam! Denunciar a falta de respeito do Estado com os professores, denunciar a miséria, principalmente moral, da sociedade que perdeu a responsabilidade pelos próprios filhos. Vi hoje uma charge em algum lugar em que a fala do professor era: que saudade dos tempos em que os alunos só traziam canivetes para a sala de aula!
    Se cada um for levantando a voz, quem sabe um dia teremos a escola de outros tempos em que havia respeito e aprendizado.
    Post oportuno e excelente!
    Girassóis nos seus dias. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Calu... Eu melhorei da depressão...:) Fiz um vídeo que gostaria que vc visse... no Blog SENTIMENTOS...


    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Sabe tenho pensado muito sobre algumas profissões que as pessoas constuman denegrir e como elas são importantes, acredito que temos que fazer uma corrente de valorização. Os professores são muito importantes, sempre me pergunto a quem interessa essa desvalorização? Bjs Eliane

    ResponderExcluir
  5. É Calu, houve um tempo em que, quando o filho escolhia ser professor, a família ficava feliz, pois era uma honra.
    Hoje em dia quando alguém diz que é professor é olhado de lado, com menosprezo.
    Nosso ensino - se é que podemos chamar isso de ensino - é pobre na qualidade, mas porque o contexto geral do povo é a pobreza...pobreza de respeito acima de tudo.
    Até quando?

    ResponderExcluir
  6. Que absurdo essa medido do Ministro!
    Acham que o professor não esta fazendo o seu trabalho adequadamente?

    Meu Deus...

    Abração, Calu; adoro seu blogue!

    Rodrigo Davel

    ResponderExcluir
  7. Calu,um texto excelente,falou e disse tudo que é realmente essencial na educação!Não é a quantidade,mas sim a qualidade que vai melhorar o ensino nesse pais!O desconhecimento do governo é de chorar!Bjs e feliz dia do professor!

    ResponderExcluir
  8. OI CALU,
    SOMOS FRÁGEIS E VULNERÁVEIS COMO A LINHA DO HORIZONTE...

    ABRAÇÃO AMIGA

    JAN

    ResponderExcluir
  9. Calu querida!
    O texto diz tudo, toda o 'desmonte' que fizeram na Educação deste nosso país e o descaso com que tratam os nossos mestres, pessoas a quem deveríamos dar todas as honras neste dia e sempre, afinal são os que conduzem nossos jovens ao futuro.
    À você, que é uma eterna professora e gabaritada, honro minhas homenagens neste dia do professor! Que Deus ilumine seu caminho hoje e sempre, e a todas as amigas blogueiras e professoras, meus parabéns pelo trabalho de amor e dedicação ao nosso país.
    beijos grandes, cariocas

    ResponderExcluir
  10. Gente querida,
    agradeço sinceramente os parabéns pelo dia do Professor e estendo-os a todos os colegas daqui da blogosfera e aos da proximidade estreita.
    Bjos.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!