segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Acredite se Quiser...

Arte de Cathy Delanssay 

Tem coisa mais corriqueira que uma escolha?Penso que não. Escolhemos todo o tempo, desde as coisas mais banais, como a cor da escova dental ao filme que vamos assistir, a uma mudança de casa ou de cidade.Inúmeros ditados populares sacralizam esse fato, tipo: "A vida é feita de escolhas", Se você não escolhe a vida escolhe por você..." Há  muita crença nesta última afirmação.Quem já não ouviu dizer que não somos nós que escolhemos nossos bichinhos de estimação e sim eles que nos escolhem? Não duvido disso.Convivi com cãezinhos minha vida inteira e percebia as predileções dos animaizinhos por essa ou aquela pessoa da família.

Pois, há também, essa mesma crença com relação aos livros que lemos.Ao entrar numa livraria, às vezes, não tenho nenhum título decidido e vou fuxicando aqui e ali, lendo as orelhas, sabendo um pouco sobre o autor(a) e vou me deixando seduzir ou pelo título, ou pelo tema, ou pelos dois ou ainda por todo o conjunto que envolve uma obra.Não é de todo absurdo que um livro nos escolha. 

Aconteceu comigo e fiquei uns dois dias meio perplexa com isso. Estava procurando um livro para presentear um amigo de meu filho que se encontrava em tratamento quimioterápico.Sem pedir ajuda dos vendedores, comecei a garimpar algo que fosse interessante e alegre.Logo me deparei com um livro que romanceava a batalha pela recuperação de uma jovem, em detalhamento, para o processo quimioterápico ao qual estava submetida.

Não resisti e levei-o, não sem certa dúvida se estava agindo certo. Consultei meu filho que apoiou meu gesto e minha escolha levando o livro de presente ao tal amigo.Um ano mais tarde, num almoço aqui em casa, esse amigo me agradeceu muito aquela leitura que ajudou-o a focar sua atenção na saúde e não na doença.
Digo para vcs: Tenho certeza de que o livro me escolheu!


" Os meus livros sempre foram coisas vivas para mim.Alguns dos meus encontros com novos autores(as) mudaram um pouco minha vida.Quando eu estava perplexa, procurando inutilmente definir alguma coisa em mim mesma, surgia um determinado livro e aproximava-se de mim como faria um amigo. Atrás da capa estavam as perguntas e as respostas que eu procurava."
Liv Ullman

11 comentários:

  1. Calu
    Me emocionei.
    Vc foi orientada e o livro te pegou.
    Eu acredito!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Incrível mesmo você ter achado um livro que ajudou o rapaz naquele difícil momento!
    Alguns podem dizer que foi uma orientação espiritual, outros como eu, acham que emitimos energia que nos aproximam das coisas e das pessoas.
    Já li livros que para mim serviram de orientação como uma bússola, como é o caso de Rubem Alves que uso como se fosse minha Bíblia sagrada. hehe
    Muito legal seu post!
    beijocas cariocas

    ResponderExcluir
  3. Oi Calu, já comentei em vários textos meus que sempre obtemos as respostas que precisamos através de uma leitura, de um caso que escutamos, de uma palavra amiga ou de algo que vemos na TV.
    Sempre temos uma ajuda digamos... de muitos amigos espirituais que nos intuem quando precisamos de ajuda ou um conselho.
    Muito emocionante teu texto e que bom que o livro ajudou esse jovem.
    Beijos pra ti e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Um gesto lindo seu que tem coração de Anjo.
    Eu tenho certeza foi orientada por Deus
    quantas frases lemos nos toca profundamente.
    Lida postagem.
    Beijos carinhos.
    evanir

    ResponderExcluir
  5. Tenho essa mesma sensação. Muitas vezes pensamos estar escolhendo quando, na verdade, estamos sendo escolhidos. Com livros, sempre me acontece. Vou xeretando, lendo sinopses e, independente de quem seja o autor, se gosto, compro. As surpresas da vida podem residir nesse fato. Há amigos que chegam e há amigos que ficam. Não é em todas as ocasiões que podemos dizer ter feito a opção.
    Na ocorrência que mencionou, foi guiada para ele, com um objetivo maior.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Calu querida,boa noite!!!

    Acredito plenamente em uma força que nos atrai e nos faz encontrar o que precisamos no momento...creio que Deus é esta força que nos impulsiona e faz escolher este e não aquele livro,esta ou aquela pessoa e faz com que o livro ou a pessoa te escolham também.
    Bjssss amiga e muita luz para sua vida,
    Leninha

    ResponderExcluir
  7. Acredito muito nisso e escolhemos aquilo que nós ou alguém vai precisar...Incrível e tão legal! Adorei ler! beijos,chica

    ResponderExcluir
  8. Isso é a pura verdade...
    É intuição... as coisas nos escolhem e são exatamente o que precisamos naquele momento.
    Os livros são vivos tbm aqui em casa, apesar de estar em falta com uma boa leitura, sempre amei livros.

    Bom dia, ótima semana pra vc...
    Beijosss

    ResponderExcluir
  9. Calu, o minha flor!!! Seu comentário de ontem fez meu encantou o coração, mas é claro que vc pode vir comigo, me dá a mão e segura firme ;)
    Eu tbm tenho a impressão de ser escolhida, é incrível quando vou a uma livraria e fico um tempão olhando os livros tem um que me pega na alma de jeito e se num levo fico com ele na cabeça imaginando como deve ser rsrs O último que me escolheu foi da Lya Luft que num tinha nem intenção de comprar, fui pra pegar um outro que estava encomendado e levei pra casa "A riqueza do mundo" que estou terminando. Os títulos sempre me pegam. ;)

    bjokitas recheadas de amor pra vc!!!!

    ResponderExcluir
  10. Calu querida,

    Nada acontece por acaso. Como a Beth, acredito que as energias se aproximam, na medida das necessidades! Lindo seu trabalho!
    Girassóis no seu dia. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá,Calu!!

    Ah!!Que lindo isso!!Eu acredito!!Como não se me acontece o tempo todo!!rsrsr
    Os livros nos escolhem...e sempre tem aquela mensagem que estamos precisando...eles sempre foram amigos valiosos para mim!!
    Beijos pra ti!!!Adorei a imagem também!!!
    E o pensamento de Liv Ullman é perfeito e se encaixa comigo como uma luva!!!

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!