domingo, 22 de abril de 2012

Sobre o chão da nossa terra


Não é espanto pra ninguém o que já vem acontecendo há mais de 4 décadas nas grandes cidades brasileiras:a desmedida e voraz expansão imobiliária.Não tem muito tempo , contei por aqui os descalabros que acontecem em minha cidade, Niterói.Foram autorizados nestes quatro últimos anos a construção de 105 novos prédios de alto gabarito,  sem que tenha havido um estudo sobre o impacto ambiental e social disto.Claro, os cofres da prefeitura( ?) estão com a burra cheia , então que se dane o mundo; no caso nós, cidadãos contribuintes.

No início de janeiro, fui sondada por dois indivíduos a respeito de um suposto interesse em vender minha casa.Disse-lhes um Não tão redondo, que eles seguiram rua abaixo rapidinho, indo bater na vizinhança. Niterói tem estado nos últimos dois meses, nas páginas policiais dos jornais, mostrando um sorriso desdentado que lhe foi imposto pelo descaso do poder público municipal e estadual. Resultado: caos no trânsito, caos nos fornecimentos básicos de água e luz, caos na segurança, caos no cotidiano, antes tranquilo.

Embora o valor monetário dite as regras nestes casos, vê-se que está havendo um fortalecimento de outra moeda, que não é corrente, mas valiosa: o  espaço natural.Contam-se em pequeno número( creio),aqueles que possuem um espaço-jardim-quintal ou algo semelhante onde podem desfrutar de umas santas horas ao ar livre e ao seu bel-prazer. Depois da moeda-espécie, da moeda-tempo, chegou esta, a moeda-espaço, que sustenta sua força na resistência ao avanço imobiliário devastador.

Vi reportagens esta semana, sobre movimentos no Congresso para destombamento de áreas tombadas( reservas florestais urbanas) no Rio e em São Paulo.
A ganância dos empreiteiros e políticos não tem limites.Não tem,porém, não vão levar tudo na mão grande e ficar por isso mesmo.Ah, isso é que não!Vamos fazer muito barulho, muita participação popular, ainda mais neste ano de eleições.

Como disse Lulu Santos ao fim dum espetáculo, semana passada, numa cidade do interior, agradecendo às autoridades e á prefeita e sendo vaiado pelo público por isto, replicou:
"__ Quem elegeu a prefeita daqui, foram vocês!"
-----------------------------------  

''Acho que o quintal onde a gente brincou é maior do que a cidade. A gente só descobre isso depois de grande. A gente descobre que o tamanho das coisas há que ser medido pela intimidade que temos com as coisas. Há de ser como acontece com o amor. Assim, as pedrinhas do nosso quintal são sempre maiores do que as outras pedras do mundo. Justo pelo motivo da intimidade. (...) Se a gente cavar um buraco ao pé da goiabeira do quintal, lá estará um guri ensaiando subir na goiabeira. Se a gente cavar um buraco ao pé do galinheiro, lá estará um guri tentando agarrar no rabo de uma lagartixa. Sou hoje um caçador de achadouros da infância. Vou meio dementado e enxada às costas cavar no meu quintal vestígios dos meninos que fomos (...).''  

Trecho de : Memória Inventadas: a infância,
Manoel de Barros

Imagem: Up-Altas Aventuras

13 comentários:

  1. Oi, Calu...

    Que triste ler essas coisas. O descaso está muito grande e infelizmente a política é um meio de enriquecimento rápído. Tô com raiva da política. Não quero nem saber mais, não vou votar. Cansei mesmo. E olha que eu defendia como cidadã. Mas cansei de ser cidadã. Cheguei a conclusão de que meu voto não vai mudar em nada.
    Na próxima eleição, quem sabe, eu mude ideia.

    Bem, então uma ótima semana pra vc!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Partiho com você esta indignação e este espanto e fico também contente quando vejo que por toda parte estão surgindo movimentos contra este estado de coisas que está invadindo os nossos espaços,os nossos quintais e as nossas vidas.Que consigamos transformar esta situação e fazer de nossa bela terra um lugar feliz e aprazível,onde viver seja sempre uma alegria e um encantamento.

    Helena querida,

    Um jardim preenchendo a terra,nossa Mãe Terra tão maltratada,seria a realização de sonhos de todos nós,habitantes e viajantes deste planeta azul tão sugado e acinzentado.Verdes invadindo todos os espaços seriam a esperança de dias melhores...

    E muita Paz e Felicidade neste Dia da Terra,que é o dia de todos nós habitantes deste planeta azul!

    Bjsssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,Calu!!!

    A ganância não tem limites!É uma absurdo o que vemos hoje!Falta respeito,como o cidadão e com a natureza!
    Beijos querida!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia minha querida!
    Acho lamentável estes fatos. A ganância e interesse querendo passar em cima de tudo e todos, deixando de valorizar o que de fato é importante.
    Absurdo quererem destombar áreas tombadas!
    Há de se pensar muito, em se preservar as belezas que existem, pois se as perdemos para a ganancia, teremos perdas incalculáveis.
    Boa semana amiga, beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
  5. Oi Calu, vim agradecer tuas palavras e teu carinho lá no VSE, estou voltando a blogosfera aos poucos...
    Muito bom vc tocar neste assunto, e sabe que não consigo entender como as pessoas não dão valor ás coisas naturais, como se fossem cada vez mais robotizados.
    Eu amo a natureza e estar em contato com ela é uma benção mas que muitos não dão valor.
    Beijos no coração e linda semana!

    ResponderExcluir
  6. Compartilho das suas indignações. Como moradora de Niteró, assino em baixo. Creio que o voto é uma forma de mostrar nosso descontentamento com esta politica para si mesmo e não para a sociedade.
    Somos povo acomodado, mas o caos é tanto que a revolução se aproxima.
    Lindo final do seu texto.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Maravilhoso seu texto e o que colocou sobre Manoel de Barros, vou compartilhar com o mundo! Infelizmente estamos perdendo tudo e começou com o bom senso.

    Abraços e parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Que coisa isso e pena é a maior verdade. Eles acham que PODEM TUDO E TUDO COMPRAM E FAZEM..

    Mas há sempre os dois lados: se pegam os gananciosos, entram na lábia e acabam vendendo seus espaços...
    Pena!! beijos,lindo teu post com essa maravilha de conclusão também! beijos,chica

    ResponderExcluir
  9. Bom dia amiga!
    Nós que vivemos nesta terra e sabemos o grande potencial que ela tem, principalmente para o turismo, sentimo-nos ultrajados e violentados com o descaso deste governo.
    A reflexão sobre o texto de Manoel de Barros é propícia ao nosso momento, pois temos que entender de uma vez por todas que nosso quintal é bem maior do que o que fica entre os muros de nossa casa. Às vezes penso que precisamos chegar ao fundo do poço para reagir, para tomar as providências necessárias.
    Que venham as eleições!
    beijos cariocas e ... inté!

    ResponderExcluir
  10. Otima cronica Calu sobre a verticalização criminosa e desregrada que assistimos nas grandes cidades e já em avanço às pequenas.Aquela força da grana que ergue e derruba coisas belas.Há resisteencias mas bem sabemos, que com o descaso da coisa publica com segurança, cada vez mais, pessoas cedem à especulação.Parece coisa feita e montada,tipo criar dificuldades para oferecer soluções.
    Não sei onde vamos parar.
    Aqui esta uma loucura, o verde dá adeus.
    Uma boa semana a voce com paz e muito verde.
    Abraço.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  11. Quando eu morava no Rio... Niterói estava muito bem classificada no ranking de cidades brasileiras de melhor qualidade de vida. E deve ser por isso que ainda é tão procurada. Confesso que fui à cidade somente duas vezes e sempre passo pela ponte Rio-Niterói. Muitas pessoas preferem cruzar a ponte e morar em Niterói, do que morar no Rio. Acho que a maior corrida imobiliária se deve a isso e também porque quem fazia o contrário, morava no Rio e trabalhava em Niterói, está preferindo ficar na cidade, por causa dos engarrafamentos. Eu enfrento muito engarrafamento para chegar no Rio e estou evitando de ir. Teremos que conviver com isso até as obras terminarem.
    Lulu Santos mandou bem!! Não sabia dessa movimentação no Congresso. São uns bandidos!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  12. Não há mais seriedade. Até as leis estão sendo alteradas para proporcionar benefícios a alguns. O tombamento é por demais sério para que se cogite mudá-lo. Seus fundamentos não deixam de existir, para que sejam ignorados.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Calu
    Mais uma postagem maravilhosa.

    Infelizmente a ganância dos que deveriam dar o exemplo á população é abominável e nos deixa sem chão, impotentes.

    Amo de paixão Manoel de Barros. Precisamos muito resgatar os valores que apreendemos na infância.
    beijos

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!