sexta-feira, 27 de abril de 2012

Olhos de quem vê

A Ótica do Olhar
(trecho)

"Já se fizeram tratados sobre o olhar.A ótica do olhar, parece redundância, mas é coisa séria. Seríssima, aliás.
Escritores, poetas, sociólogos, psicólogos, todos já falaram a respeito dos significados que o olhar traz.Os românticos os veem sob a ótica do amor. Tito Madi,nos encantava na década de 60 com esses versos:"Quero todo teu olhar no meu, quero todo teu amor pra mim..."também cantamos todos:"Este teu olhar, quando encontra o meu, fala de umas coisas que nem posso acreditar..."[ ]

A importância que se dá ao olhar, sempre foi preocupação universal.Os russos tornaram imortais os "Olhos Negros".Os latinos nos ensinam:"Aqueles olhos verdes, translúcidos, serenos,parecem dois amenos pedaços de luar..."A canção portuguesa nos diz:"Teus olhos castanhos, de encantos tamanhos, são pecados meus..."Machado de Assis, nosso escritor maior, nos intriga com os olhos enviesados e dissimulados de Capitu.

Sem dúvida nenhuma, o olhar é significativo demais porque a um só tempo que enxerga o mundo, espelha a alma.Há quem veja sem enxergar, e há quem enxergue sem ver.Olhos alegres refletem alma alegre.Olhos tristes, refletem uma alma ensimesmada por angústias...[ ]
Ercília Pollice 
----------------------------------- 
Transcrevi aqui um pequeno trecho deste texto que me foi enviado por e-mail duma amiga querida, o qual me empurrou para lembranças fortes sobre minhas perspectivas do olhar.Para além de todas as belas referências poéticas deste amplo e abençoado sentido, sua abrangente existência nos possibilita enxergarmos sempre mais;basta querer.Com esta verdade, estimulei filhos e alunos a apropriarem-se desta capacidade "olhando com olhos de quem vê",expressão que usava muitas vezes ao dia, para todos os fatos, situações, conhecimentos, espaços, enfim, para todo o mundo próximo e o distante.Lembrava-lhes que os cientistas tinham olhos pesquisadores e fizeram descobertas importantíssimas para toda a humanidade.

A educarem o olhar para o certo, a natureza, as criações, as artes, as atitudes apreciáveis e as que não o eram, descobrindo se o que estavam vendo era louvável ou desprezível, afinal,os meios de comunicação sempre espalharam todo tipo de informação.O ideal seria haver um critério para as crianças e jovens frente à TV e outros similares, mas, se de todo, o controle for impossível, é educando os olhares deste público indefeso que se plantará o auto-critério acerca do que é visto. Não há garantias de sucesso completo, mas as sementes do olhar-crítico acabarão por germinar em muitos, talvez mais até do que pensamos.
A educação também se compõe de grande dose de esperança. 

Calu

Imagem:olhares.com(meninanajanela)

12 comentários:

  1. Calu querida como vai você e os Netos fofos?..adorei ver a foto do bebezinho a pouco tempo...deve estar crecendo dia a dia....que coisa maravilhosa!!!!
    Calu gostei muito do seu texto,principalmente da parte final..
    Hoje os meios de telelevisão mostram coisas desnecessarias...programas que não ensinam nada, programas de baixarias,de conteudo zero...E nem todas as pessoas tem TV a cabo..
    Ai fica nossos filhos e netos....e espero como você disse que eles desenvolvam olhares criticos a tudo isso e sejam seletivos no que vale a pena ver e ouvir..
    beijos e bom fim de semana..
    titi

    ResponderExcluir
  2. Oi Calu,tudo bem?
    O olhar as vezes diz tanta coisa,
    adoro ser olhada no olho.
    Bom fim de semana.
    Cris

    ResponderExcluir
  3. Perfeito,amiga Calu!Temos que aprender a olhar com olhos de ver,temos que ensinar os nossos alunos e filhos a ter um olhar crítico e saber diferenciar o joio do trigo.Há pouco tempo li um artigo e vou transcrever um trecho do mesmo para você:

    Com tantos recursos usados para emocionar e prender a atenção, será que a TV não pode se tornar mesmo um instrumento de manipulação de mentes? Sim, pode. Por isso, levar a televisão para a sala de aula implica também ensinar os alunos a vê-la com olhar crítico. Para Gilka Girardello, coordenadora do Ateliê Aurora, o fundamental é fazê-los entender que a televisão não é uma "janela para o mundo" como gostam de caracterizar os mais entusiasmados: "Ela é um recorte muito bem produzido e montado da realidade e não a realidade".

    Bjsssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  4. Sabes que uso muito essa expressão: OLHAR COM OLHOS DE VER! Só aí podemos perceber...Lindo feriadão,beijos,chica

    ResponderExcluir
  5. É Calu, a ótica do olhar é coisa séria mesmo.
    O olhar é uma linguagem "universal"... ainda bem que não nascemos de óculos, né?;-)

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  6. Como é importante que educadores consigam transmitir esta capacidade de olhar e ver, de escolher o que melhor se pode ver. Eu fiz certa vez um workshop que me confirmou algo sobre mim: que tudo me chega primeiramente através dos olhos.
    Valorizo muito e já fiz alguns posts com este temática, com textos, poesias e imagens.
    Bom final de semana.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, minha querida, saudade
    Olhos de ver não é para qq um mesmo! E, atualmente, confesso que fico meio triste em como está difícil falar sobre isto com as pessoas. A névoa do fascínio das propagandas, da modernidade, do sei lá mais o quê, é espessa e difícil de ser retirada. Ou estou sendo pretensiosa? Ih, isto é papo pra mais de metro! rsssss
    Bjsssssssssssssss, quérida!

    ResponderExcluir
  8. Calu do meu coração de melão,
    e pra se aprimorar o olhar de fora é preciso tbm saber ver com os de dentro que enxergam ainda além.
    bjos de carinho e uma linda semana

    ResponderExcluir
  9. Bom dia,Calu!!!

    Ah!Minha amiga!!Que lindo!!
    Concordo plenamente com você, o olhar precisa ser educado.Enxergar,mais do que nos é mostrado.Saber VER!
    Muitos olham,mas nada vêem!O olhar precisa ter sensibilidade.
    Precisamos ensinar as crianças e verem mais do que o materialismo e o superficialismo que nos é imposto!
    Tenho fé.
    Beijos!!!Muito obrigada pelo carinho!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Educar o olhar é preciso...lindo seu trabalho neste sentido minha querida, tenho certeza que muito do que ensinou, inclusive com seu exemplo, frutificou, floresceu.
    Saber olhar é preciso, escolher o que olhar, também...afinal olhamos e somos olhados constantemente...é preciso deixar mais o olhar da alma prevalecer ao da carne, é preciso deixar a sabedoria nos guiar o olhar.
    Beijos, ótima semana amiga,
    Valéria

    ResponderExcluir
  11. Calu

    Lindíssimo texto. Tem muita sensibilidade e sabedoria.
    Para saber ver é preciso antes olhar com muito amor.

    Um bom feriado
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Calú!
    Que texto legal, bacana mesmo!
    Posso afirmar-lhe que gosto de olhar tudo ao meu redor e, mesmo no lugar mais tenebroso, procuro sempre algo bonito com meus olhos atentos. um abraço grande, carioca

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!