sábado, 14 de abril de 2012

BC- Um dia para Glória

Rua de Roma__ flickr/nunobh 


Fado Italiano 
                Glória Leão   

Vejo a Itália em terracota.
Sinto-a em tons de ocre
ao olhá-la, ao tocá-la
pela primeira vez
como se a ela pertencesse
como se dela eu fosse
há milênios.
Já conhecia suas ruas.
Imaginava ali 
debaixo dos meus pés
séculos em camadas 
sobrepostas.
E eu, pisando neles
como quem pisa
 em nuvens,
sonho de antigas eras
sonhado.[...] 

Trago a Itália comigo.
trago as cores de seu solo,
de suas gentes misturadas
em tons
 de toda a humanidade.
Trago a guerra
 em meu sangue quente e apimentado.
Trago a Calábria e o Chianti,
e a Toscana, terra encantada.
Tenho os ciprestes altivos,
tenho a arrogância dos Césares.
Trago a plebe.
Trago o Arno.
Trago o Tibre
em minhas veias
correndo como correm os rios
em direção ao meu mar.
A mar.

Amo esta terra
 de oliveiras e vinhedos.
Sou terracota e etrusca,
grega e celta,
devota e pagã.
Trago o fogo 
 e a raiva em meu peito.
Sou feita dessa mistura
 de terra e colinas,
ruínas, conquistas.
Sou rude e amorosa
como as mamas
amassando a pastaciutta,
arando a terra prenhe
em sementes[...] 
---------------------------- 
Trecho do poema Fado Italiano, extraído do livro: Antologia de textos premiados/Prêmio UFF de literatura 2011__BrasiI-Itália
-----------


A palavra foi seu país de terras fecundas e colheitas abundantes, por isso permanecerá através dos tempos alimentando as emoções de todos que o visitam.

Calu



12 comentários:

  1. Linda homenagem.Glorinha adorava Roma!beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Não conheci a Glorinha, nem comentei nada em lugar algum por causa disso: falar o quê?
    Mas, ao ler esta poesia, a gente sente a alma da mulher que foi e, Deus queira que assim o seja, continua sendo: inteligente, sensível, linda!
    E vc transportou-a para cá, para nós, muito bem em sua homenagem!
    Bjssssssssssssssss, quérida!

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida Calu
    Também gosto da Itália e Portugal... não é à toa que ficava a me deliciar com os posts lindos da amiga Glorinha...
    Ela era um misto na alma e vc a homenageou com um poema que, de uma certa forma, lhe faz jus na sua essência... Gostei muito da sua sutileza, amiga!!!
    Conhecedora do âmago dos amigos vc se mostrou... como outros post que li...
    Bjm de paz pesar e pascal

    ResponderExcluir
  4. OLÁ
    NESTA COLETIVA NOS UNIMO, REFORÇANDO AS MARCAS QUE DEIXOU NESTA SUA TRAJETÓRIA EXISTENCIAL.
    BJS

    ResponderExcluir
  5. Calú querida,
    Você não sabe como este poema me acompanhou em terras italianas. A cada viela, beco, praça, toda aquela terra enfim, que está também em meu sangue, eu me lembrava de Glorinha e do seu amor por ela.
    Ela realmente tinha o dom da palavra e ainda bem que a deixou escrita para a eternidade.
    Que Deus a tenha em luz!
    Nunca me esquecerei dela enquanto viver.
    um beijo grande querida amiga.

    ResponderExcluir
  6. Calu querida..linda a Homenagem..Não conheci Glorinha,mas esses dias entrei no blog dela...lindo..adorei..pena que não tive chance de conhece-la..
    Calu tudo bem? e a familia?..os netos?..muitos beijos no coração...bom fim de semaninha..
    titi

    ResponderExcluir
  7. Ela tinha uma paixão toda especial pela Itália. Trocamos algumas figurinhas sobre isso e sobre tantos outros assuntos.
    Há lugares e pessoas que nos deixam com uma doce lembrança, por vezes, triste, de saudade pelos momentos vividos, nessa ou em outros tempos...
    Hoje é dia de emoção e partilha, por ela, para ela.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. quando o assunto era Italia, a emoção era ainda maior. lida homenagem. grata por participar. bjs

    ResponderExcluir
  9. Calu querida,
    Também eu não conhecia a Glorinha,mas fui ontem até o glog e vi que era uma pessoa de alma linda.E que gostava muito de ti.
    Lindo o poema,com cheiro e gosto de terra...terra de Itália...terracota e telúrico.

    Bjsssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  10. Foi-se Glorinha e deixou em todos esta marca de sua simpatia.Linda esta postagem como todas que tive oportnidade de ler neste dia.Imagino seu sorriso de alegria em saber que deixou uma saudade gostosa.
    Bom domingo Calu.
    Meu abraço.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  11. Linda a homenagem, linda!
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  12. Calu
    Sabe que o ano passado estive na Itália, e lá eu sempre me lembrava dela. O sonho dela era voltar pra lá. Pena que não deu tempo de passear novamente por aquelas esquinas.
    E quando eu voltei, sentindo sua falta nos posts e comentários, entrei em contato, mas já não consegui mais falar com ela. Sinto a falta e também muita pena por ela ter ido tão cedo.
    bjs

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!