terça-feira, 3 de abril de 2012

Não faz tanto tempo assim...


Numa conversinha particular com minha netinha Valentina( 1 mês e 26 dias), eu combinava de sairmos ao parquinho para tirarmos uns retratos.Quando fui logo interrompida por alguém, me situando no tempo do agora ao me lembrar que não se diz mais retrato, e sim foto.Palavras recentes, expressões novas que apenas mudam o nomear de coisas renovadas, mas permanentes em sua existência.

Daí, estiquei a conversa, contando pra ela que eu, sua avó, vivi um tempo em que foto era retrato, ônibus era lotação,sandálias eram alpargatas e usava-se no colégio o calçado vulcabrás.Um tempo onde o respeito aos mais velhos era sagrado,a cortesia uma constante, a juventude idealista.A palavra empenhada era honra, o compromisso levado a sério, o conhecimento era muito almejado, até porque muitas pessoas não tinham esse privilégio.O trânsito menos caótico e mais humano, respeitava os pedestres e as leis que o regiam.As calçadas eram para as pessoas utilizarem e não os carros.A vizinhança formava uma grande família.As festas populares ocorriam em meio a uma alegria respeitosa, pelo menos aos que assim se condiziam.


A solidariedade era praxe.As comemorações,festivas,sem serem invasivas aos demais.A maioria sabia de seus direitos, mas também de seus deveres.Havia uns descompassos, pois não há sociedade sem mácula, mas nada que se compare a insegurança de hoje em dia, ao desprezo pela vida humana, ao descaso dos poderes públicos em todos os seus fétidos escalões,ao endeusamento duma juventude fútil, a adoração ao consumo, a inversão dos valores sociais,o descarte impune de pessoas e coisas.Enfim, haverá tempo de conversarmos mais profundamente sobre isso,mas por enquanto, lhe digo que este tempo que vivi não é tão distante assim,minha netinha, era um tempo onde as pessoas eram mais simples, porém mais felizes.


Beijinhos amada da vovó.

12 comentários:

  1. E não é, Calu!!!
    Não faz tanto tempo assim, pelo menos não para mim ou para minha noção de tempo. Como é que as coisas se destrambelharam?
    Ah, Valentina está linda e grandona! Com certeza este não era o mundo que queríamos que ela conhecesse, né? Quem sabe quando ela tiver a nossa idade de hoje, as coisas tenham se reajeitado? Vamos torcer para que a geração dela consiga pegar o trem da história!
    Bjssssssssssssss, quérida e, claro, na Valentina!

    ResponderExcluir
  2. Linda conversa Calu,tempo de feliz idade, tempo que ficou na memoria como um lindo aprendizado.Será que fomos mais felizes? Tinhamos o mundo e isentos de tantos perigos e unica lei que nos preservava era a consciencia de pecado.Alguns mais afoitos e metidos a entendidos diziam que eram freios. O fato que era bom e havia o tal do respeito,que se perdeu no tempo.
    Otima prosa amiga.
    Vamos nesta semana de renovação da fé, soltando nossa voz, nossa saudade, mas sempre com fé.
    Um abração.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  3. Tua netinha está linda demais.Parece uma bonequinha!!! E ela há de te entender ...

    Realmente era uma época onde as coisas simplesmente eram, não precisavam ficar inventando modas, frescuradas e bobagens de complicações...

    Hás de dizer, quando a vez chegar que na nossa época. aniversariar era lindo com um bolinho, velinhas, enfeites de açúcar coloridos e caçulinhas... Não precisava salões de festas e tantas coisas mais.

    beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Amiga Calu, gostei de ver como vc abordou tema...
    Sem saudosismo e olhando pro futuro, mas sem negar o passado... você está (e nos faz ficar)
    bem situada no tempo.

    Beijo
    Jan

    ResponderExcluir
  5. Encantada! Encantada pela neta, imagina ganhar uma netinha assim, nossa acho que eu iria enlouquecer de felicidade, muito bom. Agora o texto pura verdade, não vivi essa fase, mas confesso que ainda busco isso para minha vida e para meus filhos, quem sabe para os meus netos. Bjs Eliane

    ResponderExcluir
  6. Olá, Calú!Que fofura está a Valentina!Ela tem a sorte de ter uma avó que com certeza lhe ensinará os valores, que ainda existem, estão, infelizmente, sufocados pelo facilitismo e egoísmo da sociedade atual, que aparentemente e materialmente evolui com rapidez, mas na prática ainda continua na bárbarie em muitos aspectos.Mas os valores importantes do ser humano ainda existem e são preservados por pessoas como você, que com certeza os passará adiante. Princesinhas como as nossas serão o nosso lindo futuro e esperança!
    Beijinhos para as duas!

    ResponderExcluir
  7. Que sorte tem essa netinha de ter uma avó que lhe conta, desde a tenra idade, como foi um dia a humanidade.
    Assim ela terá a oportunidade de junto à outras (os) netinhas (os) que tiveram a mesma sorte dela, começar uma nova raça humana: a do carinho, do respeito.
    Ainda não tenho netinhos, mas se tiver um momento como o seu, não perderei a oportunidade.
    Beijinhos Calu

    ResponderExcluir
  8. Calu,muito linda a Valentina!Deus abençoe!Adorei seu texto e me fez recordar tb!Na simplicidade está a felicidade,com certeza!bjs,

    ResponderExcluir
  9. Ahh que fofa sua netinha..parece uma boneca...muito meiguinha..adorei..
    Calu querida que hoje fosse extamente como você descreveu no passado....Mesmo eu mudando aqui para Minas,onde é bem mais calmo não tem assalto...meus filhos andam mais tranquilos..Mas você sabe que passei tanto estress e preocupeçoes em Campinas que ainda não cosnegui me desligar..e vivo correndo atras deles...muitas vezes sem tanta necessidade
    É vocÊ tem razão nesse tempo que descreveu não existe mais...
    beijos querida e boa páscoa a você e familia

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente com você,amiga Calu...e que bom que a valentina tem uma avó que se preocupa em lhe falar e mostrar estas coisas tão importantes.

    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  11. Bom dia,Calu!!!

    Que linda sua netinha!!!!!E que conversa maravilhosa esta!
    Era um tempo onde as famílias tinha estrutura, onde se ensinavam os valores, os direito,MAS SEM ESQUECER DE ENSINAR OS DEVERES TAMBÉM!!!
    Tenho me preocupado muito com isso...ensinamos os valores aos nossos filhos,mas é necessário que TODOS façam o mesmo.Mas tenho visto muitas "famílias" que não se importam...que triste.
    Beijos minha linda amiga!!!!
    FELIZ PÁSCOA!!!!Muita paz,amor e renovação para você e sua família!

    ResponderExcluir
  12. Morreu a nossa Glorinha de Lion? Vi na página do
    Alejandre no Facebook. Estou em choque. Sempre
    pensei que ela conseguia vencer. Escrevi um post
    no meu http://sinfoniaesol.wordpress.com
    Sei que ela mereceria uma grande homenagem dos
    blogueiros mas espero que alguém mais próximo dela
    se lembre de iniciar esse processo.
    Não sei se já tinha conhecimento.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!