domingo, 13 de julho de 2014

Um só nome e seus muitos aplicativos



 Quando me vi com um blog recém-nascido e que precisava de batismo fiquei boas horas escolhendo qual nome lhe daria, qual teria a abrangência que gostaria de compartilhar.Depois de algumas tentativas descartadas cheguei a resolução final pelo nome "Fractais"* , pois achei que definiria bem meus intentos na blogosfera.
A Wikipédia dá uma breve significação do termo: " Um fractal é um elemento ou objeto com caracteres geométricos que podem ser divididos em partes, cada uma das quais semelhante ao original.Diz-se que os fractais têm infinitos detalhes, são geralmente autossimilares e em muitos casos pode ser gerado por um padrão repetido em espelhamento infinitesimal."
Saindo das explicações técnicas, o termo é bastante usado para indicar pequenas partes de um todo maior, tipo os gomos duma laranja, as nervuras duma folha, etc. No coração da cidade de Adelaide, na Austrália, há uma ecovila urbana, a Christie Walktown, que é considerada " um fractal urbano", que embasa a ideia de cidade distribuída onde os sistemas urbanos de gestão de energia, água e recursos são menos centralizados. O projeto considerou as características socioculturais, o meio ambiente, o contexto urbano no qual a ecovila esta localizada combinando um grande número de tecnologias verdes, como: aquecimento solar, telhados verdes, captação da água da chuva,compostagem, hortas nas calçadas e jardins e outras medidas referentes...um típico fractal urbano.





Outro reflexo onde o conceito fractal se mostra é o do campo das artes.Artistas da fotografia e de suas muitas possibilidades, criam imagens impressionantes numa perfeita união de arte+ciência brindando com originalidade tal parceria. A artista Silvia Cordedda, italiana, estudante de Engenharia Química, usa fractais para criar imagens incríveis inspiradas na natureza ( em sua maioria).São belíssimas imagens que remetem a flores, estruturas orgânicas vegetais e seus similares.No Deviantart da artista é possível baixar várias imagens para usar como wallpaper.


















¨¨**¨¨**¨¨ 






(*) termo crido em 1975 por Benoît Mandelbrot, matemático francês que descobriu a geometria fractal.

13 comentários:

  1. Calu, a escolha do =nome para o teu blog foi linda. Gosto do nome e dos FRACTAIS. Gosto muito de criá-los, nos programinhas da internet. "perco" tempo ali e me delicio! Achei lindos os trabalhos que trouxeste. Beleza! Lindo domingo e nova semana,beijo,chica

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Calu, absolutamente genial o seu texto! Desta forma criam-se Fractais que nos deslumbram na sua imensa criatividade e imaginação!
    E o seu Blogue é disto mesmo um maravilhoso exemplo!
    Parabéns, amiga!
    Um beijinho!
    Bom domingo e semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  3. Oi Calu, acho lindo o nome do seu blog e adorei conhecer esses projetos que usam a teoria dos fractais.
    As fotos dessa artista são incríveis!
    Bjs e bom domingo!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Calu, como vai?
    Nossa, que apresentação ampla no conceito de "fractais". Sempre me sugeriu "fragmentos", mas nunca pesquisei o significado a fundo, e conhecendo a explicação, vejo o quanto identifica um blog! Lindas as imagens que trabalha com fractais, cheias de beleza e sensibilidade. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Está muito bem explicado a origem do nome do seu blogue.
    Aliás um blogue tem que reflectir a nossa imagem não é verdade ?

    beijinho e boa semana

    ResponderExcluir
  6. Não sabia dessa definição... As fotos são belíssimas!
    Qdo vim aqui pela primeira vez, pelo nome, achei que não era uma pessoa comum. Pra se colocar um nome desse seria "a pessoa" que tem o blog. E não estava enganada... Um ótimo blog!
    Ótima semana! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Calu, o teu "fractais" quanto nos acrescenta e aconchega. Como a Bia só conhecia como explicação, os fragmentos e agora com teu delicioso texto, ampliei o conceito e já reconheci as brincadeiras fotográficas fractais da Chica! Viu como é bom passar por aqui?!
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. .

    Estou escrevendo o meu 6º livro,
    através da Internet. Caso queira
    acompanhar meu trabalho, basta
    acessar minha página.

    Um beijo e obrigado pelo espaço.

    Ah, continuo seguindo seu blog.

    silvioafonso





    .

    ResponderExcluir
  9. Calu,acho o nome de seu blog perfeito,define bem o seu jeitão de ser, sempre com assuntos variados, mostrando diversos ângulos dos fatos, dos seus pensamentos e sentimentos. Adorei saber mais sobre o assunto! bjs e ótima semana!

    ResponderExcluir
  10. Olá, querida Calu
    Ainda bem que eu tive a graça de conhecer vc pessoalmente... foi uma maravilha ver sua alma irmã e amiga...
    Já te disse o que achava do seu blog e da dona dele que se debruça sobre ele com perfeição e toda sutileza necessária de acordo com os temas que elege e posta...
    Tudo lindo e bem fundamentado por aqui sempre!!!
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  11. Oi, Calu!!!!
    Saudades do teu lindo espaço!
    Muito interessante a postagem. Sempre se aprende algo novo.
    Muitas beijocas, querida!

    ResponderExcluir
  12. Você foi muito feliz na escolha desse nome que, além de bonito e sonoro, tem um significado muito moderno e interessante para se pensar nos dias atuais, a coletividade, juntar pedaços, uni-los e formar uma coisa grande e de qualidade, como esta cidadezinha simpática e que eu gostaria de morar na vida. As imagens também são espetaculares. Teus fractais por aqui, enriquecem a blogosfera, sempre com assuntos profundos e inspiradores.
    um beijinho carioca

    ResponderExcluir
  13. Gostei das explicações sobre a escolha do nome do seu espaço. Você sempre nos fornecendo novos conhecimentos.
    É um nome bem de acordo com a atualidade e com seu talento. bjs

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!