quinta-feira, 10 de julho de 2014

Conhecimento, esse desconhecido







Lá longe o canto do galo anuncia a aurora, dito e feito conforme nos disseram na infância.O galo anunciador é a certeza de que a manhã não tarda, de que a noite vai se despedindo pra dar lugar ao dia; conhecimento ancestral e permanentemente atual repetindo-se a cada instante em que um pai ou uma mãe ou os avós ensinam aos pequenos que assim acontece desde que se tem notícia : o galo canta anunciando o alvorecer.

Isto é conhecimento indiscutível, daqueles que trazem o conforto das certezas acabadas e pronto.Dito e feito.Refúgio seguro que tanto nos acalma.Diferente de outros conhecimentos inacabados, tipo os que vêm dentro de parênteses abrindo uma explicação, mas que não se finalizam, não fecham o par e deixam no ar uma interrogação incômoda.

Precisamos de parênteses perfeitos, abertos e fechados como manda o figurino, tudo explicadinho com detalhes, de preferência.Não fomos preparados para o incompleto.Assusta e muito termos conhecimentos inacabados sobre o  que nos é próximo e isso nos acanha, revira nossos antes tão garantidos saberes e serve como luz de alerta para que não se tome a ideia como realidade acabada.Ela, a ideia, é o ponto inicial, abre caminhos, propõe conhecimentos e convida à descobertas que só acontecerão se forem apuradas a cada aparecimento.



"[...] o conhecimento é muito importante e é necessário ensinar que todo conhecimento é tradução e reconstrução; comporta riscos de erros e ilusões, importa esclarecer suas raízes e causas[...]"
Edgar Morin


***

Canção Amiga
C. Drumond


Eu preparo uma canção
em que minha mãe se reconheça,
todas as mães se reconheçam,
e que fale como dois olhos.
Caminho por uma rua

que passa em muitos países.
Se não me vêem, eu vejo
e saúdo velhos amigos.

Eu distribuo um segredo
como quem ama ou sorri.
No jeito mais natural
dois carinhos se procuram.

Minha vida, nossas vidas
formam um só diamante.
Aprendi novas palavras
e tornei outras mais belas.

Eu preparo uma canção
que faça acordar os homens
e adormecer as crianças.





¨¨**¨¨**¨¨ 



14 comentários:

  1. Bom dia, Calu!
    Aqueles conhecimentos assimilados lá na infância nos alicerçam para galgar novos patamares. E o cantar do galo continua fazendo o marco entre o certo e o incerto, apesar da criançada de grandes cidades tê-lo perdido exauridamente.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Palavras perfeitas e a poesia., lindíssima! E ensinamentos como aquele do galo, lindos, bucólicos e ficam pra sempre. Já outros nem precisariam ter sido feitos ou iniciados. Como minhas reticências, deixam o que pensar...Deixam a dúvida do que está por vir!

    beijos,tuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. oi Calu

    Conhecimento é tudo que uma pessoa tem e ninguém pode rouba-la.
    Canção maravilhosa


    bjokas =)

    ResponderExcluir
  4. Querida Calu,
    Hoje estou passando apenas para agradecer seu carinho, apoio e solidariedade.
    Retornarei oportunamente.
    Grata, de coração.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Calu!
    Ichi!Tem um galo na vizinhança que está com o reloginho interno atrapalhado. Um acontecimento inacabado, pois a qualquer hora esse garnizé ensaia o canto. Quem sabe seja promovido quando aprender a cantar no tempo certo - Fecha parêntese! ;)
    Infelizmente nem tudo é certo, pois incerto é o certo - Ou seria o contrário?
    Que o conhecimento venha para iluminar os homens e dar segurança para as crianças!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  6. Conhecimento é infinito, mas alguns que nos foram transmitidos constroem redes de sutentação.
    Linda a canção. bjs

    ResponderExcluir
  7. Drummond AMO
    O conhecido e o desconhecido também
    Desde um novo sabor de piza, a um novo lugar, novas ideais, novas sensações

    'Benditos os que conseguem se deixar em paz. Os que não se cobram por não terem cumprido suas resoluções, que não se culpam por terem falhado, não se torturam por terem sido contraditórios, não se punem por não terem sido perfeitos. Apenas fazem o melhor que podem. Se é para ser mestre em alguma coisa, então que sejamos mestres em nos libertar da patrulha do pensamento. De querer se adequar à sociedade e ao mesmo tempo ser livre.'
    Martha Medeiros

    1.000 bjs

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Calu, na verdade com diz o conhecimento que adquirimos dos nossos antepassados era registado como lições para toda a vida! Não havia meias medidas! Hoje tudo se modificou e muitas reticenciais nos acompanham, mas há que nos libertar delas e contribuir para que tudo seja explicado com rigor!
    Maravilhosa essa canção de Carlos Drumond!
    Um beijinho e bom fim de semana. Ailime

    ResponderExcluir
  9. Apesar dessa necessidade de certezas, há muitos séculos já alguém dizia "só sei que nada sei". E essa humildade devia reger a nossa vida, aprender um pouco mais cada dia, para nos tornarmos pessoas melhores.
    Beijinhos mil
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  10. Leonardo da Vinci
    Já dizia Leonardo da Vinci que o conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice.

    Adorei a canção que desconhecia.

    beijinho


    ResponderExcluir
  11. Esse poema que escolheu e que virou música do Milton é maravilhoso! Temos sempre algo a aprender. Nem tudo dá pra se entender, para mim requer novas explicações, novas pesquisas e estudo,mas acredito que aprendemos tudo no momento certo nessa vida. Nem antes e nem depois,vem o entendimento quando estamos prontos, mesmo assim não me canso da busca que considero fundamental á existencia. Um belo texto e nos faz pensar! bjs,

    ResponderExcluir
  12. Olá, querida Calu
    Interessante como gosto de me aprofundar no que me interessa... vejo nisso fruto dos ensinamentos que recebi no colégio... Vou fundo em certos detalhes até... em alguns casos que me interessem... sou de perguntar tudinho...
    Mas tem algo que aprendi na maturidade... tudo é infinitamente além da nossa competência...
    Quando resolvi blogar, uso muito a reticência porque temo passar a impressão de que afirmo como última palavra o que posto e quem sou eu para isso???
    Sei que sou bem limitada e tudo é um mundo além do que aprendi...
    Porém, o texto foi bem explicadinho na base escrita, claro!!! Muitas vezes, uso e abuso na vida afora de parênteses e pontos finais... Aliás, todos os símbolos que nos ajudem a viver com qualidade de vida compreendendo tudo ao nosso redor, são bem vindos para mim também!!!
    Vc sempre se superando na escrita...
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  13. Querida amiga, comecei pelo final do seu lindo post. E tudo porque amo esta letra, fiquei aqui cantando ela toda, tentando dar uma igualada nos agudos de Milton, que coisa difícil!
    O conhecimento é a luz do mundo, quando adquirimos conhecimento sobre algo, nossa aura deve brilhar mais até.
    Obrigada pelas belas reflexões que nos traz sempre por aqui.
    um beijo carioca

    ResponderExcluir
  14. Olá, Calu!
    Amei seu espaço, suas palavras, sua essência!...Voltarei para balsamizar a alma por aqui! Obrigada pela visita carinhosa lá no "Eternessências"!

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!