segunda-feira, 14 de junho de 2010

A Força das Palavras


Em suas formas, a palavra expande forças incontidas na expressão de sua criação. Sejam faladas, escritas, desenhadas(como as chinesas e semelhantes) a vida se ressalta na força delas. O humano, o divino,o fato, o físico,toda a grandeza transparece em sua existência.Existem várias manisfestações à sua origem, cada povo e cultura canta em odes, melodias, versos e prosas o dom da palavra.Desde tempos imemoriais a palavra é divina,portadora de saberes,de poder. Os egípcios legavam a seus escribas reverências de nobreza na corte faraônica, assim como muitos outros povos da antiguidade reconheciam a suprema benesse da palavra.
Em tempos idos ,limiar da Idade Média na Irlanda contam-se nas odes as proezas de um rei vencedor que ao retornar às suas terras conclamou imediatamente o poeta  e disse-lhe:

___ As proezas mais ilustres perdem o brilho se não forem cunhadas em palavras. Quero que cantes minha vitória e em meu louvor. Julgas -te capaz de realizar essa empresa, que tornará imortais a nós dois?
___ Sim, Rei___ disse o poeta. ___ Eu sou o Ollan. Durante doze invernos cursei as disciplinas da métrica. Sei de cor as trezentas fábulas que são a base da verdadeira poesia. Os ciclos de Uslter e de Munster estão nas cordas de minha harpa. As leis autorizam-me a ser pródigo nas palavras mais arcaicas do idioma de nossos ancestrais e nas mais completas metáforas. Domino a escrita secreta que defende nossa arte do indis creto exame do vulgo. Posso celebrar os amores, os roubos de gado, as navegações, as guerras. Conheço a linguagem mitológica de todas as casas reais da Irlanda. Adestrei-me na sátira ,sei manejar a espada. Só espero saber agradecer a dádiva de que me fazes!
E assim dizendo ,curvou-se o poeta ante seu Rei que cingindo-lhe com a espada,deferiu-lhe a honraria de escrever em prosa e versos as nobres conquistas realizadas.

2 comentários:

  1. Oi amada,
    Finalmente vim te conhecer, desculpe a demora.. ando meio afastada mas já voltando. Vim agradecer teu carinho e visita e fiquei surpresa com tua escrita.
    bju doce

    ResponderExcluir
  2. Fico eu mais alegre ainda com tua visita e permanência. Sinto que trocaremos muitas figurinhas.Amanhã passo lá no "gavetas",hoje tô com um pouquinho de pressa.
    Seja bem-vinda, Lídia!
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!