quarta-feira, 23 de junho de 2010

As Mãos e seu Simbolismo

Em hebraico, a mão é simbolizada pela letra Y(Yod), que significa Javeh(Yod hé vav hé), divino. A palavra mão está ligada ao conhecimento. Tocar a mão, apertar a mão, é se apresentar, é firmar um conhecimento.
Na tradição terapeutica, existe a prática da imposição das mãos. Através das mãos comunicamos nossa energia, nosso coração. Mas também através das nossas mãos, podemos comunicar algo maior que nós e que não nos pertence. Na nossa mão há a mão da vida. È interessante sentir, ás vezes, esta presença em nossas mãos.
Em determinadas práticas orientais, trabalha-se muito com mudras, que são gestos rituais das mãos e dos dedos. Fazendo as mãos dançarem podemos curar, apaziguar, confortar, apoiar, abraçar, acarinhar,pois, é verdade que a ponta dos nossos dedos está ligada ao cérebro e este ao coração. 


Há um elo entre entre as mãos e o cérebro sabido desde a antiguidade. Quando temos as mãos ocupadas em um trabalho de caracter manual e assim temos algo em criação em nossas mãos, nosso mental, nossa psique se acalma. Vemos com olhos d'alma aqueles momentos de pura abstração. È um verdadeiro auto-encontro prazeiroso e revelador.

Os portais da meditação se abrem quando focamos o poder contido em nossas mãos.Fomos conduzidos por mãos, acarinhados também. Já fomos tomados pelas mãos e tomamos outras entre as nossas. Fomos tocados por mãos bondosas e outras apaixonadas.Fomos parte de mutirão de mãos ou de apenas pares delas. A certeza das "Mãos de Deus" a nos guiar pelos caminhos da vida, conforta-nos e nos dá força a cada passo.
Essa universal simbologia traz a história humana desde os primórdios da existência,  como vetora de todas as criações conhecidas.

"Não existe, senão um só templo no universo, e é o Corpo do Homem.( )
...Curvar-se diante do homem é um ato de reverência diante desta Revelação da Carne.
Tocamos o céu quando colocamos nossas mãos num corpo humano."
                                                                                      Novalis






3 comentários:

  1. É verdade, as mãos são poderosas armas de expressão de carinho, afeto, amizade, amor. Transmitem vida e calor!! Parabéns pela postagem Calu, adorei!! Bom dia, beijos no seu coração ;)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Suzi pelo elogio. Meu intento é somar boas palavras à vida de todos nós.Esse cantinho é teu tbm,venha sempre que quiser.
    Lindo fim de semana p/ vc.
    Bjos,bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  3. Amiga,tentei arrumar...não sei se era isso que vc queria.
    Meu dia hoje foi repleto de emoções.Duas amigas muito queridas,que por algumas circunstâncias da vida se afastaram e perdemos o contato.Hoje,as duas apareceram e foi tão bom!!!Afinal,é uma amizade de 30 anos.Conversamos o dia inteiro,colocamos os assuntos em dia....gratificante!!
    Boa noite.
    Sua amiga sempre Emilinha

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!