sexta-feira, 6 de abril de 2018

Unidades, Dezenas...uni-duni-tê


O som dos repiques soou alto desde que março chegou e agora, já abril, a bateria segue cadenciada nas aulas de matemática e em ritmo constante. Lições, estudos, coleta de dados, sim, porque os pequenos não fazem pesquisa eles coletam dados informativos sobre os temas selecionados,  avançam progressivamente nos dias destes primeiros meses.

Vira-se meu neto mais velho: __ Vó, tenho de saber as tabuadas do 2 até a do 5. Você me toma?
Sentamos num lugar calmo da casa e começamos a cantilena.Lá pelos 2x8, perguntei:
___ Por que o resultado é 16?
Ele me olhou espantado respondendo prontamente: ___ Porque sim, ué!

Me arrepiei até a medula...pááára tudo. Comecei imediatamente a juntar todas as tralhas pequenas da casa e iniciamos as contagens no QVL(quadro valor de lugar) que fiz às pressas em papel pardo.Ele me olhava atento como quem se pergunta" esta é mesmo minha avó?"

Dias depois, me abasteci de uma centena de palitos de picolé e um rolo de barbante pra limitar os conjuntos das unidades. Estava devidamente inaugurada a etapa dos estudos construtivistas da formação numérica aditiva e multiplicativa.Nome pomposo, mas é apenas o estudo concreto das operações, ou seja, o porquê dos resultados obtidos nas mesmas.
Exemplo: 2x8 =  IIIIIIII + IIIIIIII __ duas vezes oito unidades ( somados)=16   ;) 

Assim, todo domingo à tardinha temos nossos joguinhos de tabuada construída concretamente.Este método dará a ele embasamento tarimbado pras construções numéricas de altos valores, como milhares, milhões, etc; só torço, pra que quando ele chegue na vida adulta não encontre mais notícias do tipo: 

"O Brasil produz 250 mil toneladas de lixo/dia.
O Oceano Pacífico tem a maior lixeira do mundo sob suas águas, contabilizando 100 milhões de toneladas de lixo.
O Estado do Rio tem 47 mil crianças em abrigos e muitas delas possuem pais vivos."

Os números nacionais e mundiais nos causam espanto.Lástima!



O quê é, o quê é que está no pote de vidro da foto?



9 comentários:

  1. Dados alarmantes e quanto à tabuada é bom que não a memorizem sem primeiro a compreender!!!bj

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  2. Olá, querida amiga Calu!
    Suas postagens são lindas e conscienciosas...
    Amei fazer uma sobre o seu pote que logo me lembrei do que estão cheios os meus: do amor e do cozinhar...
    Aqui te mencionei:

    http://espiritualcartadeamor.blogspot.com.br/2018/04/amor-aos-pedacos.html

    Pena não se animar as Interações fraternas pelo ocorrido no passado!
    Meu pote está lindo como o seu e sempre cheinho... conheço-a pessoalmente e sei bem o quão presente é na vida dos seus entes queridos como eu gosto também de ser...
    Seja muito feliz e abençoada nesta Oitava de Páscoa junto aos seus amados!
    Bjm de paz e bem com um bom cafezinho, hoje à tarde e biscoitinhos glaçados ou não... rs...

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  3. Quem tem uma vovó afiada e carinhosa é assim! Coisa boa! E importante eles entenderem e não ficarem na decoreba! bjs, chica e lindo fds!

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  4. Boa tarde, querida Calu
    O seu netinho tem sorte de ter uma vovó tão sábia e querida.

    O que está no pote de vidro? Não sei, amiga.
    Estou curiosa.

    Gostei muito, mais uma vez, da sua tão interessante postagem.

    Lindo fim de semana para você.
    Um beijinho carinhoso de
    Verena e Bichinhos.



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  5. Nunca gostei de matemática, mas nunca a entendi. Vovó professora é tudo de bom.
    A curiosidade ficou. Meu genro adora. O que será que tem este pote? Parece o biscoito mentirinha.

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  6. Boa tarde Calu,
    Magnífico post!
    Tão bom poder ensinar os netinhos com esses métodos que ajudam ao raciocínio!
    Um dia eles serão adultos mais esclarecidos. Só tomara mesmo é que essas estatísticas tenham diminuído ou já não existam. Seria um sonho...
    Quanto ao conteúdo do pote de vidro me parecem bolachinhas recheadas...;))!! Será?
    Beijinhos,
    Ailime

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  7. Maravilhoso trabalho ao ajudar o neto a construir o raciocínio. Eles precisam entender o porquê das coisas. Aposto que viu os olhos dele a iluminarem-se com o entendimento, acertei?
    Um beijinho enorme e um lindo domingo
    Ruthia

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  8. Que beleza Calu, seu método de desmistificar a matemática que causa tanto medo às pessoas.
    Tenho certeza que os netinhos assimilarão o aprendizado.
    E lá no futuro Calu, temo que os números sejam ainda piores, pois o que vemos não nos inspira a crer, embora temos esta marca da esperança, mas os dias estão cada vez mais plúmbeos.
    Uma linda semana para vocês com paz e harmonia na família.
    Bjs de paz amiga.

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  9. Meu avô me ensinou a tabuada, assim que entrei na escola primária... posso me esquecer de muita coisa, nesta vida... mas da tabuada, do jeito que ele ensinou... jamais!...
    E certamente o mesmo acontecerá com seu netinho, Calu!...
    No pote de vidro... muito amor, carinho, paciência e dedicação... e um mundo por ensinar, aos seus netinhos...
    Um beijinho grande! Tudo de bom!
    Ana

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Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!