quinta-feira, 22 de março de 2018

Canções trazem a pessoa amada


 A manhã por aqui foi aberta com a visita risonha da Dona Saudade.Um dos meus rituais matinais é ligar a chama do fogão pra ferver a água do café enquanto tomo meu suco de fruta e sintonizo o rádio em FM-bonitas melodias( 94.4) e, foi justo nesse instante que tocava : "Eu amei te ver", música preferida do netinho Felipe que a canta inteirinha e com total desenvoltura; aí é que a saudade bateu grande e forte.
O que me traz um alento é poder contar com as mídias atuais. Corri pra mandar recadinhos  e bater um papinho rápido com ele e a irmã, ambos se aprontando pra natação. Saudade acalmada, mas sempre presente deixa ressoar o barulho da chuva forte caindo lá fora, enquanto toca agora no radinho que não é de pilha,  Águas de Março em perfeita sintonia... " é pau é pedra é o fim do caminho, é um resto de toco, é um pouco sozinho[...] 
Sou suspeita nos elogios ao cancioneiro da boa MPB, mas esta canção me arrebata a cada verso de sua cadenciada descrição dos fatos e das coisas tão conhecidas e ao mesmo tempo, por vezes, despercebidas. Uma ode ao real e ao encanto que nele reside. 


É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho.
É um caco de vidro, é a vida, é o sol,
É a noite, é a morte, é o laço, é o anzol,
É peroba do campo, é o nó da madeira,
Caingá candeia, é o Matita Pereira... 



É madeira de vento, tombo da ribanceira,
É um mistério profundo, é um queira ou não queira,
É o vento ventando, é o fim da ladeira,
É a viga, é o vão , festa da cumeeira,
É a chuva chovendo, conversa ribeira
das águas de março, é o fim da canseira.
É o pé, é o chão é a marcha estradeira...




É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã,
É um resto de mato na luz da manhã,
São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração[...]"
(Águas de março- Tom -mestre- Jobim)


Chegue Outono, com águas lavadeiras,
com límpidas renovações,com brilhos vívidos
e céus desenhados em cores fortes,
em matizados, arcabouços de promessas,
com mudanças escolhidas,
com fontes regeneradas, com curas e
com bençãos espargidas.
Vem Outono, te recebo e te abraço!
( Eu)
~*~*~*~ 


Recomendo a leitura dos posts super interessantes da dra. Cristiane Marinho_ mulheresemcirculo- luz.blogspot.com ( aqui)











25 comentários:

  1. Também gosto Calu e os olhares são lindos! bj

    ResponderExcluir
  2. Calu,adoro boa música.. .Pior não me ligo nos nomes...mas Boa MPB me cativa e essa escolhida aqui é linda.

    Casualmente bom lá do Toninho que deixou um vídeo maravilhoso que nos faz voltar o filme.
    Agora aqui mais música legal!

    Coisa boa isso!

    Tia poesia fala Muito, fotos show!

    Bjs e tudo de bom, chica

    Ia esquecendo decfalar na alegria de poder falar com os de longe pelas facilidades de hoje!👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós duas bem o sabemos a tamanha diferença benéfica que nos trazem as mídias, neh, Chica.

      Excluir
  3. Olá, querida amiga Calu!
    Lembro-me perfeitamente que, no Outono do ano passado, estávamos você, Jack e eu na Praça XV, descendo da Barcas para irmos à Copacabana e eu me estarreci com o lindo céu que fotografei e você disse: - É por isso que amo o Outono! Tem toda razão... é minha segunda Estaçao do coração e é muito bem vinda para tingir nosso céu de azul anil e límpido... amo fotografá-los nesta Estação romanesca... calorosa de alma...
    Conheço a música que seu nentino ama pois tenho netinhos musicais também... e tenho que acompanhar o ritmo moderno para cantar junto quando estamos pertinho...
    A que citou versos dela é linda!
    Um cenário outonal descrito em forma de música poética...
    Seja muito feliz e abençoada junto aos seus amados!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa lembrança, Rô, da mesma ocasião ano passado. Isso mesmo, estávamos nós três extasiadas com os céus/dias outonais.
      Bjinhus.

      Excluir
  4. Boa noite querida Calu,
    Uma das melhores coisas da atualidade é poder matar as saudades tão rápido, como se tivessem aqui ao lado.
    Também gosto muito da boa MPB, música hoje em dia ..é melhor deixar pra lá...kkk
    E que venha o outono, bem calmo e sereno para alegrar nossos dias.
    Estive em Niterói a poucos dias, lembrei muito de você, mas como resolvi de última hora, não quis incomodar.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jacki, quando deres novo "pulinho" por aqui, me avise, viu! Vamos tomar aquele cafezinho especial, tá!
      Bjkas.

      Excluir
  5. Ah! um café e boa música de manhã, um bom começar de dia.
    Aqui no mato me perco olhando o céu, a natureza que anda muito bela com suas flores, aproveitando bem esse outono...pois quando o inverno chegar, tudo fica muito cinza.
    Suas fotos estão lindas.
    É pau é pedra...mas que não seja o fim do caminho.
    Amo essa música.
    Seja feliz, bjssss
    Ainda devagar, mas chego lá! kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comungo contigo, Lena, estes gostinhos matinais. Ainda conseguiremos, algum dia, desfrutar de um cafezinho bem bom.
      Bjkas.

      Excluir
  6. Gosto destas postagens assim, como se as fizesse em movimento Calu. Temos ritmos parecidos matinais, como percebem em meu blog, sou amante da MPB e um colecionador de alguns astros, mestres poetas de musica e poesia. Esta música é um hino para fechar o verão e marco de uma esperança para o sertão na fé das chuvas que realmente caem neste período e faz uma festa neste chão ressecado e assim se crê na fartura do milho,amendoim e mandioca, que fazem as iguarias das festas juninas, que aqui é muito forte e linda e para estas chuvas os sertanejo faz procissão e promessas. Um outro Brasil. E estamos no Outono com toda poesia que ele encerra, que vem da sensação de aconchego. Engraçado que se traduz pelo desvestir das arvores, para uma nova folhagem. Gosto de viajar nas músicas e buscar entender o compositor neste momento magico da inspiração.
    Meu carinhoso abraço Calu e que o fim de semana seja leve e alegre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos gostos parecidos, meu amigo, e isto só ajuda a ressoar os bons cultivos das muitas criações artísticas. Aprecio imenso este teu Brasil.
      Saudações melódicas.

      Excluir
  7. Olá Calu valeu a lembrança dessa música fantástica,mas eu estou baralhada com você pois acho que é do Brasil mas vive em Portugal ou vive no Brasil é porque em Portugal estamos começando a viver a Primavera que nem parece,mas pelo som dos passarinhos reconheço que já está na Primavera e no Brasil é que é Outono, beijinhos desculpe esta invasão mas já com Rô eu andei a pensar que Orvalho do Céu era outra pessoa, beijinhos Santa Páscoa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é isto, Fernanda, aqui é outono porém, com marcas indeléveis da tropicalidade do clima que resulta em dias claros, céu límpido de azul intenso, brisa frequente e muita luminosidade garantindo floradas maravilhosas.
      Sou de Niterói-RJ- Brasil.
      Bjkas.

      Excluir
  8. É incrível como uma linda música nos transporta até uma época, um lugar, uma pessoa amada. É magia. E enche o nosso peito com emoção e ternura. Adoro a cadência dessa música. Aqui também chove, neste momento. O vento e a chuva embalaram o poema.
    BeijBeij, uma linda semana
    Ruthia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sorte a minha ter indiretamente colaborado pro adequado fundo musical do teu dia, Ruthia. Que tenham sido momentos telúricos.
      Bjinhus.

      Excluir
  9. As boas músicas têm o poder de nos transporta para muitos campos, entre eles da saudade. A tecnologia neste sentido é uma boa cúmplice para amenizar as distâncias. E gostei de recordar a letra desta linda e cadente música que nos traz o outono. Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Delicia de post, amiga... a boa música, assim como os livros, nos levam a tantas "viagens", não é mesmo?
    Boa semana, beijinhos,
    Valéria

    ResponderExcluir
  11. Uma maravilhosa postagem.parabéns!
    Amiga, hoje vim desejar-te que a felicidade te abrace florido,
    levando fé aos seus dias e sonhos ao seu coração e uma abençoada Páscoa.
    Abraços, tenha uma bela noite e um amanhecer feliz.

    ResponderExcluir
  12. De facto a boa música... sempre nos consegue devolver ao tempo e aos lugares onde as mesmas se tornaram para nós inesquecíveis...
    Adorei recordar a letra dessa canção... ao som da voz de Elis... uma das cantoras favoritas do meu pai...
    Maravilhoso, ter viajado em boas recordações, através do seu post, Calu!...
    Beijinho! E que seja um Outono bem ameno e florido, por aí... repleto de agradáveis momentos!...
    Desejando-lhe a continuação de uma óptima semana...
    Ana

    ResponderExcluir
  13. Amo uma boa música, ela tem o poder de me acalmar.
    Boa noite amiga!
    Esta é a época da renovação. Da paz e da harmonia junto da família e dos amigos. E é justamente a vocês que eu pretendo agradecer e desejar um Páscoa imensamente feliz!
    Que o sacrifício e a ressurreição de Jesus sejam inspiração para que o amor e a bondade se espalhem pelas vidas de todos. E que a paz faça sempre parte da sua vida e da sua família.
    Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, Calu
    Certas músicas me fazem "voar"para longe e a saudade bate forte.
    Sei bem como é, minha amiga.
    Parabéns pela linda postagem e fotos.
    Desejo uma feliz Páscoa para tí e família.
    Um forte abraço e beijinhos com carinho de
    Verena e Bichinhos.

    ResponderExcluir
  15. Aqui para lhe desejar um bom domingo de festa de Páscoa, a renovação. A esperança e o amor vencendo o medo e que assim, possamos estar em Páscoa todos os dias Calu.
    Carinhoso abraço amiga.
    Bjs de paz no coração.

    ResponderExcluir
  16. Olá querida Calú! Sim,somos privilegiadas por viver neste século. Eu falo e vejo todos os dias minha querida mãezinha. Nos finais de semana vou acompanhando a vida dos sobrinhos s o resto da familia pela Tropicalia. Meu João ama esta música,aliás mpb . Ouço sempre e ele cresceu ouvindo.Minha querida,eu te desejo uma feliz semana,beijinhos!

    ResponderExcluir
  17. Olá, querida amiga Calu!
    Ainda visitando amigas pela Oitava de Páscoa e de você eu não poderia me esquecer...
    Seja muito feliz e abençoada junto aos seus amados!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!