sábado, 4 de março de 2017

Ocasiões únicas




*

O que não nos faltam hoje em dia são inúmeras mensagens e aforismos motivadores e ou reflexivos.Nada contra, eu mesma sou uma das que mais compartilham as tais pelas mídias sociais. Acredito que sempre haverá alguém que precisará ler boas palavras naquele momento ou levá-las na lembrança para necessidades futuras como prevenção e remédio.É comum, à maioria de nós, sermos precavidos, ao menos nós mulheres, assim agimos preferencialmente e, podermos contar com um ítem curinga na hora do aperto, não tem preço.

Tornou-se natural, pra mim, trazer na lembrança muitas destas "pílulas de sabedoria" e delas fazer uso todo dia.Abrindo por agora, o meu frasco pessoal, retirei àquela que nos motiva a termos empatia nos colocando sempre que possível no lugar do outro.Crucial providência. Considero ser esta a chave-mestra da solidariedade, mantendo aberta essa porta da vida. Por ela passam os melhores sentimentos para com os demais e retornam eles, acrescidos de um brilho especial a nos enfeitar a alma.Comprovo a eficácia do que digo e creio em exemplos que vivo e vejo quase diariamente.Ainda bem!

Nesse exercício estimulante, não se pode perder de vista que conseguiremos nos aproximar bastante do outro a ser acolhido, mas não poderemos sentir na própria pele o que lhe acomete, a menos que, passemos organicamente por tal situação.Pois, há pouco vivi o que aqui lhes relato.

Vinha eu " passeando na calçada de sandália rasteirinha"... xap/xilap-xap/xilap, adernando pro lado direto devido ao nó recente que dei na lombar.Passo de formiga cuidadoso, olhando pros percalços do chão com medo de uma topada que poderia, nessa atual conjuntura, me desconjuntar.Nisso levanto os olhos instintivamente para ver por mim passar, outra senhora, fagueira na sua rasteirinha, a adernar pro lado esquerdo em seu caminhar. Na fração de segundos em que o fato se deu, fomos as duas protagonistas dum bailado sincrônico.E somente nós, em nossa rápida troca de olhares sabíamos exatamente o que a outra sentia. Passamos o curto espaço e lá fomos em nosso passinho.Empatia total!




~~**~~**~~

*(pinterest)



4 comentários:

  1. Sempre inspirada,Calu! E na vida, fazer uso das boas pílulas de sabedoria e felicidade que ganhamos ou enviamos é legal, mas melhor ainda, como no caso das sandalinhas rasteIrinhas, colocar-se, saber na cabeça do outro entrar!

    Isso sem nem palavras´precisar! ADOREI E IMAGINEI A CENA! bjs, chica, lindo fds!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante sua colocação e exemplo, pois realmente a empatia não é algo simples e nada como sentir na própria pele o que o outro está passando para que está se interiorizar. bjs

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Calu,
    Sempre um prazer lê-la.
    Colocar-se no lugar do outro um exercício que deveríamos praticar a cada momento.
    Talvez assim a humanidade fosse mais tolerante, mais caridosa, mais amiga.
    Gosto do seu jeito de contar as histórias e achei muito interessante esse facto que contou.
    Aproveito para lhe desejar rápidas melhoras e um óptimo domingo.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  4. Empatia total, querida Calu.
    Nestas calçadas mal cuidadas todo
    cuidado é pouco na hora de caminhar.
    Obrigada pela gentil visitinha.
    Um beijinho carinhoso neste domingo
    Verena e Bichinhos.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!