quinta-feira, 30 de março de 2017

Céu de outono - olhares antigos






Mesmo sendo repetitiva, vou insistir, me perdoem se lhes canso e, até posso imaginar o aceno de cabeça que vocês me respondem, sim, porém, repito incansavelmente que a atual estação me encanta, me energiza, me renova e me faz sorrir à toa.Pois, foi no passeio de domingo passado pelas atrações da nova zona portuária que fomos dar, ao fim, num pequenino restaurante da rua do Rosário, centro do Rio. 
Poucas vezes estive naquela parte final da ruela famosa.Pedaço tradicional em seu calçamento de paralelepípedos marginado pelos sobrados coloniais e encantadores, ao menos, aos meus olhos.Ia pelo passeio com as crianças pelas mãos e olhos para o alto, desfrutando daquele pedaço de história encravado no frenesi dos arredores.Não há como não sentir-se cativa aos detalhes primorosos da arquitetura, tão bem  preservados; verdadeiros monumentos históricos que parecem nos chamar a conhecê-los mais de perto.É como se dissessem:
" __ Aproximem-se, escutem atentos, temos muitas histórias pra contar."




E como é difícil pra mim não cair em tentação de aceitar o convite e bater à porta, pedir licença e me extasiar pelas paredes, assoalhos e alpendres do casario.
Poupando os passos pra não me distanciar daquela magia, descobri surpresa que a poucos metros dali, fica o marco zero do Rio. Vejam só que ironia atrelada à ignorância, saber onde fica o marco zero de Paris e desconhecer onde está situado o do Rio. Negligência corrigida, consciência consolada.




O Centro da cidade conseguiu preservar o encanto do Rio antigo em meio aos arranha-céus modernos em suas fachadas espelhadas a emprestarem reflexos iluminados ao charme de épocas elegantes.





RUA DO ROSÁRIO 







9 comentários:

  1. Bom dia, Calu querida
    Primeiro quero agradecer as bonitas palavras que deixastes lá no blog.
    Obrigada pela força e carinho.
    Adorei "passear"pelo Rio antigo contigo...rs
    Um beijinho afetuoso e
    Até Breve!
    Verena e Bichinhos.

    ResponderExcluir
  2. Que encanto, sou apaixonada por prédios antigos,diante deles fico a imaginar quanta vida já tivestes.
    Com certeza quantas histórias a contar.
    Vez ou outra vou ao Rio, mas nunca estive nessa
    parte, boa ideia para a próxima visita!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Que lindas lembranças me proporcionaste aqui. Quando moramos no Rio( isso há SÉCULOS) minha mãe se realizava indo ao Centro . Ali passava horas, vendo, entrando aqui e ali. E lembro que sempre queria mais e mais. São lindos os casarões, é linda a rua do Rosário! E claro, o Outono encanta sempre e convida aos passeios legais. Valeu te ler, MAIS UMA VEZ!!! bjs, chica

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, querida amiga Calu!
    Menina, está como eu, indo pra fora do país sem conhecer a capital nossa... Foi corrigida minna ignorância no ano passado para grande alegria minha.... sei bem como se sentiu...
    Vamos a um passeio no início de abril pelo mesmo percurso que fez e já fiz um no ano passado e foi ótimo!
    Estou gostando muito do Rio atual (centro, quero dizer)... está lindo!
    Outono friozinho agora aqui... tempo de andar mais elegante...
    Bjm muito fraternal

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, quem não admira edifícios antigos com a sua bela arquitectura? A conservação é necessária pela historia e beleza que representam, pena é que em certos locais, o antigo é destruído para dar lugar a autênticos caixotes de linhas direitas com muitas janelas.
    pelo que apresenta nas belas fotos, foi um excelente passeio.
    AG

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Calu.
    Belas imagens na partilha.
    Também sou dos que se encanta com olhar para os casarões, eu que vivi entre eles pela minha Itabira antiga em MG.Estes numa grande capital é mesmo de aplaudir e adentra-los é entrar na historia. Interessante este marco zero e me deixou curioso para conhecer o de Salvador.
    Um lindo fim de semana Calu
    Ah, veio me visitar o Passarinho Verdinho e parece que ele está gostando da pousada,rsrs.
    Um abração com carinho.
    Bjs de paz amiga.

    ResponderExcluir
  7. Adoro passear pelas ruas e ir fotografando os belos edifícios que encontro.
    Lindas fotografias.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  8. Muito bom este passeio que também me encanta quando estou por lá. Ah! nosso Rio antigo.
    E sua descrição e imagem são convites para todos que apreciam histórias. bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Calu,

    Puxa, que belos prédios... E belo também seu olhar que os percebeu e captou nestas imagens...
    Fui ao Rio de Janeiro há tantos anos, acho que preciso fazer uma nova visita à sua cidade, tantas coisas passaram despercebidas.
    Bom final de semana
    Bjs

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!