sábado, 26 de setembro de 2015

Leituras Revisitadas








Uma boa história não tem idade.Não importa em que tempo ela se encontre, sendo arrebatadora, nos leva junto com ela em viagem telúrica por cada página.Ontem, mesmo, lendo a Tina, blogdtina.blogspot.com, relembrei duas gostosas histórias juvenis que me fizeram companhia naqueles tempos por dias a fio e ao finalizarem não foram servir de escora a outras na estante da sala, ficaram ali, na pilha da cabeceira sempre á mão, pra que eu pudesse revisitá-las.

Hoje me deparei com a notícia de que a coleção de livros Vagalume foi reeditada ganhando novas capas e projeto gráfico.Achei uma boa iniciativa, atualizar a apresentação visual e assim despertar  interesse aos novos leitores desta faixa etária."O caso da Borboleta Atíria" era o meu favorito.Povoou de fantasias meus sonhos infantis.Se houver disposição dos bambas da computação gráfica, esta história dá uma apaixonante animação; um universo onírico, cheio de encantos e magia.Fica a dica!

E, ainda na esteira das revisitações, está acontecendo um convite de Mobilização Nacional pela Leitura , feito pela Secretaria de  Cultura e Turismo de Barueri, para o dia 1º de Outubro de 2015.Muitas cidades brasileiras de norte a sul do país já confirmaram participação em variadas propostas de atividades ligadas à leitura.Espero que a minha faça parte desta lista.Por enquanto não a encontrei por lá.

Teve recentemente um Globo-repórter dedicado ao tema. Gostei muito das reportagens apresentadas. Revelou um Brasil ainda desconhecido por muitos, onde iniciativas meritórias transformam realidades adversas, onde o incentivo abre portas e constrói pontes estáveis e promissoras.

~~¨¨~~¨¨~~¨¨~~ 


Para saber mais acesse: www.diadelertododia.com






10 comentários:

  1. Quando encontramos bons livros, que nos tocam ou prendem, revisitá-los mais tarde é natural! Lindo esse projeto e a leitura faz bem em todas as fases da vida! bjs, obrigadão pelo carinho,chica

    ResponderExcluir
  2. Quando encontramos bons livros, que nos tocam ou prendem, revisitá-los mais tarde é natural! Lindo esse projeto e a leitura faz bem em todas as fases da vida! bjs, obrigadão pelo carinho,chica

    ResponderExcluir
  3. Oi Calu, eu também era fã da coleção vagalume e adorava O Caso da Borboleta Atíria! Li tantas vezes que meu livro foi se desmanchando...
    Fico feliz por saber que vão reeditá-los!
    Eu não consigo passar um dia sem ler, leio em média um livro por semana. Leitura é o que faz a diferença...
    Bjs querida

    ResponderExcluir
  4. Não sabi e achei ótimo tomara que de td certo
    porque a leitura faz parte da nossa vida, aqui em
    casa todos adoram uma boa leitura, um belo postquerida

    Bom domingo!

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Calu.

    Realmente um excelente propósito. A leitura nos abre para um mundo imaginável. Custei a me abrir para esta maravilha. Gostava muito das revistinhas de romances e só aos 15 anos o livro O Apanhador no Campo do Centeio me despertou. Bom domingo

    ResponderExcluir
  6. Tenho vários livros que são amigos tão queridos como aqueloutros, de carne e osso.
    Espero conseguir incutir no meu filho essa amizade fascinante.
    Beijinhos
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  7. Feliz de fazer florescer em vc releituras e revisitas.

    Que mais gente busque reler os livros de sua infância e adolescência que dentro terão e sempre tem a cada releitura mais.
    Vale ler o que não foi lido também, sempre digo e recomendo.

    Leituras infantis, muitas, são para o adulto que seremos e assim sendo são para nós, para se perguntar se somos o adulto que a criança que fomos tinha potencial ou ideal de ser. Para resgates, buscas, entendimento mais amplo sob o olhar infantil. reduzido tipo focado para o simples e valioso.

    Te convido a ler ou reler, lá no Blog e os livros lá indicados

    http://blogdtina.blogspot.com.br/2013/12/e-se.html?m=1

    http://blogdtina.blogspot.com.br/2014/09/para-fazer-chover.html?m=1

    ResponderExcluir
  8. Acho que revisitar nossas leituras de infância é duplamente gratificante. A própria história e todo o encantamento que um dia sentimos!
    Que bom essas iniciativas de levar a leitura onde o alcance é difícil.
    E essa reedição promete!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Calu
    A prática da leitura, num mundo tão imediatista e onde a informação chega num piscar de olhos, está ficando cada vez mais raro, mas iniciativas como essa é louvável, pois o livro nunca vai cair de moda, na minha opinião. Sou fã do livro de folhas mesmo kkkkk, não gosto de ebook, e incentivo meus filhos a lerem também, o Fernandinho é um leitor voraz! A coleção Vagalume fez parte da minha infância tbém, o que eu mais gostei foi a Ilha Perdida.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  10. Uma iniciativa muito boa , esta de Mobilização Nacional de Leitura.
    Adquirir o hábito da leitura é de grande importância na vida.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!