quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Miudezas








Eu contei e não mostrei, como apontou a Ruthia, bercodomundo.blogspot.com, em comentário no post anterior.Então, voilá: assim ficou o corte novo, que já está até mais compridinho pois, passou-se um mês e tal desde o acontecimento e outros mais como lhes contei aqui.Desconfio que estou sofrendo de esvaziamento de assuntos, ai meus sais!Mas, não estou podendo destacar temas tristes, não agora, não por enquanto.E, como estamos assolados de assombros devastadores, volto-me pro meu umbigo.E hoje foi um dia pontualmente revelador disso.Precisei ir na velha casa buscar uns artigos que lá ficaram.Fui só e só me reencontrei com aqueles espaços tão queridos, cantos e coisas tão familiares, cheiros e formas tão reconhecidas.Bateu uma saudade doída.Sacudi a cabeça como se isso afastasse os sentimentos e até mesmo me repreendi por estar dando corda ao apego, acintosamente.
Em parte me confortei.Em parte cedi ao desconforto.Sei que os motivos da mudança são mais que necessários e justos, mas lá dentro , bem reservadinho ficou essa saudade calma da velha e amistosa casa que me acolheu nestes últimos dez anos.

Pra sacudir a poeira e dar a volta por cima, reproduzo um trecho do artigo do Bruno J. Gimenes:



 Como ser livre de verdade

"Desenvolvendo a capacidade de se desapegar, de principalmente entender que a sua felicidade não depende necessariamente de coisas, bens ou conquistas materiais.

Isso não quer dizer que você não poderá aproveitar bem as coisas do plano físico, claro que sim! Senão a gente nasceria em um plano espiritual. E por que nascemos no plano físico? Porque aqui se reúnem as condições básicas para o espírito de qualquer pessoa evoluir. Porque o nosso aprendizado espiritual inclui desenvolver o equilíbrio sobre as coisas materiais e o apego. Por isso precisamos nos entender com as coisas da Terra". Não podemos ser hipócritas dizendo que o dinheiro é ruim ou que traz problemas. De maneira alguma, já que os problemas e infelicidades são oriundas da mente humana sintonizada em frequências baixas. O dinheiro é a energia da terceira dimensão. O dinheiro é o fluido vital do mundo físico. Mas como toda energia, ela pode ser usada para o bem e evolução espiritual, como também para a destruição e para o mal.

A pior escravidão é aquela que acontece em função dos apegos, em que a pessoa tem a ilusão que precisa necessariamente de coisas e pessoas para ser feliz. Muitos atribuem a arte de encontrar felicidade a uma relacionamento ideal, a um emprego bom, um carro do ano, uma casa na praia. Todas essas coisas, se aproveitadas com equilíbrio, podem complementar felicidade na vida de qualquer pessoa, jamais completar, o que é bem diferente. Complementar quer dizer aumentar algo que já existe. Completar quer dizer preencher algo que está vazio.

Ninguém, externamente, pode completar dentro de você um vazio que você pelo seu descaso, ou descuido consciencial, gerou. Se você gerou internamente esse vácuo na sua alma, também é internamente que você conseguirá criar soluções para abastecer esse vazio.

As pessoas e coisas materiais podem sim lhe servir de veículo para que você aprenda o mais rápido possível como evoluir e, definitivamente, achar internamente a solução. Na verdade, essa é uma das principais funções de todo o externo: ajudar a entender o interno[...]


O desapego são as asas da liberdade, pois se você entender que cada ser tem sua missão, que cada pessoa tem uma finalidade e que tudo, na verdade, é temporário, mas que a alma é imortal, provavelmente, você já comece a encontrar um certo conforto."


~~¨¨~~¨¨~~¨¨~~ 


Vamos nos alimentando de boas reflexões, bons conselhos e claras escolhas pra guarnecer nosso caminhar.





11 comentários:

  1. Vamos sim
    Segura na mão da vida e vai
    Qto ao cabelo, tá um charme
    Bjs meus

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Calu, falar de mudança e apego é mesmo complexo.
    Sabemos as teorias que na pratica é muito exercício de acertos e erros.
    Hoje sou um saudosista de de tudo que fui deixando de mim em cada canto vivido e sucessivas mudanças.
    A que mais se evidencia é da casa de minha vó que sempre canto por ai. Mas nesta semana quando a turma comemorava o jubileu da turma de escola na PUCMG, me veio uma lembrança de um barracão onde vivi os anos de universidade, que deu vontade de voltar e passar por lá pelo menos um dia. Mas nem existe mais, sei que demoliram, mas as lembranças estão bem construídas aqui.
    Somos isso. Um belo fim de semana e que tudo se ajeite no devido tempo.
    Meu terno abraço de paz e luz.

    ResponderExcluir
  3. Calu, o cabelo tá lindo e imagino a sensação de entrar na casa que foi tua por tanto tempo. E fazes bem em não alimentar coisas ruins ou más notícias.Essas coisas aparecem em nossos dias sem convite e então, temos que valorizar as boas e os bons momentos! Reflexões, boas leituras e viver cada momento é preciso. bjs, tudo d bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Ficou linda, neste calor cabelo curtinho é mais refrescante.

    bjokas e um doce fds=)

    ResponderExcluir
  5. Tenha um final de semana cheinho de serenidade, Calu!

    Beijinhos do interior

    ResponderExcluir
  6. Olá, querida Calu
    Um lindo cabelo para uma Estação linda que chegou e que precisa ser referência para afastar pensamentos negativos que estão rondando nossa vida desde que amanhecemos pois temos todos os brasileiros motivos demais pra isso...
    Desapegar pra ser feliz de fato...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  7. Mudança de estação, de casa, de visual.
    Um charme o seu cabelo!
    Flexibilidade para alguns momentos da vida é essencial para que tudo vá se acomodando.
    beijo!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Calu, como vai? Achei lindo e prático o corte de cabelo! É, o apego não faz bem a ninguém, mas se sentiu saudades da casa que lhe abrigou por 10 anos, é porque deve ter tido momentos muito bons por lá, e isso é motivo para grande alegria. Triste é quando não queremos voltar para o que vivemos. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Que querida por atender ao meu pedido de criatura desmesuradamente curiosa. Está linda.
    Quanto às saudades, é o preço a pagar por ter vivido momentos inesquecíveis naquela casa. Bom caminho, neste percurso do desapego.
    Beijinhos, um lindo domingo
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  10. Oi Calu

    Penso que não há ser humano que não tenha tido este sentimento que nos fala. Vivemos submersos nos que nos liga a este planeta, e são as nossas conquistas e pessoas que nos cercam que nos dão prazer. Portanto, como não vir à tona o que nos conta?
    Nossa cultura ocidental nos enraiza no apego, rs,rs,
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Calu, esse texto do desapego foi o mais equilibrado que li nos blogs, está perfeito! Um dia me veio a vontade de limpar tudo de dentro dos armários, ficar com o básico, me deu uma alucinação rsss. Mas não é assim, não é desapegar-se de coisas que nos fazem bem, lembranças etc.
    Está aqui o equilíbrio:

    "Todas essas coisas, se aproveitadas com equilíbrio, podem complementar felicidade na vida de qualquer pessoa, jamais completar, o que é bem diferente. Complementar quer dizer aumentar algo que já existe. Completar quer dizer preencher algo que está vazio".

    Grande beijo!
    Lindo esse corte de cabelo...

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!