sexta-feira, 6 de junho de 2014

A palavra certa








Quando estamos entregues a uma agradável leitura de corpo presente e com a mente ali aprisionada, nos deixamos levar com prazer pelo universo narrado através das palavras escolhidas naquela história.Nos nutrimos com as boas palavras. Elas funcionam como bálsamo, como asas, como farol, como alento, como redenção, nos conduzindo ou paralisando conforme a ocasião.

Palavras são geradoras e tem o poder de construir ou destruir, por isso, também perigosas em certos sentidos, daí os cuidados em seus usos; sendo motivadoras captam e distribuem benéficas sensações e cada vez mais encontramos pessoas dedicadas ao bom uso da palavra adequada, da palavra otimista, da palavra-amiga; esta que nos renova e oferece seu colo.Ah, quanta amorosidade há nela e como nos renova instantaneamente ao ser proferida.Buscada e oferecida, esta classe de palavras é reconhecidamente, alimento d'alma.


E para que juntos aproveitemos mais desta refeição, trago esse trecho de leitura que aviva nossa reflexão:


"... Há discursos extensos que não nos presenteiam com palavra alguma.É a fala infértil, prolixa,redundante.Não agrega absolutamente nada ao que somos, mas ao contrário é capaz de nos retirar a alegria e a disposição.Neste mundo em que vivemos, é muito comum nos depararmos com discursos assim.Mas há outros que são ricos de palavras geradoras.São construídos a partir de uma visão holística da realidade, capaz de abarcar inúmeros aspectos numa mesma trama de palavras.É o discurso que não abre mão da sensibilidade, que realiza a proeza de colocar na mesma pauta razão e emoção.
[...] Uma boa reflexão acelera o metabolismo da alma."

(Pe. Fábio de Melo)


** 

É com enorme alegria que desfruto nesta " nossa blogosfera" de palavras-geradoras e amigas, a nos enlaçar em horas de trocas felizes, a nos congraçar em BCs, a nos motivar em campanhas maravilhosas.São tantas belezas espalhadas a nos colorir os dias que estamos irmanados(as) numa nutritiva dieta.Bom demais!



¨¨**¨¨**¨¨





Obs: Façam uma visita ao blog, da amiga Beth Lilás ( Aqui), que nos convida a mais uma importante reflexão e de engajamento social.





12 comentários:

  1. As palavras tem uma força incrível e em poucas "letrinhas" podemos acabar com alguém ou deixá-lo muito feliz. Temos que cuidar com elas, por isso, SEMPRE!

    Ainda mais quando tratamos com crianças...

    E, tens razão! Aqui na blogosfera amiga temos palavras e mais palavras que nos enchem de alegria o coração e fazem somente bem! Sabendo escolher o caminho onde trilhar, a internet é fabulosa! bjs, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Calu, gostei muito deste texto sobre palavras. Há muitas que são lançadas e são vazias... Porém outras, trazem conteúdo e crescimento...
    Quanto a blogosfera, oferece muita coisa valiosa e relacionamentos bons, é só selecioná-los...
    Bom fim de semana... Abraços...

    ResponderExcluir
  3. Oi Calu, que belas palavras do Pe Fabio!
    Sabe que em terapia,o que mais encontramos são pessoas com discursos vazios, que se cercam de distrações e ruídos o tempo todo. Nosso trabalho é ajudá-las chegar ao silêncio, de onde podem brotar novos significados.
    Bjs e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  4. Pois é exatamente assim que eu me sinto = aconchegada e acolhida, todas ás vezes que venho te visitar, Calu.
    Você tem o dom das palavras.
    Deixo meus aplausos e carinho á você.
    Bom final de semana.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, querida Calu!
    Que texto legal do padre Fábio, eu o acho inteligente e sensível demais!
    E palavras não devem ser desperdiçadas, concordo, creio que elas são fundamentais para levantar e para derrubar, por isso toda cautela ao usá-las.
    Obrigada, mais uma vez, pela força nesta semana tão bonita e importante para nosso planeta.
    beijinhos cariocas da serra ensolarada.


    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Calu, concordo com Silvavana Haddad! Aqui no Fractais encontramos sempre a palavra certa e adequada para cada tema e isso me faz muito bem e preenche a alma!
    Aprecio muito o modo como utiliza as suas preciosas palavras interligando-as de forma sublime.
    Muito obrigada!
    Um beijinho e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  7. Oi, Calu, gosto muito do padre Fábio, assisti entrevistas com ele que realmente valem por serem honestas e passarem apenas verdades. A gente sente.
    Quanto ás palavras... uf... assim como nos afagam, nos tranquilizam e nos acariciam, também são as armas mais poderosas de destruição. Soltar calúnia, ofensas, difamações, jamais pegaremos as penas que certamente voarão...
    Beijos, Calu!

    ResponderExcluir
  8. Olá Calu,
    Existem pessoas que tem o dom de dizer coisas boas para as outras, pessoas que com suas palavras nos fazem sentirmos bem.
    Você é uma dessas pessoas, sempre fala o que precisamos ouvir /ler.
    Tenha um ótimo final de semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Calu!
    Tem uma boa parcela da blogosfera que nos anima a ativar o "metabolismo da alma" - É por isso que ainda me mantenho por aqui. Em nosso dia a dia, vemos e ouvimos coisas que nos desanimam, que falta o diálogo - Você pode ser importante para os seus familiares e amigos, mas as pessoas não estão nem aí se você defende uma causa ou não. As manifestações estão acontecendo, pessoas estão sofrendo, lutando por aquilo que acreditam e muitos estão em seus pedestais criticando... O povo brasileiro já foi um povo compadecido e deve à algo do tipo que o padre Fábio de Melo tenha se referido no início da citação que postou. Sei que, o que é importante para uns, não é importante para outros. Essa distância de entendimento pode ser gerada pela diferença social existente em nosso país? Enquanto pensamos, podemos compreender o ser humano. Enquanto robotizados pelo sistema, vamos copiando padrões...
    Beijus,

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto muito do Padre Fábio, as palavras dele tem o dom de me edificar como cristã e como ser humano. E também gosto de suas palavras Calu. Lendo esse texto me lembrei de meus autores preferidos, de Jane Austen, Anne Tyler, Isabel Allende, Neil Gaiman e tantos que me fazem parar no frenesi do dia, me concentrar e respirar!

    Cheros, nega, muito bom está entre suas palavras!

    ResponderExcluir
  11. As palavras sempre tem este poder de transformação,cumpre cuidar para que sejam sempre agregadoras, que seja de esperanças, que sejam mais flores e menos espinhos.
    Saber cuidar delas é uma arte que temos de exercitar sempre como num processo de respiração.
    Estive lá na Beth e gostei da reflexão e chamado dela.
    Um carinhoso abraço amiga.

    ResponderExcluir
  12. E como há palavras inférteis! Elas afastam qualquer ouvinte, ainda que bem intencionado. Daí, tantos elogiarem o silêncio. Mas gosto delas, e bem usadas acarinham, estimulam, provocam grande bem estar. O caminho que usou em sua postagem é adorável. Trouxe-nos um texto significativo para, ao concluí-la, aplaudir as alegrias das palavras que nos chegam através de amigos virtuais, nessa convivência harmoniosa e frutífera. Bjs.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!